A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina Multimídias Profª Joselle Davanço Dizeró

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina Multimídias Profª Joselle Davanço Dizeró"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina Multimídias Profª Joselle Davanço Dizeró

2 mídia É todo o meio de armazenar e difundir mensagens.

3 mídia Evolução Histórica
Os primeiros meios de comunicação em massa foram os livros. A difusão da mídia teve início no século XIX. Nesse período não havia a idéia de que a difusão da informação deveria ocorrer em tempo real, mas que deveria haver um intervalo de tempo limitado entre a emissão da mensagem e a sua recepção.

4 mídia Evolução Histórica No século XX, o desenvolvimento e a expansão
dos meios de comunicação de massa propiciaram o progresso científico e tecnológico. O avanço da tecnologia permitiu a reprodução em grande quantidade de materiais informativos a baixo custo. Das tecnologias de reprodução física, como a imprensa, a gravação de discos de música e a reprodução de filmes, seguiram a reprodução de livros, jornais e filmes a baixo preço para um amplo público. Pela primeira vez, a televisão e a rádio permitiram a reprodução eletrônica de informações. Os meios eram (pelo menos na origem) baseados na economia de reprodução linear: neste modelo, um obra procura render em modo proporcional ao número de cópias vendidas, enquanto ao crescer o volume de produção, os custos unitários decrescem, aumentando a margem de lucro. Grandes fortunas são devidas à indústria da mídia.

5 mídia Evolução Histórica
Século XXI Se, inicialmente, o termo "meios de comunicação de massa" se referia basicamente a jornais, revistas, rádio e televisões, no final do século XX a internet também entrou fortemente no setor. Os telefones celulares também podem ser considerados como meio de reprodução de mídia.

6 Tipos de Mídia Natureza espaço-temporal
hipertexto- Texto no computador; Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos; Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de mídia dinâmico. Imersivo - Agrupam elementos de informação interativa em ambientes 3D.

7 Tipos de Mídia Origem Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador; Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

8 Tipos de Mídia Interação
Na multimídia linear o utilizador não tem qualquer tipo de controle no desenrolar do processo; A multimédia não-linear oferece interatividade com o utilizador.

9 Tipos de Mídia Divulgação
Online - significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efetuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW. Offline - é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD.

10 Multimídia Multimídia é a utilização de diversificados meios para a divulgação da mensagem. Define-se multimídia ou multimídia digital como a utilização diversificada de meios, tais como texto, gráficos, imagens, vídeo e áudio, que vão ser processados por computador e, depois podem ser armazenados e transmitidos. Multimídia interativa é quando o utilizador pode controlar os elementos apresentados e quando o são.

11 Multimídia É a combinação de pelo menos um tipo de mídia estática com pelo menos um tipo de média dinâmica. Mídia estática: texto, fotografia, gráfico Mídia dinâmica: vídeo, áudio, animação

12 Multimídia Quando a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, simultânea, a saber: Som - voz humana, música, efeitos especiais Fotografia - imagem estática Vídeo - imagens em pleno movimento Animação - desenho animado Gráficos Textos - incluindo números, tabelas, etc.

13 Multimídia O termo multimídia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática. Os conteúdos multimídia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, contando com a utilização de CDs, DVDs e pendrives. Produtos: criação de apresentações empresariais, catálogos de produtos,exposição de eventos e para catálogos eletrónicos. vantagem: facilidade e economia.

14 Multimídia e Percepção
aspectos de uma interação humano máquina A multimídia é hoje um dos mais eficazes recursos para garantir a percepção e o acúmulo de conhecimento. os recursos multimídia estimulam mais sentidos que as simples mídias. A partir do momento em que o usuário é estimulado em mais de um sentido, a capacidade de processamento e armazenamento das informações aumentam consideravelmente.

15 Multimídia e Percepção
  O percentual de eficácia-interação das principais mídias na percepção humana é de: Visual = 55% Vocal = 38% Textual = 7% Quando combinadas, as mídias tendem a aumentar ainda mais essa percentagem. Isto ocorre pelo fato dos recursos multimídia serem mais parecidos com as experiências do cotidiano das pessoas, sendo assim, cada vez mais interativo, mais real.

16 Tipos de Produtos Multimídia
Baseados em páginas São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nas mídias tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais. Em alguns produtos multimídia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produto, as componentes interativa e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de ações em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado. Em Informática, script é um conjunto de instruções em código, ou seja, escritas em linguagem de computador. É uma linguagem de programação que executa diversas funções no interior de um programa de computador.

17 Tipos de Produtos Multimídia
Baseados no tempo São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional baseados no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação. Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimídia os conteúdos podem ser sincronizados, permitindo definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis. A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.

18 Tipos de Produtos Multimídia
Baseados em páginas / Baseados em tempo Em ambos os tipos de produtos multimídia as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição dos conteúdos.

19 Grupos de Mídia Brasil Grupo Abril - fundado por Victor Civita inclui as revistas "Veja", "Exame", "Claudia", "Superinteresante" e "Playboy", além das Editoras Ática e Scipione e a programadora MTV. Grupo Bandeirantes de Comunicação o maior grupo de rádio do país, duas redes abertas de TV, três canais segmentados, dois jornais, uma operadora de TV por assinatura e o portal eBand. Diários Associados - fundado por Assis Chateaubriand, é um dos maiores complexos de comunicação da América Latina reunindo 15 jornais - incluindo Correio Braziliense e Diário de Minas, 12 emissoras de rádio, 8 emissoras de televisão (mídia trazida para o Brasil pelos Associados em 1950 através da TV Tupi), 9 portais incluindo o UAI e 5 sites. Grupo Estado de São Paulo - inclui o jornal O Estado de São Paulo e a Rádio Eldorado Grupo Folha da Manhã - inclui o jornal Folha de S.Paulo e o portal de internet Universo Online (UOL) Organizações Globo - inclui hoje a rede de televisão Rede Globo de Televisão, a programadora de TV paga GloboSat, a Globo.com, os jornais O Globo, Extra e Diário de São Paulo e o Sistema Globo de Rádio. Central Record de Comunicação – Hoje, a TV Record cobre todo o Brasil e, através da Record Internacional, está também em aproximadamente 150 países. O grupo também possui o portal R7, Rádio Record AM, Rede Família de Televisão, Record News, Rádio Guaíba AM/FM, Rádio Sociedade da Bahia, Rede Aleluia de Rádio e os jornais “Correio do Povo” (RS) e “Hoje em Dia” (MG). Grupo RBS - Rede Brasil Sul (RBS) inclui a RBS TV em SC e RS, o Canal Rural e a TVCOM. Os jornais Zero Hora, Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, Diário Gaúcho, Pioneiro, Diário de Santa Maria e o Hora de Santa Catarina. As rádios Rede Gaúcha Sat, Rede Atlântida, Itapema FM, Cidade FM, Farroupilha AM, Rural AM, CBN Diário e CBN Na internet o Grupo RBS possui o portal ClicRBS e de sites como o Guia da Semana, ObaOba, Agrol, hagah, desejomania, Pense Imóveis, Pense Carros, Portal Mobi e o Eu Comparo. Além da editora RBS Publicações, da gravadora Orbeat Music e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Enfim, a RBS conta com oito jornais, sete portais de Internet, três emissoras locais de televisão, uma operação para o mercado rural, uma gravadora, 24 emissoras de rádio e uma empresa de mobile marketing, a pontomobi. Além disso, possui 18 emissoras de televisão afiliadas à Rede Globo, além de quatro novas em implantação, tornando-se a maior rede regional da América Latina. A rádio Rede Gaúcha Sat possui 110 emissoras afiliadas em nove estados brasileiros. Grupo Silvio Santos – O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é o negócio mais expressivo no ramo de comunicações, mas o GSS também está presente na TV por assinatura através da TV Alphaville e da TV Cidade e em diversos outros setores de varejo à agricultura, passando por cosméticos, alimentos, produção teatral e bancos.

20 Grupos de Mídia outros países BBC Bertelsmann Bonnier Canwest Global
 CBS Corporation  Comcast Corporation  Organización Cisneros  Fox Enterprises  The Walt Disney Company  Fuji Media Holdings  Hearst  Lagardère Media  Liberty Media  Mediaset  Naspers  NBC Universal  News Corporation  Grupo PRISA  E. W. Scripps Company  Sony Corporation  Televisa  TF1 Groupe  Time Warner  The Times Group (distinto dos jornais "Times" da News Corporation)  Turner Broadcasting System  Univision  Viacom  Vivendi

21 Meios de Comunicação Social
são todas as tecnologias de mídia, incluindo a internet, a televisão, os jornais e a rádio, que são usados para comunicação de massa.

22 Comunicação Meios Cartaz Cinema Correio Fanzine Internet Jornal Livro
Outdoor Outbus Panfleto Podcast Banda desenhada Rádio Revista Televisão Vídeo

23 Meios de Comunicação Social
A utilização dos meios de comunicação de massa implica organizações geralmente amplas, complexas, com grande número de profissionais e extensa divisão do trabalho. A empresa jornalística envolve o trabalho de diretores, jornalistas, redatores, fotógrafos, diagramadores, ilustradores, câmeras, gráficos etc.. O fato de a manutenção de um órgão de comunicação de massa ser bastante onerosa faz com que essas empresas dependam dos imperativos de consumo (máxima circulação, no caso de livros e filmes; garantia de audiência e venda de publicidade, no caso dos jornais, revistas, rádio e televisão) para sobreviver ou se expandir.

24 Meios de Comunicação Social
Outro fato é que necessariamente empreguem máquinas na mediação da comunicação: aparelhos e dispositivos mecânicos, elétricos e eletrônicos, possibilitam o registro permanente e a multiplicação das mensagens impressas (jornal, revistas, livro) ou gravadas (disco, rádio) em milhares ou milhões de cópias. A produção, transmissão e recepção das mensagens audiovisuais (rádio, TV) precisa de milhares ou milhões de aparelhos receptores.

25 Meios de Comunicação Social
Outra característica típica dos meios de comunicação de massa é a possibilidade que apresentam de atingir simultaneamente uma vasta audiência, ou, dentro de breve período de tempo, centenas de milhares de ouvintes, de telespectadores, de leitores. Essa audiência, além de heterogênea e geograficamente dispersa, é, por definição, constituída por membros anônimos para a fonte, ainda que a mensagem esteja dirigida especificamente para uma parcela determinada de público (um só sexo, uma determinada geração).

26 Hipermídia É a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. O conceito hipermídia (português brasileiro) ou hipermédia (português europeu), juntamente com hipertexto, foi criado na década de pelo filósofo e sociólogo americano Ted Nelson. Este pioneiro da Tecnologia da Informação foi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidades e a relacionar computação com teoria literária e antever os impactos que a digitalização do conhecimento traria para a humanidade, como podemos observar, atualmente quase todas as informações, periódicos, livros, vídeos e áudios.

27 Trabalho – 24/02 Pesquisa (trabalho escrito) e apresentação Temas:
Multimídia Mídia Social Mídia na educação Mídia Digital Mídia publicitária O poder da mídia Hipermídia


Carregar ppt "Disciplina Multimídias Profª Joselle Davanço Dizeró"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google