A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C ULTURA P ORTUGUESA DAS A RTES NO SÉC. XIX/XX “ARTES”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C ULTURA P ORTUGUESA DAS A RTES NO SÉC. XIX/XX “ARTES”"— Transcrição da apresentação:

1

2 C ULTURA P ORTUGUESA DAS A RTES NO SÉC. XIX/XX “ARTES”

3  Introdução  Impressionismo  Expressionismo  Cubismo  Abstraccionismo  Surrealismo  Introdução  Impressionismo  Expressionismo  Cubismo  Abstraccionismo  Surrealismo Impressionismo Expressionismo Impressionismo Expressionismo

4 A história da arte é uma disciplina que estuda a evolução das expressões artísticas, a composição e a variação das formas, dos estilos, dos conceitos transmitidos através das obras de arte.

5

6

7 O PÚBLICO TEVE UM PRIMEIRO CONTACTO COM AS OBRAS DOS IMPRESSIONISTAS NUMA EXPOSIÇÃO COLECTIVA REALIZADA EM P ARIS, EM A BRIL DE 1874.

8

9

10

11 UM MOVIMENTO CULTURAL DE VANGUARDA SURGIDO NA A LEMANHA NOS PRINCÍPIOS DO SÉC. XX. C ARACTERIZADO COMO VOCAÇÃO DECORATIVA DA ARTE NOVA, PROCURA FORMAS ARTÍSTICAS QUE EXPRIMEM MAIS LIVRE E TEORICAMENTE OS SENTIMENTOS DO ARTISTA EM RELAÇÃO À REALIDADE.

12 C ARACTERÍSTICAS : ESCULTURAS APRESENTAM FORMAS AGRESSIVAS, MODELAGENS VINCADAS E TEXTURAS RUDES. D EFORMAÇÃO DA IMAGEM VISUAL E CORES RESPLANDECENTES, VIBRANTES, FUNDIDAS OU SEPARADAS.

13 M ÁRIO E LOY Pintores Portugueses que seguiram o Expressionismo

14 “Mário Eloy nasceu a 15 de Março de 1900, filho de um ourives e neto de actores, herda dessa parte da família o gosto pela arte cénica; De 1927 a 1932 viveu na Alemanha, onde tomou o gosto com a pintura expressionista alemã;

15 Obras de Mário Eloy

16 O pintor Amadeo de Souza Cardoso, nascido em 1887 e falecido em 1918, teve as primeiras experiências no desenho, especialmente como caricaturista; Em 1958, a Casa de Portugal, em Paris, realizou uma exposição das suas obras;

17 Obras de Amadeu de Souza Cardoso

18

19

20 C ARACTERÍSTICAS : D EMONSTRA OS OBJECTOS ESCOLHIDOS EM CUBOS. D ESCREVE A NATUREZA MORTA COM POUCAS CORES FAZENDO CONTRASTE COM O CLARO E O ESCURO COM SOMBRAS MUITO CARREGADAS. N ÃO SÃO UTILIZADAS PERSPECTIVAS, OS DESENHOS SÃO DOMINADOS POR FIGURAS GEOMÉTRICAS, SÃO SOBREPOSTOS.

21 EDUARDO V IANA Eduardo Viana e Amadeo de Souza Cardoso, foram pintores portugueses que seguiram a tendência da arte do cubismo.

22 (A S TRÊS A BÓBORAS, 1919) Obras de Eduardo Viana

23 AO Obras de Amadeo de Souza Cardozo

24 AO

25 A arte abstracta surgiu em 1910 e tende a omitir toda a relação entre a realidade e o quadro. “O Abstraccionismo apresenta várias fases, desde a mais sensível até a intelectualidade máxima, abstraccionismo Sensível ou Informal, predominam os sentimentos e emoções. as cores e as formas são criadas livremente.”

26 A Arte abstracta possui cores bem vivas; Para ser abstracta deve ser um emaranhado de cores e de formas, mas com uma ideia por trás; O pintor rasga as ligações que ligam a sua obra à realidade visível.

27 Pedro Dinis Pintor de Abstraccionismo

28 Obras de Pedro Dinis

29

30

31 Características Pintura com elementos surreais, formas baseadas na fantasia em busca da perfeição do desenho e das cores, possuindo ilusões ópticas entre imagens e legendas, relacionadas entre cenas de sonho ou ironia.

32 A NTÓNIO P EDRO, ARTISTA PORTUGUÊS QUE SEGUIU A ARTE DE S URREALISMO

33 Obras de António Pedro

34

35 A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A Cultura humana, a Arte é muito provavelmente a que há mais tempo é praticada pela humanidade. Em 1956, a pintura dos séculos XV e XVI foi a grande aposta da exposição de arte portuguesa em Londres, uma qualidade de 1000 anos da arte portuguesa (entre 800 e 1800).

36 A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” A teoria da arte como expressão, “Uma obra só é Arte se exprimir sentimentos e emoções.” “ Uma obra só é arte se exprimir sentimentos e emoções” Teoria da arte como expressão Formanda: Graça Gonçalves


Carregar ppt "C ULTURA P ORTUGUESA DAS A RTES NO SÉC. XIX/XX “ARTES”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google