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Bacharelado em Ciência e Tecnologia: Um novo curso em uma Nova Universidade Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

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1 Bacharelado em Ciência e Tecnologia: Um novo curso em uma Nova Universidade Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

2 Desafio da UFERSA: construir de uma Universidade excelência no semi-árido brasileiro Quadro real: A escassez de vagas na universidade pública A escassez de vagas na universidade pública Qualidade do Ensino público Superior Qualidade do Ensino público Superior Carência de profissionais qualificados Carência de profissionais qualificados Carência de Pesquisa Carência de Pesquisa

3 Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T): inovação no ensino superior Breve relato na histórico Breve relato na histórico Fatores marcantes: UnB, USP e UFABC Fatores marcantes: UnB, USP e UFABC –Origem da UnB –Origem da USP –Origem da UFABC A proposta do BC&T da UFERSA A proposta do BC&T da UFERSA Novos caminhos ? Novos caminhos ?

4 Relato Histórico No Século XIX havia escolas de educação superior no Brasil No Século XIX havia escolas de educação superior no Brasil –Escolas de Medicina na Bahia –Escola de Medicina no Rio de Janeiro –Faculdade de Direito de São Paulo Letra morta foi o decreto-lei de 4 de novembro de 1823, que criava duas Universidades no Brasil, uma em Olinda e outra em São Paulo. Ambas deveriam contar com Faculdades de Medicina e Farmácia. Letra morta foi o decreto-lei de 4 de novembro de 1823, que criava duas Universidades no Brasil, uma em Olinda e outra em São Paulo. Ambas deveriam contar com Faculdades de Medicina e Farmácia.

5 República x Novos Horizontes República Velha ( ) República Velha ( ) Novas instituições de ensino superior Novas instituições de ensino superior –Engenharia –Medicina –Direito –Agronomia – Escola Nova Anísio Teixeira Anísio Teixeira Alceu Amoroso Lima Alceu Amoroso Lima

6 Universidade: Uma necessidade Surgem propostas consistentes de criação de Universidades Surgem propostas consistentes de criação de Universidades Propostas de universidades Propostas de universidades –USP (anos 30) –PUC (anos 40) –UnB (anos 60) Processo de Bolonha: Universidade e os novos desafios Processo de Bolonha: Universidade e os novos desafios Proposta da UFABC: Surge o BC&T Proposta da UFABC: Surge o BC&T

7 Pensando a Universidade John Dewey (Escola Nova) John Dewey (Escola Nova) Anísio Teixeira Anísio Teixeira Fernando de Azevedo Fernando de Azevedo Alceu Amoroso Lima Alceu Amoroso Lima Darcy Ribeiro Darcy Ribeiro Howard Gardner (Inteligência Multipla) Howard Gardner (Inteligência Multipla) Nilson José Machado Nilson José Machado Ubiratan D´Ambrósio Ubiratan D´Ambrósio Luiz Bevilacqua (presidiu a criação da UFABC) Luiz Bevilacqua (presidiu a criação da UFABC)

8 Bacharelado de Ciência e Tecnologia: A grande inovação da UFABC Surge a partir do Processo de reestruturação da Universidades Européias visando: Surge a partir do Processo de reestruturação da Universidades Européias visando: 1. Objetiva garantir a formação em nível superior em 3 anos e garantir: Bases para pós graduação, ou para graduação em diversas áreas (flexibilidade) 2. Permitir mais reflexão na escolha profissional (profissionais motivados) 3. Permitir dinâmica na atualização profissional (educação contínua)

9 UFABC No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº e datada de 26 de julho de No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº e datada de 26 de julho de O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico. O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.

10 O que foi o processo de Bolonha? Decidiu-se novos rumos para o ensino superior europeu; Decidiu-se novos rumos para o ensino superior europeu; Critérios de Coerência e compatibilidade para fortalecer as qualificações e a competitividade internacional do ensino superior europeu Critérios de Coerência e compatibilidade para fortalecer as qualificações e a competitividade internacional do ensino superior europeu Uma estrutura de graus baseada em dois ciclos Uma estrutura de graus baseada em dois ciclos

11 UFABC (novamente) O Projeto da Universidade ressalta a importância de uma formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo. O Projeto da Universidade ressalta a importância de uma formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo. Além disso, o projeto tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, contribuindo para a busca de soluções para os problemas regionais e nacionais, a partir da cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa Além disso, o projeto tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, contribuindo para a busca de soluções para os problemas regionais e nacionais, a partir da cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa

12 A UFERSA decidiu pelo BC&T em sua proposta de reestruturação O BC&T incluído na Proposta Reuni da UFERSA prevê: O BC&T incluído na Proposta Reuni da UFERSA prevê: A formação em três anos dê grandes vantagens para o estudante A formação em três anos dê grandes vantagens para o estudante Fortalecer as bases de Matemática, Física, Computação e Cognição Fortalecer as bases de Matemática, Física, Computação e Cognição Preparar o estudante de forma escalonada e permite flexibidade na formação Preparar o estudante de forma escalonada e permite flexibidade na formação

13 Cursos O candidato aprovado no vestibular que ingressa no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), fará uma graduação em 3 anos. Depois dessa formação básica, existem opções de graduação em outros oito engenharias, quatro licenciaturas. Maior facilidade de intercâmbio.

14 Organograma BC & T (3 anos) #Demais Bacharelados (1 ano) Ciência Pura Engenharias (2 anos) 8 cursos Licenciaturas (1 ano) 4 cursos # Pode ser feito em outras instituições

15 Estrutura geral do Curso Forte base em ciência: Matemática e Física Forte base em ciência: Matemática e Física Forte base em Tecnologia: Expressões gráficas, computação e fenomenologia Forte base em Tecnologia: Expressões gráficas, computação e fenomenologia Enfoque de práticas laboratoriais: Diversos laboratórios serão estruturados e contruídos Enfoque de práticas laboratoriais: Diversos laboratórios serão estruturados e contruídos Novas propostas pedagógicas, ensino mais integrado Novas propostas pedagógicas, ensino mais integrado Acompanhamento por tutores Acompanhamento por tutores

16 Duração dos Cursos Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) - curso básico 3 anos Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) - curso básico 3 anos Licenciaturas em 4 anos ou (BC&T + 1 ano) Licenciaturas em 4 anos ou (BC&T + 1 ano) Engenharias 5 anos ou (BC&T + 2 anos) Engenharias 5 anos ou (BC&T + 2 anos)

17 O Departamento de Ciências Ambientais Atribuições Atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ciências naturais abrangendo ciências físicas, matemática. Bem como, da área tecnológica envolvendo as engenharias e computação consideradas num modo integrado. A idéia é complementar a formação dos alunos e criar uma forma interdisciplinar com as ciências naturais em temas que envolvem o pensamento filosófico e a história da ciência. Atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ciências naturais abrangendo ciências físicas, matemática. Bem como, da área tecnológica envolvendo as engenharias e computação consideradas num modo integrado. A idéia é complementar a formação dos alunos e criar uma forma interdisciplinar com as ciências naturais em temas que envolvem o pensamento filosófico e a história da ciência. Reestruturação das disciplinas, particularmente aquelas de caráter obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências e Tecnologia. Em virtude do papel deste curso frente às engenharias. Reestruturação das disciplinas, particularmente aquelas de caráter obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências e Tecnologia. Em virtude do papel deste curso frente às engenharias.

18 Bases de Matemática superior, Computação e Cognição Através de atividades de ensino, pesquisa e extensão dar bases ao estudante do BC&T para vir a atuar nas áreas de matemática aplicada, computação e modelagem. Através de atividades de ensino, pesquisa e extensão dar bases ao estudante do BC&T para vir a atuar nas áreas de matemática aplicada, computação e modelagem. O desenvolvimento da Cognição está muito associado a capacidade de compreender teorias gerais, o que é feito por elementos de pesquisa integradores das atividades da UFERSA. O desenvolvimento da Cognição está muito associado a capacidade de compreender teorias gerais, o que é feito por elementos de pesquisa integradores das atividades da UFERSA. As disciplinas de Matemática, Computação e Cognição são fundamentais para a formação dos estudantes, inclusive aquelas de caráter obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências e Tecnologia. As disciplinas de Matemática, Computação e Cognição são fundamentais para a formação dos estudantes, inclusive aquelas de caráter obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências e Tecnologia.

19 O bacharel em Ciência e Tecnologia poderá obter ainda os seguintes graus universitários: a) Licenciado em Matemática, Física ou Química em diversas IFES do Brasil. b) Acesso direto ao Mestrado em Física, Matemática e Computação. c) Acesso aos cursos de Engenharia em diversas IFES do Brasil.

20 Alguns detalhes sobre os Cursos e Método de Formação A UFERSA oferece cursos nos períodos diurno e noturno, concebidos, atualmente pretende desenvolver métodos inovadores que consiste na prática e flexibilidade de montar uma combinação de módulos obrigatórios, eletivos e livres que correspondem às necessidades e desejos dos alunos e às tendências do mercado de trabalho. A UFERSA oferece cursos nos períodos diurno e noturno, concebidos, atualmente pretende desenvolver métodos inovadores que consiste na prática e flexibilidade de montar uma combinação de módulos obrigatórios, eletivos e livres que correspondem às necessidades e desejos dos alunos e às tendências do mercado de trabalho. Os tutores desempenharão papel chave na estruturação geral do curso BC&T Os tutores desempenharão papel chave na estruturação geral do curso BC&T Todos os ingressantes cursam o chamado Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), durante os três primeiros anos. Esse é um método que está em harmonia com as mais modernas tendências nacionais e internacionais. Concluído esse período, os alunos recebem o diploma de Bacharel em Ciência e Tecnologia, que os habilita ao mercado de trabalho como profissional de nível superior. E podem iniciar um durante o BC&T que o aluno se prepara para decidir com mais segurança e maturidade sua futura área de atuação profissional, entre os cursos oferecidos pela universidade. Todos os ingressantes cursam o chamado Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), durante os três primeiros anos. Esse é um método que está em harmonia com as mais modernas tendências nacionais e internacionais. Concluído esse período, os alunos recebem o diploma de Bacharel em Ciência e Tecnologia, que os habilita ao mercado de trabalho como profissional de nível superior. E podem iniciar um durante o BC&T que o aluno se prepara para decidir com mais segurança e maturidade sua futura área de atuação profissional, entre os cursos oferecidos pela universidade.

21 Cursos pós BC&T (Engenharias) Cursos pós BC&T (Engenharias) Na UFERSA Na UFERSA Agrícola e Ambiental Agrícola e Ambiental Florestal Florestal Produção Produção Mecânica Mecânica de Energia de Energia do Petróleo do Petróleo Civil Civil outros cursos? (provavelmente) outros cursos? (provavelmente) Em outras IFES Em outras IFES de Gestão de Instrumentação, automação e robótica de Gestão de Instrumentação, automação e robótica de Materiais de Materiais de Informação de Informação de Minas (mineração) de Minas (mineração) Outros cursos? (provavelmente) Outros cursos? (provavelmente)


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