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Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 1 INE 5201 – Aula 002 Algoritmo Um conjunto de ações, com propriedades especiais e específicas e com algumas.

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1 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 1 INE 5201 – Aula 002 Algoritmo Um conjunto de ações, com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões, para controlar a ordem na qual as ações são realizadas.

2 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 2 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo // instruções para descascar batatas para o jantar Início pegue a cesta de batatas no armário; pegue uma bacia para colocar as batatas descascadas; pegue uma faca na gaveta; descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; Fim

3 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 3 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo Observações da secretária: 1.O conjunto de instruções tem Início e Fim 2.A primeira ação a executar deveria ser: pegue a cesta de batatas no armário; 3.Após executar essa ação, deveria seguir executando linha após linha 4.Na linha quatro! qual das ações executar primeiro? descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; sempre observar o ponto e virgula e somente realizar a ação que vem depois, após realizar a ação que vem antes

4 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 4 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo // Algoritmo para descascar 20 batatas Para não escrever 20 vezes o par de ações: descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; Inicio pegue a cesta de batatas no armário; pegue uma bacia para colocar as batatas descascadas; pegue uma faca na gaveta; repita descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; enquanto ( o número de batatas descascadas for menor que 20 ); Fim

5 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 5 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo Observações da secretária: 1.Uma nova estrutura; tratando-se de uma forma simplificada de representar um conjunto de ações, que devem ser repetidas enquanto uma condição for satisfeita. repita ;.... enquanto

6 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 6 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo A chefa percebe ter dois algoritmos uma para 4 batatas e outro para 20 // Algoritmo para descascar N batatas Inicio pergunte a chefa quantas batatas são necessárias; pegue a cesta de batatas no armário; pegue uma bacia para colocar as batatas descascadas; pegue uma faca na gaveta; repita descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; enquanto ( o número de batatas descascadas é insuficiente ) ; Fim

7 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 7 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo Próximo jantar: Chefa encontra em cima da mesa a folha de papel com o algoritmo ??? Explicação da Secretária: Mas chefa ??? a primeira ação manda lhe perguntar quantas batatas são necessárias, como a senhora não estava eu não consegui executar a ação. Em consequência não poderia executar as outras ações, porque o ; (ponto e virgula) estabelece que a ação seguinte somente pode ser executada, após a ação que vem antes do ; ser executada.

8 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 8 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo Inicio // Algoritmo para descascar N batatas Se então ligue para o número ; fimse; pergunte a chefa quantas batatas são necessárias; pegue a cesta de batatas no armário; pegue uma bacia para colocar as batatas descascadas; pegue uma faca na gaveta; repita descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; enquanto ( o número de batatas descascadas é insuficiente ); Fim

9 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 9 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo Observações da secretária: 1.Uma nova estrutura, que ajuda a secretária a encontrar a chefa. 2. Tratando-se de uma estrutura de tomada de decisão, na qual um conjunto de ações é executado, caso uma determinada condição seja avaliada como verdadeira. se então ;.... fimse

10 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 10 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo Conclusões da chefa: 1. A secretária conseguiu executar o algoritmo até o final com sucesso e deixar as batatas descascadas para realizar o jantar. 2.Diante deste resultado satisfatório, a chefa entendeu que seu algoritmo está perfeito e resolve considerá-lo definitivo. Inicio // Algoritmo para descascar N batatas Se então ligue para o número ; fimse; pergunte a chefa quantas batatas são necessárias; pegue a cesta de batatas no armário; pegue uma bacia para colocar as batatas descascadas; pegue uma faca na gaveta; repita descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; enquanto ( o número de batatas descascadas é insuficiente ); Fim

11 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 11 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo Observações da secretária: Como responder a pergunta ? o número de batatas descascadas é insuficiente ??? contar o número de batatas na bacia a cada batata descascada

12 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 12 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo Inicio pegue duas folhas de papel em branco; folha_1 conterá o número de batatas descascadas, escreva zero; Se então ligue para o número: ; fimse; pergunte a chefa quantas batatas são necessárias, escreva esse número na folha_2; pegue a cesta de batatas; pegue uma bacia; pegue uma faca na gaveta; repita descasque uma batata; coloque a batata descascada na bacia; pegue a folha_1; some 1 ao número que está escrito na folha; escreva o resultado na folha substituindo o valor anterior; enquanto ( o número da folha_1 for diferente da folha_2 ); Fim

13 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 13 INE 5201 – Aula 002 Exemplo de algoritmo Características importantes do algoritmo: 1. A seqüência de ações a serem executadas, algoritmo. Estruturas de controle ( ações com propriedades especias ) a. Seqüência: ; ponto e virgula b. Alternativa: se então fimse c. Repetição: repita enquanto 2. Existência de uma memória. ( Folhas de papel ) a. Folha 1 : número de batatas descascadas b. Folha 2 : número da batatas necessárias

14 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 14 INE 5201 – Aula 002 Exercício: Problema: Deseja-se conhecer a sequência de números inteiros positivos de 1 (um) a N Solução Passo 1: Analisar e entender o problema A sequência desejada é: 1, 2, 3, 4,..., N Solução Passo 2: Encontrar e definir uma solução inicio conhecer o número N; gerar os números de 1 a N; apresentar a sequência gerada; fim

15 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 15 INE 5201 – Aula 002 Exercício: Solução Passo 3: Expressar a solução na forma de algoritmo inicio pegar 3 folhas de papel em branco; na Folha_1 escreva 1, primeiro número da sequência; descubra N, escreva na Folha_2; repita escreva na Folha_3 o conteúdo da Folha_1; some 1 ao número da Folha_1; escreva o resultado na Folha_1, substituindo o valor; enquanto ( o valor na Folha_1 é menor ou igual ao valor da Folha_2 ) fim

16 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 16 INE 5201 – Aula 002 Exercício para prática: Defina soluções e escreva algoritmos para: 1º gerar a sequência de FIBONACCI 2º calcular as raizes da equação aX + bX + c 3º calcular x (não use operadores não conhecidos) 4º calcular o IMC de uma pessoa (indice de massa corporal) 5º calcular somatório de 1 a N (não use fórmula) y 2

17 Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 17 INE 5201 – Aula 002 obrigado pela atenção, meditem sobre a aula de hoje


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