A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Aula Magna do Centro Acadêmico de Vitória 2006 O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS Reitor Amaro Lins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Aula Magna do Centro Acadêmico de Vitória 2006 O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS Reitor Amaro Lins."— Transcrição da apresentação:

1 1ª Aula Magna do Centro Acadêmico de Vitória 2006 O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS Reitor Amaro Lins

2 O QUE É A UNIVERSIDADE? “A Universidade é uma escola, de um nível superior ao do ensino fundamental e médio, com a finalidade de ensinar uma profissão. O papel do universitário é dedicar-se a cumprir o roteiro dos seus cursos e virar um profissional”???

3 BREVE HISTÓRICO “A Universidade foi o resultado da luta intelectual entre o iluminismo que se iniciou com o renascimento e o misticismo que se mantinha até então.”

4 AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES Universidade de Bolonha – Final do século XI Universidade de Bolonha – Final do século XI Universidade de Paris - Segunda metade do século XII Universidade de Paris - Segunda metade do século XII Universidade de Oxford - Segunda metade do século XII Universidade de Oxford - Segunda metade do século XII Universidade de Salamanca - Início do século XIII Universidade de Salamanca - Início do século XIII

5 A UNIVERSIDADE NO BRASIL Colégio dos Jesuítas – 1572 Colégio dos Jesuítas – 1572 Cursos Jurídicos de Olinda e São Paulo Cursos Jurídicos de Olinda e São Paulo Faculdade de Medicina na Bahia – 1832 Faculdade de Medicina na Bahia – 1832 Universidade do Brasil – 1920 ( Doutor honoris causa ao Rei Alberto da Bélgica) Universidade do Brasil – 1920 ( Doutor honoris causa ao Rei Alberto da Bélgica)

6 O PAPEL DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO O que é o Desenvolvimento? 1.Econômico 2.Social 3.Cultural

7 O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 1.Conhecer o passado e construir o futuro.

8 O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 2. Estabelecer qual o futuro que se deseja construir. O poder da ciência e da tecnologia. O desejo de igualdade e liberdade. “A Universidade precisa redescobrir a Ética como parte da sua preocupação constante”.

9 O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 3. Ligar-se com as demais instituições e a sociedade. Do Quadro Negro à Internet. Do Quadro Negro à Internet.

10 O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 4. Integrar-se com a comunidade ao seu redor, ao país, à cidade onde está situada. “A Universidade não deve isolar-se dos problemas locais, não apenas nos estudos, mas também na ação”.

11 O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 5. Integrar-se com a Natureza. “A Universidade precisa estar em harmonia com o mundo natural onde vive”.

12 O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 6. Integrar-se internamente. “A Universidade precisa viver um clima de companheirismo, alegria”.

13 O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 7. Tornar-se Universal. “Migrar do paradigma dos departamentos para uma visão integral”.

14 “Nesse mês de agosto, em que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) completa seis décadas de existência, não poderíamos deixar de parabenizar toda a comunidade acadêmica pelo apoio histórico e participação cada vez mais freqüente dessa instituição no desenvolvimento não só do Estado de Pernambuco, mas também de toda a Região Nordeste. Os primeiros cursos oferecidos à população foram os de Direito, Engenharia, Medicina, Odontologia, Farmácia e Filosofia, cujas faculdades e escolas se somavam à Escola de Belas Artes de Pernambuco, também ela integrante da estrutura da Universidade. O que já naquela época demonstrava a vocação plural e cultural da capital de Pernambuco, localizada de frente para o Oceano Atlântico, mas com os pés firmes no crescimento econômico e social de sua região. Por sua importância no passado e no presente, comemoramos o aniversário da UFPE. E estendemos nossos parabéns a todos os pernambucanos”. Brasília, 23 de agosto de 2006 Fernando Haddad Ministro da Educação

15 Parabéns e bom semestre letivo para todos. Bem-vindos à UFPE!


Carregar ppt "1ª Aula Magna do Centro Acadêmico de Vitória 2006 O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS Reitor Amaro Lins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google