A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os 5s - teoria e aplicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os 5s - teoria e aplicação"— Transcrição da apresentação:

1 Os 5s - teoria e aplicação
Base da implantação da Qualidade Total – (década de 50 e 60) Objetivo:Eliminar Desperdício

2 1°. S - Senso de Utilização de Áreas
2°. S - Senso de Organização 3°. S - Senso de Higiene e Limpeza 4°. S - Senso de Padronização 5°. S - Senso de Disciplina

3 1°. S - Senso de Utilização de Áreas
“Tenha só o necessário na quantia certa” - separar o útil do inútil - Sinais de Alerta: Equipamentos empilhados-ociosos/ acessórios não utilizados; Jornais/ diário oficial, impressões; Caixas vazias: sob e sobre as estações de trabalho, pacotes, papéis de bala, papéis enrolados em forma de canudos, etc; Post-it/ lembretes/ mensagens, adesivos decorativos, varal; Copos descartáveis utilizados e não colocados no lixo adequado; Conseqüências: limpeza do cesto de lixo, carpete, coleta seletiva Quadro de avisos: comunicação empresarial - atualizada; Lixo Eletrônico: ambientes -> disco rígido, rede e LN.

4 2°. S - Senso de Organização
Foco: Arrumação da estação de trabalho. - um lugar para cada coisa - 1ª - miudezas: clips, canetas, carimbos, grampeador, perfurador, agenda; 2ª - arquivos, documentos em pastas, processos em uso; Sinais de Alerta: Pilhas de papéis sobre as bancadas/ parapeito; Papéis sobre pastas suspensas; Canaletas para suporte de material de escritório; Calendários usados como porta-trecos; Instalações/ Fios soltos; Salas de reuniões: cadeiras / depósitos; Gavetas e armários desorganizados; Cinzeiros, bitucas.

5 - Gente merece o melhor ambiente-
3°. S - Senso de Higiene e Limpeza Todo ambiente limpo é mais agradável, seguro e desperta mais motivação, alegria e conforto. - Gente merece o melhor ambiente- Sinais de Alerta: Banheiro: fio dental, espelho, descarga, papéis chão; Fumantes no ambiente de trabalho; Teclados sujos, bancadas, equipamentos; Lixo ao redor da lixeira: papel, clips, grampos; Plantas naturais; Migalhas, farelos de alimentos no chão; Acúmulo de material - impossibilitando a limpeza; Panfletos.

6 4°. S - Senso de Padronização
Criar hábitos baseados em regras e normas grupais. - Ordem e rotina qualificada e gerenciada- Sinais de Alerta: Papel de parede/ protetor de tela dos monitores; Calendários, porta-retrato, agenda, pad mouse; Modelos de correspondências/ apresentações; Atendimento telefônico; Pastas e arquivos sem identificação; Conservação/ manutenção; Ambiente climatizado/ janelas/ persianas; Zelar pelo ambiente: paredes, chão, chaves, claviculários; Uso indevido do Lotus Notes/ Internet.

7 5°. S - Senso de Disciplina
Incorporar hábitos saudáveis, institucionalizando as boas práticas e criando um ambiente de convívio sadio e disciplinado. Sinais de Alerta: Não cumprimento das regras estabelecidas; Não internalizar as práticas; Não ter como hábito os 5Ss; ações descontínuas/ inconstantes.; não se faz em 1 dia; não se faz as vésperas da premiação.

8 POR QUE PRATICAR O 5S ou HOUSEKEEPING?
MOTIVAÇÃO SEGURANÇA QUALIDADE PRODUTIVIDADE Melhoria da comunicação; Melhoria do humor das pessoas; Melhoria das relações interpessoais; Desenvolvimento do espírito de equipe; Desenvolvimento da habilidade de controle; Zelo pelo pessoal, profissional e empresarial. DISCIPLINA SELEÇÃO 5S - HOUSEEEPING 1°. SEIRI - Senso de Utilização de Áreas 2°. SEITON - Senso de Organização 3°. SEISO - Senso de Higiene e Limpeza 4°. SEIKETSU - Senso de Padronização 5°. SHITSUKE - Senso de Disciplina PADRONIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO LIMPEZA 5Ss ensina bons hábitos e elimina os desperdícios.

9 Indicador Equivocado Quando o Brasil começou a prática do 5S, algumas empresas descartaram toneladas de papel e papelão para reciclagem: O peso de papel reciclado virou notícia, que correu os Estados, nas filiais, provocando desafios para superar marcas anteriores. Efeitos: Alguns documentos importantes foram descartados; Revisão Não se deve medir o sucesso do 5S pelo quanto se descarta, mas pelo quanto melhorou a utilização e quanto se evitou em desperdício de material, de tempo, de talento, de energia, etc.       

10 Passos para a implantação
Envolver e comunicar pessoas, Definir quesitos: espaço, mobiliário, dispositivos e documentação. Iniciar a implantação a partir do primeiro senso.

11 Senso de Utilização Onde e como a tarefa é executada?
Quais dispositivos, móveis e documentos usados? Objetos e dados necessários – usados constantemente, ocasionalmente, raramente ( mais importante), Objetos e dados desnecessários – potencialmente úteis e valiosos ou sem uso potencial

12

13 e folhas de verificação
Senso de Organização Padronização, check list e folhas de verificação Usado constantemente – sempre à mão, Usado ocasionalmente – arquivado e fácil acesso Usado raramente – arquivo morto

14 Senso de Higiene e Limpeza
Fundamental para a imagem pessoal e de grupo . Não jogue nada no chão, dentro das gavetas ou atrás dos móveis, nos vasos de plantas, Não existe exceção quando ao assunto é limpeza! . O objetivo não é impressionar o visitante ou cliente, mas proporcionar acima de tudo,um ambiente seguro e eficaz para você e seu grupo de trabalho.

15 Senso de Disciplina Educação do Ser Humano Busca constante da melhoria
Internalização dos valores e bons hábitos: auto-controle, respeito a si e aos outros.

16 Benefícios percebidos
Servidores Maior colaboração, Maior espaço para tudo, Melhoria da disciplina, Menor chance de acidentes, Melhor rendimento de serviços, Conscientização em relação ao meio e a cidadania. Universidade Melhoria da produtividade Redução de custos e desperdícios Uso eficiente do tempo Melhoria do clima

17 Proposta para a equipe ID – 5s semanal


Carregar ppt "Os 5s - teoria e aplicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google