A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICA DE ENSINO Estágio Supervisionado PE: ES. Caracterização da comunidade e da instituição escolar, para que o aluno vivencie situações reais, compreenda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICA DE ENSINO Estágio Supervisionado PE: ES. Caracterização da comunidade e da instituição escolar, para que o aluno vivencie situações reais, compreenda."— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICA DE ENSINO Estágio Supervisionado PE: ES

2 Caracterização da comunidade e da instituição escolar, para que o aluno vivencie situações reais, compreenda a realidade do seu campo de atuação, investigue e proponha projetos inovadores. Caracterização da comunidade e da instituição escolar, para que o aluno vivencie situações reais, compreenda a realidade do seu campo de atuação, investigue e proponha projetos inovadores.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Identificar características da instituição escolar, no contexto da realidade socioeconômico e cultural da comunidade onde se insere. 2. Orientar formas de caracterização da comunidade, sob o aspecto socioeconômico e cultural, visando conhecer a realidade em que vive o alunado; 3. Caracterizar a instituição escolar, nos aspectos relativos à infra-estrutura física, humana e pedagógica existentes; 4. Propor a articulação entre a escola e a comunidade a que serve, integrando-a ao contexto sociocultural.

4 Caracterização da Comunidade Técnicas de prática investigativa a ser utilizada na caracterização; Técnicas de prática investigativa a ser utilizada na caracterização; Identificação da diversidade social e cultural; Identificação da diversidade social e cultural; Seleção de aspectos relevantes e traçado do perfil da comunidade; Seleção de aspectos relevantes e traçado do perfil da comunidade; Identificação das principais necessidades e expectativas dos alunos em relação à escola. Identificação das principais necessidades e expectativas dos alunos em relação à escola.

5 Caracterização da Comunidade Localização geográfica: descrever e representar em mapa ou croqui Localização geográfica: descrever e representar em mapa ou croqui Equipamentos sociais: relacionar os equipamentos de educação, segurança pública, lazer etc. Equipamentos sociais: relacionar os equipamentos de educação, segurança pública, lazer etc.

6 Caracterização da Comunidade Densidade demográfica: classificar nas categorias Densidade demográfica: classificar nas categorias muito populosa; populosa; pouco populosa muito populosa; populosa; pouco populosa

7 Caracterização da Comunidade Perfil econômico da população: classificar nas categorias Perfil econômico da população: classificar nas categorias baixa renda; classe méida; classe alta baixa renda; classe méida; classe alta Uso predominante: classificar nas categorias residencial; industrial; comercial; misto; rural residencial; industrial; comercial; misto; rural

8 Caracterização da Comunidade Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho da escola Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho da escola questionário e entrevistas (elaborados em sala de aula) questionário e entrevistas (elaborados em sala de aula)


Carregar ppt "PRÁTICA DE ENSINO Estágio Supervisionado PE: ES. Caracterização da comunidade e da instituição escolar, para que o aluno vivencie situações reais, compreenda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google