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PublicouAntônio Moura Alterado mais de 10 anos atrás
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Investimentos em Profissionalização e Indicadores de Gestão
Case: Investimentos em Profissionalização e Indicadores de Gestão
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Unimed Apucarana Fundação: agosto/1988 (23 anos)
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Área de Ação 375 mil habitantes dentro da área de ação
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Unimed Apucarana em números 156 médicos cooperados
9 aspirantes a cooperado clientes 48 colaboradores 76 recursos credenciados
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Estrutura Física Fisioterapia Saúde Ocupacional Área de Mercado Sede
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Investimentos em profissionalização e aperfeiçoamento da gestão
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2003 Implantação do Programa de Cargos e Salários: Objetivos:
Remunerar cada cargo de forma justa e compatível com suas atribuições e responsabilidade e com o mercado, sem causar desequilíbrio interno; Manter os cargos rigorosamente atualizados e avaliados. Metodologia utilizada: PDH – Processo de decisões hierárquicas.
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2005 Missão: Planejamento Estratégico:
Possibilitar o exercício da profissão médica, de forma liberal, para nossos cooperados, com remuneração digna, oferecendo serviços de saúde de qualidade, gerando tranqüilidade e segurança para nossos clientes.
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Visão Ser uma empresa com:
Resultados financeiros que garantam sua sustentabilidade no longo prazo; Cooperados conscientes da ação cooperativa e comprometidos enquanto donos do negócio, tendo fidelidade para com a cooperativa, com remuneração digna, prestando serviços de saúde com qualidade; Posicionamento líder de mercado; Clientes satisfeitos e fiéis, utilizando a medicina preventiva, co-gestores dos custos; Parcerias sólidas com os prestadores de serviços; Equipe capacitada e atualizada permanentemente para administração e operação; Compromisso socialmente responsável pedante a comunidade.
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Valores: 1. Ajuda mútua e responsabilidade 2. Democracia 3. Igualdade 4. Solidariedade 5. Honestidade 6. Transparência 7. Responsabilidade Social
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2006 Implantação do Programa de Gestão por Competências;
Início do Programa de Relacionamento com Cooperados; Projeto 5S: Base para os projetos futuros de qualidade; Processo de organização do local de trabalho para mantê-lo limpo e arrumado, bem como manter condições de saúde, higiene e auto disciplina necessária para se realizar um trabalho com qualidade.
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2008 Mapeamento de Processos: Mapeamento do Macro Processo:
Identificação e mapeamento de processos críticos:
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Competências Essenciais
Reformulação do Programa de Gestão por competências: Identificação das competências essenciais do negócio: O que a Unimed Apucarana faz de melhor (diferencial). Retenção do cooperado; Relacionamento com clientes (latente); Prevenção em saúde e Qualidade de vida (latente). Competências Essenciais
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Competências humanas:
Relacionadas ao perfil pessoal e comportamental; Requisito mínimo para adaptação à cultura e aos valores organizacionais; Presente em todos os níveis da organização; Manifestadas através de diferentes evidências comportamentais. Competências Humanas Espírito de Equipe Flexibilidade Proatividade
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Competências Funcionais:
Relacionadas ao perfil profissional dos cargos; Conceituadas conforme nível de responsabilidades e complexidade; Necessária ao cumprimento de atribuições Manifestada através de diferentes evidências comportamentais. Competências Funcionais Cargos gerenciais: Visão Sistêmica Liderança Tomada de Decisão Foco do Cliente Coordenadores/Encarregados: Análise e Planejamento Liderança Foco do Cliente
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PDG – Programa de Desenvolvimento Gerencial:
Programa dirigido às reais demandas das lideranças nos diversos níveis da cooperativa para que os objetivos estratégicos fossem alcançados. Objetivos : Aprimorar competências para provocar e liderar mudanças na estrutura organizacional; Desenvolver atitudes e comportamentos que influenciam o desenvolvimento e a gestão da equipe, e como utilizá-las para melhor atingir os resultados operacionais; Conhecer e exercitar ferramentas eficazes de Liderança e Gestão de Pessoas; Formar um perfil de líder, alinhado às necessidades e cultura da organização, com o desenvolvimento de diferenciais que se reflitam nos resultados.
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2008/2009 Desenvolvimento e implantação do Programa de Educação Continuada: Criação de trilha de desenvolvimento para todos os públicos (cooperados, colaboradores, prestadores, secretárias e representantes comerciais). Exemplos de ações desenvolvidas com os cooperados: MBA Gestão Empresarial para Diretores e Conselheiros; Encontros de Soluções Corporativas: Reuniões conjuntas dos conselhos estatutários da cooperativa (Administração, Técnico e Fiscal) com equipe de gestores e diretoria.
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2009 Reforma Estatutária e do Regimento Interno
Criação da figura do aspirante a cooperado PFA – Programa de Formação do Aspirante
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2010 Pesquisa de Mercado: Objetivo:
Planejamento e execução de pesquisa quantitativa – junto a clientes potenciais, pessoa física e pessoa jurídica – para avaliar o potencial de mercado para planos de saúde, nas principais cidades da área de ação que são: Apucarana, Jandaia do Sul, Ivaiporã e Faxinal. As informações obtidas por meio das pesquisas possibilitaram detectar e analisar tendências, riscos e oportunidades que contribuiram para o embasamento estratégico das ações de marketing e comunicação da Unimed Apucarana.
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Revisão do Planejamento Estratégico:
Pesquisa inicial com todos os cooperados; Reuniões com Diretoria e Conselhos; Reuniões de trabalho com líderes de setores; Workshop com todos os colaboradores.
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Revisão do Planejamento Estratégico - Etapas:
Sensibilização e treinamento para Estratégia e BSC (Colaboradores e Cooperados); Diagnóstico Corporativo; Análise de Ambiente; Identidade Organizacional e Diretrizes Estratégicas (Missão, Visão e Valores); Construção do BSC (temas e objetivos estratégicos); Criação do novo mapa estratégico (Definição de Objetivos, Metas e Indicadores). Desdobramento dos objetivos estratégicos.
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Missão Cooperar para fornecer com excelência soluções em saúde, de forma ética, inovadora e sustentável.
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Visão Ser referência nacional na gestão da cadeia de suprimentos de serviços em saúde.
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Valores 1. Ajuda mútua e responsabilidade 2. Democracia 3. Igualdade 4. Solidariedade 5. Honestidade 6. Transparência 7. Responsabilidade Social
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– Revisão do Programa de Carreiras Cargos e Salários e Readequação da Estrutura Organizacional:
O Plano de Carreira, Cargos e Salários da Unimed Apucarana foi revisto e reformulado. Os cargos da organização foram identificados, avaliados e classificados e definida a estruturação de carreira com cargos de acordo com a natureza das atividades e agrupados em quatro eixos: i) Auxílio: auxiliares em geral (tarefas de menor complexidade); ii) Sistematização e organização: assistentes (organização e sistematização dos processos operacionais; iii) Análise: analistas e técnicos; iv) Gestão: líderes, coordenadores e gerentes.
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ORGANOGRAMA UNIMED APUCARANA MAIO/2008
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ORGANOGRAMA UNIMED APUCARANA - ATUAL
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Prêmio Performance de Gestão do Estado do PR:
Unimed Apucarana é premiada como a singular Performance Geral durante o SUESPAR 2010 A premiação é concedida pela Federação das Unimeds do Paraná, desde 2006, em reconhecimento aos esforços e avanços em gestão alcançados pelas singulares do Estado. Performance Geral (Apenas 1 singular independente do porte): Índice de crescimento; Gestão de custos com responsabilidade social e; Índice de repasse aos médicos cooperados. Índice de liquidez corrente, em dezembro de 2009; Sobras sem receitas financeiras do exercício de 2009.
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Indicadores de Gestão
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Evolução da Carteira
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Crescimento da Carteira de clientes
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Remuneração do Cooperado
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Remuneração do Cooperado
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Remuneração do Cooperado
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Distribuição dos Custos
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Distribuição dos Custos (%)
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Sinistralidade ao longo dos anos
2010 – Sinistralidade impactada pela constituição adicional da Peona com recursos da Reversão da Provisão de Risco e impactos da adaptação à IN 32 (reconhecimento dos eventos no ato da apresentação)
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Indice de Liquidez
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Evolução das Sobras
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Sobras Distribuidas Aos Cooperados
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Dr. José Eduardo Rupolo Presidente diretoria@unimedapucarana.com.br
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