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Www.labsag.com.br LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação ADSTRAT Simulação de Gerência De Publicidade Marketing B2B Mkt &

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Apresentação em tema: "Www.labsag.com.br LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação ADSTRAT Simulação de Gerência De Publicidade Marketing B2B Mkt &"— Transcrição da apresentação:

1 LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação ADSTRAT Simulação de Gerência De Publicidade Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado Demonstração Macroeconômica Estratégia Corporativa Global Gerência Geral Serviços Gerência Geral Industrial Versão

2 Adstrat: Estratégia Publicitária  Adstrat é uma simulação interativa que permite ao participante acumular experiência em Propaganda e Publicidade.  Apresenta um cenário muito realista dado que os participantes concorrem entre si e desta forma podem comparar seus estilos de tomada de decisões e seleções de estratégias. 2

3 Cenário e organização (I)  Há 3 empresas, ABC, NPC e UBC por indústria.  É recomendável ter 3 pessoas por empresa, ou seja 9 pessoas por indústria.  O produto a ser comercializado é um desodorante aerossol que oferece um novo atributo, um gás que não danifica a camada de ozônio.  É o mesmo produto para todas as empresas da indústria.

4 Cenário e organização (II)  As empresas concorrem entre si para desenvolver o melhor plano publicitário num mercado que tem 2 segmentos  O Segmento A de Alta Renda e o Segmento B de Baixa renda, num mercado de 71 milhões de lares.  Adstrat simula 3 períodos. Ao fim de cada período, cada equipe registra suas decisões no site Labsag de sua Universidade.

5 Objetivos Gerais (I)  Ilustrar a interdependência entre as decisões dos concorrentes e os resultados das decisões tomadas pelo participante (responsável de uma empresa) assim como entender quão importante é o conhecimento dos resultados passados na tomada de futuras decisões.  Destacar a interação da Publicidade e Propaganda com o preço estabelecido a fim de determinar os resultados de vendas.  Aumentar a compreensão da relação entre parcela de mercado e lucro líquido ao analisar diferentes estratégias de investimento publicitário. 5

6 Objetivos Gerais (II)  Demonstrar como efeitos de inercia (“carry over”) podem ser usados no planejamento de investimentos publicitários de um período para outro.  Ilustrar o impacto das decisões sobre mídias em relação às decisões de atribuição orçamentária e seus efeitos posteriores em lucros e vendas.  Avaliar os estilos de decisão dos participantes tornando este estilo explícito por meio dos resultados.

7 Objetivos quantitativos  Na sua versão mais quantitativa, ADSTRAT demonstra:  O uso da probabilidade Bayesiana nas decisões de atribuição orçamentária de Publicidade e propaganda.  A utilização de critérios intermediários múltiplos de eficiência na seleção de estratégias criativas de mídias.  O processo para estimar a freqüência de exposição a programas de mídias.

8 Decisões cobertas  Quanto gastar em Prop.&Publ.?  Qual Plano de mídias implementar?  Qual estratégia criativa escolher?  Como ponderar ou medir o mercado-alvo?  Qual preço fixar para seu produto?

9 Situação inicial Cada uma das 3 empresas inicia o ano T em situações de mercado e posições financeiras semelhantes: Unidades vendidas Vendas em dólares Custos Prop.&Pub.$ Lucro Bruto$ Lucro Líquido$ Parcela de mercado0,33

10 Estratégias criativas disponíveis Estratégia 1: “seco” Estratégia 2: “preocupação” Estratégia 3: “aerossol” Estratégia 4: “corpo Estratégia 5: “pó”

11 Estratégia 1: “seco” Freqüência de exposiçãoLembrança (%)Preferência (%)Intenção de compra (%) 00,01,32,0 12,19,18,1 25,815,412,7 316,220,216,3 427,221,317,2 539,922,619,1 SLOGAN: Em testes de uso real, a Marca X manteve os painéis de consumidoras 21% mais secas que os outros aerossóis. Estamos seguros que a Marca X pode fazer a mesma coisa por você.

12 Estratégia 2: “preocupação” Freqüência de exposiçãoLembrança (%)Preferência (%)Intenção de compra (%) 00,01,91,6 18,03,23,7 214,36,47,0 332,19,011,1 439,811,117,1 541,114,225,3 SLOGAN: A marca X afasta suas preocupações com o suor e a umidade

13 Estratégia 3: “aerossol ” Freqüência de exposiçãoLembrança (%)Preferência (%)Intenção de compra (%) 00,01,22,1 118,14,22,4 220,29,03,2 322,321,28,4 425,425,315,3 529,2 16,2 SLOGAN: Você estará mais seca com a Marca X.

14 Estratégia 4: “corpo” Freqüência de exposiçãoLembrança (%)Preferência (%)Intenção de compra (%) 00,02,11,5 112,14,63,4 218,27,36,2 330,59,810,1 434,211,216,6 537,515,324,9 SLOGAN: Deixe seu corpo decidir qual o desodorante que mantem você mais seca.

15 Estratégia 5: “pó” Freqüência de exposiçãoLembrança (%)Preferência (%)Intenção de compra (%) 00,02,51,6 15,6 1,2 221,215,24,2 324,220,18,9 430,427,216,3 536,334,125,4 SLOGAN: Um desodorante aerossol com um pouco de pó pode fazer muito mais do que você imagina pelo seu corpo e sua roupa.

16 Mídias disponíveis Mídia Cobertura Segmento A Cobertura Segmento B Custo por inserção ($) Número Máximo de inserções Revista Quem 1,00, Psicologia 0,9500, Seleções 8,1009, Guia da TV 6,1001, Revista Veja 2,0000, Net TV 0,3190, TV top 10 13,80010, TV top 20 21,75211, TV top 30 27,06012, TV top ,0322, Rádio top 10 13,80012, Rádio top 20 21,35220, Rádio top 30 27,06021, Rádio top ,03229, Jornal top 10 15,8008, Jornal top 2021,35211, Jornal top 3027,06012, Jornal Top 10041,03220,

17 O Programa Análise (I)  Programa disponível em Adstrat para ajudar na tomada de decisões  É usado pelos participantes para que testem várias decisões de Publicidade e Propaganda antes de determinar qual sua decisão definitiva.  Os participantes introduzem decisões possíveis junto com suas previsões das ações dos concorrentes.  Obtêm resultados projetados tais como parcela de mercado e lucros.

18 O Programa Análise (II) É composto por 3 módulos:  O SELETOR DE MÍDIAS ajuda a decidir qual Plano de Mídia deveria ser utilizado.  O SIMULADOR DE CONSEQÜÊNCIAS COMPLETAS ajuda a decidir qual a melhor estratégia criativa para um Plano de Mídia específico.  A AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS indica quanto se deve gastar em relação com as estimações dos gastos dos concorrentes.

19 Obrigado por sua atenção! Para mais informação, acesse: Ou contacte


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