A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX"— Transcrição da apresentação:

1

2 Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX

3 Introdução Impressionismo Expressionismo Cubismo Abstraccionismo
Surrealismo

4 A história da arte é uma disciplina que estuda a evolução das expressões artísticas, a composição e a variação das formas, dos estilos, dos conceitos transmitidos através das obras de arte.

5 IMPRESSIONISMO

6 IMPRESSIONISMO Deu-se no início no séc. XX. Artistas seguiam em seus comportamentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.  Características : A pintura deve registar as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz solar num determinado momento; As sombras devem ser luminosas e coloridas.

7 IMPRESSIONISMO O público teve um primeiro contacto com as obras dos impressionistas numa exposição colectiva realizada em Paris, em Abril de 1874.

8 IMPRESSIONISMO Pedro Olayo Pintor português Impressionismo
O pintor Pedro Olayo nasceu a 2 de Setembro no ano 1930 em Coimbra e teve como mestres José Contente e Edmundo Tavares.

9 Impressionismo Obras de Pedro Olayo

10 EXPRESSIONISMO

11 EXPRESSIONISMO um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos princípios do séc. XX. Caracterizado como vocação decorativa da arte nova, procura formas artísticas que exprimem mais livre e teoricamente os sentimentos do artista em relação à realidade.

12 EXPRESSIONISMO Características: esculturas apresentam formas agressivas, modelagens vincadas e texturas rudes. Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas.

13 Pintores Portugueses que seguiram o Expressionismo
Mário Eloy

14 EXPRESSIONISMO  “Mário Eloy nasceu a 15 de Março de 1900, filho de um ourives e neto de actores, herda dessa parte da família o gosto pela arte cénica; De 1927 a 1932 viveu na Alemanha, onde tomou o gosto com a pintura expressionista alemã;

15 EXPRESSIONISMO Obras de Mário Eloy

16 EXPRESSIONISMO O pintor Amadeo de Souza Cardoso, nascido em 1887 e falecido em 1918, teve as primeiras experiências no desenho, especialmente como caricaturista; Em 1958, a Casa de Portugal, em Paris, realizou uma exposição das suas obras;

17 EXPRESSIONISMO Obras de Amadeu de Souza Cardoso

18 EXPRESSIONISMO Obras de Amadeu de Souza Cardoso

19 CUBISMO

20 (Cubismo) Características: Demonstra os objectos escolhidos em cubos. Descreve a natureza morta com poucas cores fazendo contraste com o claro e o escuro com sombras muito carregadas. Não são utilizadas perspectivas, os desenhos são dominados por figuras geométricas, são sobrepostos.

21 ( Cubismo) Eduardo Viana e Amadeo de Souza Cardoso, foram pintores portugueses que seguiram a tendência da arte do cubismo. eduardo Viana

22 ( Cubismo) Obras de Eduardo Viana (As três Abóboras, 1919)

23 ( Cubismo) Obras de Amadeo de Souza Cardozo ao

24 ( Abstraccionismo ao ABSTRACCIONISMO

25 Abstraccionismo A arte abstracta surgiu em 1910 e tende a omitir toda a relação entre a realidade e o quadro. “O Abstraccionismo apresenta várias fases, desde a mais sensível até a intelectualidade máxima, abstraccionismo Sensível ou Informal, predominam os sentimentos e emoções. as cores e as formas são criadas livremente.”

26 Abstraccionismo Características
A Arte abstracta possui cores bem vivas; Para ser abstracta deve ser um emaranhado de cores e de formas, mas com uma ideia por trás; O pintor rasga as ligações que ligam a sua obra à realidade visível.

27 Pedro Dinis Pintor de Abstraccionismo

28 Abstraccionismo Obras de Pedro Dinis

29 Abstraccionismo Obras de Pedro Dinis

30 SURREALISMO

31 Surrealismo Características
Pintura com elementos surreais, formas baseadas na fantasia em busca da perfeição do desenho e das cores, possuindo ilusões ópticas entre imagens e legendas, relacionadas entre cenas de sonho ou ironia.

32 Surrealismo António Pedro, artista português que seguiu a arte de Surrealismo

33 Surrealismo Obras de António Pedro

34 Surrealismo

35 A teoria da arte como expressão,
“Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” Em 1956, a pintura dos séculos XV e XVI foi a grande aposta da exposição de arte portuguesa em Londres, uma qualidade de 1000 anos da arte portuguesa (entre 800 e 1800). A Cultura humana, a Arte é muito provavelmente a que há mais tempo é praticada pela humanidade.

36 Teoria da arte como expressão
A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” Teoria da arte como expressão “ Uma obra só é arte se exprimir sentimentos e emoções” Formanda: Graça Gonçalves


Carregar ppt "Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google