A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índice Índice Índice Introdução Introdução Quem era Pitágoras? Quem era Pitágoras? O teorema de Pitágoras O teorema de Pitágoras O método da corda O método.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índice Índice Índice Introdução Introdução Quem era Pitágoras? Quem era Pitágoras? O teorema de Pitágoras O teorema de Pitágoras O método da corda O método."— Transcrição da apresentação:

1

2 Índice Índice Índice Introdução Introdução Quem era Pitágoras? Quem era Pitágoras? O teorema de Pitágoras O teorema de Pitágoras O método da corda O método da corda Bibliografia Bibliografia Conclusão Conclusão

3 Introdução Com este trabalho eu pretendo explicar quem era Pitágoras, em que consistia o seu Teorema e também a forma que os egípcios utilizavam para calcular ângulos rectos. Com este trabalho eu pretendo explicar quem era Pitágoras, em que consistia o seu Teorema e também a forma que os egípcios utilizavam para calcular ângulos rectos.

4 Quem era Pitágoras Pitágoras foi um filósofo grego que nasceu em Samos entre 571 e 570 a.C., tendo falecido em Metaponto entre 497 e 496 a.C. Pitágoras foi um filósofo grego que nasceu em Samos entre 571 e 570 a.C., tendo falecido em Metaponto entre 497 e 496 a.C. Era um jovem muito objectivo tendo realizado muitas viagens pelo Mediterrâneo e também pelo Médio Oriente. Era um jovem muito objectivo tendo realizado muitas viagens pelo Mediterrâneo e também pelo Médio Oriente. Como consequência dos ensinamentos obtidos durante essas viagens, Pitágoras criou uma escola de pensamentos grega a qual se veio a chamar mais tarde de Escola Pitagórica em sua homenagem, onde se estudava aritmética, música, geometria e astronomia. Como consequência dos ensinamentos obtidos durante essas viagens, Pitágoras criou uma escola de pensamentos grega a qual se veio a chamar mais tarde de Escola Pitagórica em sua homenagem, onde se estudava aritmética, música, geometria e astronomia. Uma das características dessa escola era que os conhecimentos aprendidos só eram transmitidos oralmente, não podendo ser registados. Uma das características dessa escola era que os conhecimentos aprendidos só eram transmitidos oralmente, não podendo ser registados.

5 O Teorema de Pitágoras O Teorema de Pitágoras consiste em que num triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. O Teorema de Pitágoras consiste em que num triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Ex: Se construirmos quadrados sobre os lados a, b, c do triângulo rectângulo, esses quadrados irão ter de área respectivamente a ao quadrado, b ao quadrado e c ao quadrado. Ex: Se construirmos quadrados sobre os lados a, b, c do triângulo rectângulo, esses quadrados irão ter de área respectivamente a ao quadrado, b ao quadrado e c ao quadrado. Podemos constatar que a área do quadrado construído sobre a hipótenusa é igual à soma das áreas dos outros dois quadrados construídos sobre os catetos. Podemos constatar que a área do quadrado construído sobre a hipótenusa é igual à soma das áreas dos outros dois quadrados construídos sobre os catetos.

6 O Método da corda Os antigos egípcios usavam uma corda com treze nós igualmente espaçados que servia para determinar um ângulo recto e também usavam este método para determinar a perpendicular de uma recta. Esta corda tinha de conter 13 nós e de ficar dividida em doze partes igualmente espaçados.

7 Para determinar um ângulo recto: O primeiro homem (A) tinha de segurar no 1º e no 13º nó ; o segundo (B) segurava no 4º nó e o terceiro tinha de segurar no 8º nó. O primeiro homem (A) tinha de segurar no 1º e no 13º nó ; o segundo (B) segurava no 4º nó e o terceiro tinha de segurar no 8º nó. Ao afastarem-se e esticarem bem a corda, formava-se um triângulo rectângulo. Ao afastarem-se e esticarem bem a corda, formava-se um triângulo rectângulo.

8 Bibliografia Para realizar este trabalho precisei da ajuda do motor de busca google : e do livro Enigmat do 8º ano. Para realizar este trabalho precisei da ajuda do motor de busca google : e do livro Enigmat do 8º ano.

9 Conclusão Com este trabalho aprofundei os meus conhecimentos sobre o Teorema de Pitágoras, assim como o método já usado no antigo Egipto para calcularem os ângulos rectos. Com este trabalho aprofundei os meus conhecimentos sobre o Teorema de Pitágoras, assim como o método já usado no antigo Egipto para calcularem os ângulos rectos.


Carregar ppt "Índice Índice Índice Introdução Introdução Quem era Pitágoras? Quem era Pitágoras? O teorema de Pitágoras O teorema de Pitágoras O método da corda O método."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google