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MEDIA 2007 1 de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.

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2 MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal

3 Objectivos Globais do Programa PRESERVAR e VALORIZAR: – Diversidade Cultural e Linguística; – Património Cinematográfico e Audiovisual europeus; GARANTIR o acesso ao público; FAVORECER o diálogo intercultural; Associação MEDIA Desk Portugal

4 Objectivos Globais do Programa FOMENTAR a circulação e visionamento de obras audiovisuais europeias dentro e fora da UE, através de maior cooperação entre operadores; REFORÇAR a competitividade do Sector Audiovisual Europeu, fomentando a aproximação entre profissionais do sector. Associação MEDIA Desk Portugal

5 MEDIA 2007 Associação MEDIA Desk Portugal

6 DISTRIBUIÇÃO Associação MEDIA Desk Portugal

7 Distribuição No sentido de consolidar a competitividade da indústria audiovisual europeia e promover uma maior circulação das obras, o apoio à distribuição destina-se a: Estimular a comercialização de obras europeias não nacionais; Apoiar redes de salas de cinema; Associação MEDIA Desk Portugal

8 Distribuição Facilitar a dobragem e legendagem das obras; Fomentar as projecções digitais; Impulsionar a cooperação com os canais difusores Associação MEDIA Desk Portugal

9 Distribuição Assim, o Programa MEDIA apoia a Distribuição cinematográfica através de 3 modalidades: Apoio Automático Apoio Selectivo Apoio a Agentes de Vendas Internacionais Associação MEDIA Desk Portugal

10 Apoio Automático Associação MEDIA Desk Portugal

11 Apoio Automático Objectivos: INCENTIVAR e APOIAR a distribuição transnacional de filmes europeus recentes; INCENTIVAR o desenvolvimento das relações entre os sectores da produção e distribuição, com vista a melhorar a quota de mercado dos filmes europeus e a competitividade das empresas do sector. Associação MEDIA Desk Portugal

12 Apoio Automático Destina-se a: Empresas europeias de distribuição cinematográfica Definição: Todas aquelas que detém os direitos de distribuição em sala de determinado filme num determinado território e que desenvolvam toda a estratégia de distribuição e comercialização da obra. Associação MEDIA Desk Portugal

13 Apoio Automático Obras Elegíveis: Filmes europeus recentes não nacionais Associação MEDIA Desk Portugal

14 Apoio Automático Definição: São EUROPEUS todos os filmes produzidos maioritariamente por empresas sediadas nos países MEDIA e com participação significativa de profissionais desses mesmos países. Associação MEDIA Desk Portugal

15 Apoio Automático Definição (continuação): Um filme é considerado NACIONAL num determinado estado membro se a participação dos cidadãos na produção do filme for maioritária. É NÃO NACIONAL nos restantes territórios. Associação MEDIA Desk Portugal

16 Apoio Automático Definição (continuação): Um filme é considerado RECENTE se tiver sido registado nos últimos 4 anos (referência) Associação MEDIA Desk Portugal

17 Apoio Automático A atribuição do apoio divide-se em 2 fases: 1. Fase de Geração 2.Fase de Reinvestimento Associação MEDIA Desk Portugal

18 Apoio Automático 1 – Fase de Geração A geração de um fundo potencial de ajuda, com carácter de apoio, proporcional ao n.º de bilhetes vendidos por todos e cada um dos filmes elegíveis durante o ano anterior. O número máximo de bilhetes elegíveis é, no caso português, de Associação MEDIA Desk Portugal

19 Apoio Automático 2 – Reinvestimento O reinvestimento do fundo de ajuda poderá ser utilizado da seguinte forma: Modelo 1 – Co-produções de filmes europeus não nacionais; Associação MEDIA Desk Portugal

20 Apoio Automático Modelo 2 – Aquisição de direitos de distribuição (mínimos garantidos) de novos filmes europeus não nacionais; Modelo 3 – Custos de distribuição de novos filmes europeus não nacionais (custos de promoção e divulgação, por ex.) Associação MEDIA Desk Portugal

21 Apoio Automático Valores: O valor total do fundo potencial de ajuda calcula-se com base no n.º de bilhetes vendidos (dados oficiais). Em Portugal, atribui-se 0,50 por cada bilhete vendido em filmes oriundos de França e Reino Unido, 0,60 da Alemanha, Espanha e Itália e 0,70 dos restantes territórios. Associação MEDIA Desk Portugal

22 Apoio Automático Limiares de pagamento: Até bilhetes – 150% De a – 100% De a – 35% Associação MEDIA Desk Portugal

23 Apoio Automático Reinvestimento: As propostas de reinvestimento terão que ser previamente aprovadas pela EACEA; O valor máximo do apoio não poderá exceder as seguintes percentagens dos custos elegíveis: Associação MEDIA Desk Portugal

24 Apoio Automático Modelo 1: Co-produções – 60% Modelo 2: Aquisição de direitos de distribuição ANTES do final da rodagem – 60%; DEPOIS do final da rodagem: 40% para filmes da França e Reino Unido; 50% para Alemanha, Espanha e Itália; 60% para os restantes Associação MEDIA Desk Portugal

25 Apoio Automático Modelo 3: Custos de distribuição 50% para filmes oriundos de França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha; 60% para os restantes. Associação MEDIA Desk Portugal

26 Apoio Selectivo Associação MEDIA Desk Portugal

27 Apoio Selectivo Objectivos: INCENTIVAR e APOIAR a distribuição transnacional de filmes europeus recentes; INCENTIVAR o desenvolvimento das relações entre os sectores da produção e distribuição, com vista a melhorar a competitividade da indústria cinematográfica europeia. Associação MEDIA Desk Portugal

28 Apoio Selectivo Destina-se a: Empresas europeias de distribuição cinematográfica Definição: Todas aquelas que detém os direitos de distribuição em sala de determinado filme num determinado território e que desenvolvam toda a estratégia de distribuição e comercialização da obra. Associação MEDIA Desk Portugal

29 Apoio Selectivo Filmes elegíveis: Obra de ficção (inclui animação) ou documentário com mais de 60 minutos de duração que cumpra com as seguintes condições: Associação MEDIA Desk Portugal

30 Apoio Selectivo 1.Tenha sido produzida maioritariamente por um ou vários produtores dos países MEDIA; 2.Tenha sido produzida com uma participação significativa de profissionais dos países MEDIA. Associação MEDIA Desk Portugal

31 Apoio Selectivo Filmes pequenos – orçamento de produção inferior a 3M Filmes médios – orçamento de produção entre 3M e 15M Filmes com orçamento de produção superior a 15M NÃO são elegíveis Associação MEDIA Desk Portugal

32 Apoio Selectivo Redes de distribuidores: Filmes pequenos – mínimo 5 distribuidores de países diferentes para distribuírem filmes europeus não nacionais recentes; Filmes médios – as mesmas condições mas com o mínimo de 7 distribuidores. Todos os grupos deverão contar com um coordenador responsável pela candidatura. Associação MEDIA Desk Portugal

33 Apoio Selectivo O valor da contribuição financeira a atribuir é determinado pela EACEA tendo em consideração os seguintes critérios: O plano e o orçamento de distribuição e de promoção dos filmes propostos, bem como os resultados esperados da exibição cinematográfica; Associação MEDIA Desk Portugal

34 Apoio Selectivo As condições de exibição (número de cópias para a dimensão do mercado); Resultados dos distribuidores na execução de contratos anteriores (cumprimento dos orçamentos apresentados). Associação MEDIA Desk Portugal

35 Apoio Selectivo A contribuição financeira máxima é de ,00 por distribuidor e por filme distribuído. A importância não poderá exceder os 50% do orçamento de distribuição por distribuidor e por filme. O distribuidor beneficiário deverá assegurar o financiamento não coberto pelo apoio comunitário Associação MEDIA Desk Portugal

36 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais Associação MEDIA Desk Portugal

37 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais Objectivos: INCENTIVAR e APOIAR a distribuição transnacional de filmes europeus recentes; INCENTIVAR o desenvolvimento das relações entre os sectores da produção e distribuição, com vista a melhorar a competitividade da indústria cinematográfica europeia. Associação MEDIA Desk Portugal

38 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais Destina-se a: Empresas sediadas nos países MEDIA e que actuem como agentes intermediários dos produtores, especializando-se na exploração comercial de um filme pela sua comercialização e venda a distribuidores de territórios estrangeiros. Associação MEDIA Desk Portugal

39 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais Estas empresas deverão ser designadas pelos produtores e actuam como agentes intermediários para a comercialização e venda dos direitos de exploração da obra para distribuidores de, pelo menos, 10 países MEDIA. Associação MEDIA Desk Portugal

40 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais Filmes elegíveis: Obra de ficção (inclui animação) ou documentário com mais de 60 minutos de duração que cumpra com as seguintes condições: Associação MEDIA Desk Portugal

41 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais 1.Tenha sido produzida maioritariamente por um ou vários produtores dos países MEDIA; 2.Tenha sido produzida com uma participação significativa de profissionais dos países MEDIA. Associação MEDIA Desk Portugal

42 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais A atribuição do apoio divide-se em 2 fases: 1. Fase de Geração 2.Fase de Reinvestimento Associação MEDIA Desk Portugal

43 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais Fase de geração: 1.ª etapa – os agentes de vendas elegíveis obtém um fundo de ajuda que se determina em função dos resultados obtidos no mercado europeu durante os últimos 4 anos. Associação MEDIA Desk Portugal

44 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais Condições para obtenção automática do fundo potencial inicial de ,00: Ter uma lista de, pelo menos, 8 filmes europeus recentes (1 de um país diferente) e ter vendido, pelo menos, 4 em 3 países diferentes do de origem. Associação MEDIA Desk Portugal

45 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais 2.ª Etapa – Caso o agente de vendas tenha cumprido as condições da 1.ª etapa, um fundo potencial adicional está disponível e é calculado da seguinte forma: Uma percentagem do fundo potencial gerado no âmbito do Apoio Automático para distribuição cinematográfica de filmes não nacionais para os territórios de venda dos agentes distribuídos da seguinte forma: Associação MEDIA Desk Portugal

46 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais 10% para filmes de países de elevada capacidade audiovisual (UK, FR, DE, IT e ES); 15% para filmes de países de baixa produtividade audiovisual; 20% para filmes dos novos estados membros. Associação MEDIA Desk Portugal

47 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais 2- Fase de Reinvestimento O Fundo gerado deve ser reinvestido: 1.Garantias mínimas de vendas ou adiantamentos pela venda internacional de novos filmes europeus 2.Custos de promoção e divulgação de novos filmes europeus Associação MEDIA Desk Portugal

48 Apoio a Agentes de Vendas Internacionais As propostas de reinvestimento têm que ser previamente aprovadas pela EACEA; Não se pode reinvestir em projectos já finalizados; Associação MEDIA Desk Portugal

49 Mais informações em Associação MEDIA Desk Portugal

50 Contactos Manuel Claro Associação MEDIA Desk Portugal Rua das flores, n.º 105 – 1.º Esq Lisboa Tel: Fax: Associação MEDIA Desk Portugal


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