A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. EnAnpad Setembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. EnAnpad Setembro."— Transcrição da apresentação:

1 Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. EnAnpad Setembro de 2012 Anna Cecilia Amaral Petrassi – UFSC Hans Michael van Bellen – CPGA - UFSC Izabela Raquel – CPGA - UFSC

2 Contextualização Desenvolvimento Teoria Atividade Desenvolvimento Territorial Sustentável Agroturismo Caso: Associação de Agricultores Acolhida na Colônia Caso: Associação de Agricultores Acolhida na Colônia

3 Objetivo do artigo Verificar a influência das atividades de Agroturismo realizadas pela Associação de Agricultores Acolhida na Colônia – AAAC nos últimos 10 anos, no quadro de desenvolvimento territorial sustentável ( DTS ) encontrado na região de Santa Rosa de Lima – SC.

4 Referencial Teórico O suporte teórico ofereceu os elementos de Desenvolvimento Territorial Sustentável a serem identificados na região estudada, além do entendimento das atividades de Agroturismo. Considerando que: DESENVOLVIMENTO RURAL é mais que agrícola TERRITÓRIO é mais que localização espacial SUSTENTABILIDADE é formada por diversas dimensões (social, econômica, ecológica, geográfica e cultural)

5 Referencial teórico Principais Autores: Desenvolvimento Abramovay (1999, 2001, 2002, 2006); Almeida (1997); Dallabrida,2010; Sachs (1995, 2004); Sen, 2010; Veiga, 2001; Pecqueur, 2006 Agroturismo EMPRABA Agroturismo e Desenvolvimento Andion, 2007; Guzzatti e Turnes, 2011

6 Referencial teórico Elementos identificadores de DTS extraídos do referencial teórico: Mudanças no comportamento dos atores sociais, refletindo maior confiança no futuro; Aumento da autoestima; Laços e Identidade Cultural fortalecidos; Capacidade de organização socioterritorial; Comprometimento com a preservação e o manejo adequado dos recursos naturais.

7 Referencial teórico O Agroturismo como atividade representa: Atividade realizada dentro da pequena propriedade agrícola; Atividade complementar; Essencialmente realizada por membros da família (contratações eventuais e temporárias); As atividades envolvem hospedagem e/ou venda de produtos caseiros.

8 Procedimentos metodológicos A partir da fundamentação teórica, elaborou-se um quadro de fatores a serem identificados para caracterizar o desenvolvimento territorial sustentável. Categorias de análise: disseminação de aprendizados e inovações, que fortalecem os diferenciais do território e a sua vantagem comparativa ; maior equidade social, redução da migração e crescente inclusão de jovens e mulheres no processo de desenvolvimento; Educação e preservação ambiental; Fortalecimento dos valores territoriais e do tecido social; e, Dinamização socioeconômica.

9 Procedimentos metodológicos Entrevistados : Participantes da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia; Moradores da região não participantes, e; Técnicos da associação. Objetivo : Averiguar a presença dos fatores de D esenvolvimento T erritorial S ustentável escolhidos e sua vinculação com a atividade de Agroturismo.

10 Apresentação de resultados Descrição da região Encostas da Serra Geral onde está inserido o município estudado Santa Rosa de Lima. Corredor Ecológico Relevo acidentado Hidrografia densa (pertence ao aquífero Guarani) Sudeste de SC (há 150 km da capital) Agricultura familiar preponderante Cultivo orgânico e reflorestamento

11 Apresentação de resultados Algumas características da associação: Surgimento ligado às atividades da AGRECO (Associação de Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral); Caráter associativista; Proporcionar diversificação da renda do agricultor e desestimular a extração de madeira nativa para carvão; Proposta de valorização da vida no campo e diversificação da renda do agricultor.

12 Apresentação de resultados

13

14

15

16

17 Conclusões Em Sta Rosa de Lima predomina a agricultura familiar que se organiza de forma associativa, desenvolvendo atividades complementares de agroturismo com a intenção de promover o Desenvolvimento Territorial Sustentável na região. A partir dos extratos das entrevistas foi possível verificar que os fatores de Desenvolvimento Territorial Sustentável presentes na região estão relacionados diretamente com as atividades da associação.

18 Conclusões A sustentabilidade do desenvolvimento territorial no longo prazo deve ser resultado da interação de 3 forças: – Recursos disponíveis e a eficiência em seu uso; – O efeito das políticas; e – A capacidade de organização socioterritorial. Nesse trabalho verificou-se que a região estudada apresenta um grau satisfatório de organização socioterritorial, no entanto fica evidente que as políticas ainda carecem de se adaptar às especificidades da atividade de agroturismo, que ainda sofre com efeitos de políticas não complementares oriundas de dois Ministérios diferentes (MDA e Mtur).


Carregar ppt "Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. EnAnpad Setembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google