A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviços Preliminares Prof. Deyse Macêdo. Aspectos na escolha do terreno que devem ser observados - revisão Atender ao programa de necessidades, considerando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviços Preliminares Prof. Deyse Macêdo. Aspectos na escolha do terreno que devem ser observados - revisão Atender ao programa de necessidades, considerando."— Transcrição da apresentação:

1 Serviços Preliminares Prof. Deyse Macêdo

2 Aspectos na escolha do terreno que devem ser observados - revisão Atender ao programa de necessidades, considerando as dimenso ̃ es necessarias para o empreendimento; Verificar as areas de estacionamento, recuos, vegetac ̧ a ̃ o e outras exige ̂ ncias fixadas pela legislac ̧ a ̃ o municipal; Levar em conta aspectos diversos, como: infra-estrutura disponivel para realizac ̧ a ̃ o da obra (vias de acesso, agua, energia); disponibilidade de ma ̃ o-de-obra e de materiais na regia ̃ o; condic ̧ o ̃ es topograficas; tipo de solo; existe ̂ ncia de agua (nivel do lenc ̧ ol freatico); situac ̧ a ̃ o legal do terreno; e outros aspectos conforme o caso especifico.

3 Pontos a averiguar Verificação da disponibilidade de instalações provisórias; Serviços de demolição; Serviços de movimento de terra; Contenções da vizinhança; Drenagem e esgotamento de lençol freático;

4 Exemplo 1: fluxograma das atividades consideradas preliminares

5 A fiscalizac ̧ a ̃ o deverá verificar, entre outros, as seguintes questo ̃ es relativas a demolição: a licenc ̧ a de demolic ̧ a ̃ o; o atendimento a ̀ s posturas municipais e de seguranc ̧ a; o acompanhamento das provide ̂ ncias para remanejamento das redes de servic ̧ os publicos; a remoc ̧ a ̃ o integral da construc ̧ a ̃ o existente que possa interferir com a do projeto.

6 Terraplenagem

7 Aspectos que devem ser verificados durante a terraplenagem conferir visualmente a fidelidade da planta do levantamento planialtimetrico com o terreno; verificar visualmente, durante a execuc ̧ a ̃ o do movimento de terra, se as principais caracteristicas do solo local confirmam as indicac ̧ o ̃ es contidas nas sondagens anteriormente realizadas; proceder ao controle geometrico dos trabalhos, com o auxilio da equipe de topografia, conferindo as inclinac ̧ o ̃ es dos taludes, limites e niveis de terraplenos e outros, com vistas a ̀ obedie ̂ ncia ao projeto e a ̀ determinac ̧ a ̃ o dos quantitativos de servic ̧ os realizados, para a liberac ̧ a ̃ o das medic ̧ o ̃ es; controlar a execuc ̧ a ̃ o dos aterros, verificando, por exemplo, a espessura das camadas, e programar a realizac ̧ a ̃ o dos ensaios necessarios ao controle da qualidade dos aterros (determinac ̧ a ̃ o do grau de compactac ̧ a ̃ o, ensaios de CBR, entre outros) pelo laboratorio de controle tecnologico; conferir a veracidade da planta de cadastramento das redes de aguas pluviais, esgotos e linhas eletricas existentes na area.

8 Movimento de terra Podemos executar, conforme o levantamento altimetrico, cortes, aterros, ou cortes + aterros: Cortes:

9 Porcentagem de empolamento Fonte: CATERPILLAR

10 Movimento de terra Podemos executar, conforme o levantamento altimetrico, cortes, aterros, ou cortes + aterros: Aterros e reaterros:

11 Noc ̧ o ̃ es de seguranc ̧ a para movimentac ̧ a ̃ o de terra: 1 - Depositar os materiais de escavac ̧ a ̃ o a uma dista ̂ ncia superior a ̀ metade da profundidade do corte; 2 - Os taludes instaveis com mais de 1,30m de profundidade devem ser estabilizados com escoramentos; 3 - Estudo da fundac ̧ a ̃ o das edificac ̧ o ̃ es vizinhas e escoramentos dos taludes; 4 - Sinalizar os locais de trabalho com placas indicativas; 5 - Somente deve ser permitido o acesso a ̀ obra de terraplenagem de pessoas autorizadas; 6 - A pressa ̃ o das construc ̧ o ̃ es vizinhas deve ser contida por meio de escoramento.

12 Locac ̧ a ̃ o de obra

13 Aspectos que devem ser verificados durante a locação existe ̂ ncia de empecilho a ̀ locac ̧ a ̃ o da obra; capacitac ̧ a ̃ o tecnica da equipe de topografia contratada; aferic ̧ a ̃ o dos instrumentos porventura utilizados, visando a ̀ precisa ̃ o das medidas; protec ̧ a ̃ o dos marcos de locac ̧ a ̃ o para conservá-los inalterados durante a execuc ̧ a ̃ o dos servic ̧ os; necessidade de amarrac ̧ a ̃ o de marcos de locac ̧ a ̃ o, a serem removidos por necessidade do servic ̧ o, para futura relocac ̧ a ̃ o.

14 Locac ̧ a ̃ o da obra e execuc ̧ a ̃ o do gabarito

15

16 Marcação da obra

17 Execução da locação

18 Atividade de fixação 01 – Como base nos dados apresentados responda os questionamentos Dados: edificio de 20 pavimentos com dois subsolos; localizado no Alto da Gloria; a ser construido no lugar de 4 antigos sobrados (ainda existentes, mas desabitados); vizinhanc ̧ a: do lado direito: construc ̧ a ̃ o da decada de 60; do lado esquerdo: um edificio de 8 pavimentos com um subsolo; e no fundo: um edificio de multiplos pavimentos, tambem com dois subsolos; area total do terreno onde o edificio sera construido 2000m 2 (40mx50m);

19 Atividade de fixação 01 – Como base nos dados apresentados responda os questionamentos area do pavimento tipo do edificio: 280m 2 ; pé-direito dos subsolos de 3,0m; presenc ̧ a de lenc ̧ ol freatico a 7,0m do nivel da rua e solo areno-argiloso; o subsolo ocupará todo o terreno menos o recuo frontal exigido pela legislac ̧ a ̃ o de 5,0m Dados:

20 Atividade de fixação 01 – Responda: a)Caso você seja o engenheiro responsável pela obra. Proponha um planejamento das atividades iniciais, estimando o tempo que espera gastar em cada uma delas. b)Por que antes do inicio dos servic ̧ os preliminares de construc ̧ a ̃ o, deve-se realizar a vistoria no local da obra e nas vizinhanc ̧ as? Para este caso especifico, proponha um roteiro de como voce ̂ realizaria esta visita, destacando os principais pontos que devera ̃ o ser observados. Como propo ̃ e que seja feito o registro? c)Sera necessaria a demolic ̧ a ̃ o das edificac ̧ o ̃ es existentes para o inicio da obra. Discuta quais responsabilidades e provide ̂ ncias que cabem ao empreendedor/incorporadora/construtora, destacando os principais cuidados e dificuldades existentes.

21 Atividade de fixação 01 – Responda: d) Quanto ao movimento de terra: Sera necessario o servic ̧ o de movimento de terra neste edificio? Se sim, como voce ̂ o planeja fazer? Que equipamento(s) empregaria? Quais formas de contratac ̧ a ̃ o dos servic ̧ os de movimento de terra sa ̃ o possiveis e que forma voce ̂ utilizaria? Por quê? Apresente suas vantagens e desvantagens em relac ̧ a ̃ o a uma outra possibilidade.

22 Atividade de fixação 02 – Calcule o volume de material que deverá ser cortado, para que possa ser executada uma rampa na frente da edificação que possibilite o acesso a garagem. Dados: Récuo frontal: 30metros; Rampa de 15% de inclinação; Argila e cascalho úmido – tipo de solo que será escavado; A entrada para acesso a garagem terá 3metros.

23 Atividade de fixação 02 – Planta da edificação

24 Bibliografia BARROS, M.M.S.B.; MELHADO, S.B. ESCOLA POLITECNICA DA UNIVERSIDADE DE SA ̃ O PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUC ̧ A ̃ O CIVIL PCC: Servic ̧ os Preliminares de Construc ̧ a ̃ o e Locac ̧ a ̃ o de Obras, 2002; Tribunal de Contas da União – Obras Públicas Recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras de edificações públicas, 2009; RODRIGUES, E. Trabalhos preliminares de construção, 2005.


Carregar ppt "Serviços Preliminares Prof. Deyse Macêdo. Aspectos na escolha do terreno que devem ser observados - revisão Atender ao programa de necessidades, considerando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google