A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina Sociedade da Informação 2 Ano – REM-TI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina Sociedade da Informação 2 Ano – REM-TI."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina Sociedade da Informação 2 Ano – REM-TI

2 CBC-E Dividido em 5 partes principais: 1.Introdução 2.Universalização de Serviços e Mercado de TI 3.Educação na Sociedade da Informação 4.Problemas Éticos e de Segurança 5.Cidadania e Acesso a Informação

3 Introdução O que é a sociedade da informação? Revolução tecnológica – Como chegamos a tecnologia que temos hoje? – Qual a importância dos aparatos tecnológicos em nossa vida (celulares, redes sociais, mídia, etc.). Odisseia digital – Qual o impacto da Internet na sociedade?

4 CBC-E Dividido em 5 partes principais: 1.Introdução 2.Universalização de Serviços e Mercado de TI 3.Educação na Sociedade da Informação 4.Problemas Éticos e de Segurança 5.Cidadania e Acesso a Informação

5 Universalização de Serviços e Mercado de TI Comércio eletrônico. Mercado, oportunidades e qualidade de vida

6 Universalização de Serviços e Mercado de TI Comércio eletrônico. – Qual a influência da tecnologia no mundo dos negócios? – Qual o impacto da tecnologia nos hábitos dos consumidores brasileiros? – Que leis do código do consumidor são aplicáveis ao comércio eletrônico?

7 Universalização de Serviços e Mercado de TI Comércio Eletrônico Mercado, oportunidades e qualidade de vida – Qual o papel do Marketing no mercado de TI? – Qual a influência da tecnologia em todas as áreas do mercado? – Compreender os impactos nos lucros das empresas em manter o empregado satisfeito no seu local de trabalho.

8 CBC-E Dividido em 5 partes principais: 1.Introdução 2.Universalização de Serviços e Mercado de TI 3.Educação na Sociedade da Informação 4.Problemas Éticos e de Segurança 5.Cidadania e Acesso a Informação

9 Educação na Sociedade da Informação Introdução. – Quais as principais mudanças ocorridas no jeito tradicional de ensinar e aprender? – Como aplicar novas tecnologias na educação? Conteúdos e identidade cultural. – Conhecer e identificar os diferentes tipos de identidades culturais.

10 CBC-E Dividido em 5 partes principais: 1.Introdução 2.Universalização de Serviços e Mercado de TI 3.Educação na Sociedade da Informação 4.Problemas Éticos e de Segurança 5.Cidadania e Acesso a Informação

11 Problemas Éticos e de Segurança Segurança na Internet – Qual a importância da segurança na Internet? – Como reconhecer mensagens com vírus ou phishing (roubos de identidade e fraudes)? Ética na Internet – Quais os desafios e a importância de se manter a privacidade na Internet?

12 CBC-E Dividido em 5 partes principais: 1.Introdução 2.Universalização de Serviços e Mercado de TI 3.Educação na Sociedade da Informação 4.Problemas Éticos e de Segurança 5.Cidadania e Acesso a Informação

13 Cidadania e Acesso a Informação Universalização de serviços para a cidadania. Acesso a informação Inclusão e Exclusão Digital

14 Cidadania e Acesso a Informação Universalização de serviços para a cidadania. – Conhecer os programas e metas para universalização de serviços para a cidadania. Acesso a informação – Como o governo influencia o avanço e a disseminação da tecnologia? – Como podemos usar a tecnologia para acompanhar as decisões do governo (Portal da Transparência)?

15 Cidadania e Acesso a Informação Universalização de serviços para a cidadania. Acesso a informação Inclusão e Exclusão Digital – O que é inclusão e exclusão digital? – Qual a importância da acessibilidade na inclusão digital? – Quais o problemas causados pela exclusão digital na sociedade?

16 Modo de Trabalho Sugestão de Material produzido pelos bolsistas Livros gratuitos

17 Modo de trabalho Trabalhos com textos Roteiro de perguntas para o aluno responder em relação ao texto Discussões em grupo para responder as perguntas

18 SUGESTÕES DE AULAS DO MOODLE

19 Conteúdos sugeridos

20

21 Discussões Qual foi o caminho percorrido pelo homem para se chegar na tecnologia que temos hoje? Será que nos dias atuais conseguiríamos viver sem a tecnologia? Até onde somos reféns de celulares, das redes sociais e da mídia?

22 Sugestão Didática Reflexão: como a tecnologia está presente nas mínimas tarefas do dia a dia? Como conseguimos com que a tecnologia chegasse onde estamos? Para onde vamos? Existe um material muito bom sobre a evolução dos jogos nas aulas de introdução da disciplina de Jogos Digitais que poderá ser revisitado e discutido.

23 Conteúdos sugeridos

24 Exemplo de Aula 1 Assistir o vídeo Caminhos da Informação (25) – O vídeo fala sobre como passamos de consumidores a produtores de infor- mação, e como as empresas estão se adaptando a esse novo mundo – Surgimento da TV em relação ao rádio e internet em relação a TV e mídia impressa

25 Reflexões sobre o vídeo Você acha que os jornais e livros de papel vão sumir? – Paralelo com os discos de vinil, fitas cassete, CDs e DVDs Você acha que você é um produtor de informação? Por que? – Falar do uso do Twitter e Facebook, blogs, etc Como filtrar o que é bom ou ruim na Internet?

26 Reflexões sobre o Assunto Como a tecnologia está presente nas mínimas tarefas do seu dia a dia? Você consegue viver sem os aparatos tecnológicos que te auxiliam no dia a dia? – Por exemplo, sem o seu celular ou sem a tv, o que mudaria na sua vida? Quais dessas tecnologias estavam presentes quando seus pais nasceram?

27 Exemplo de Aula 2 Assistir o vídeo "Evolução da Informática - Dos primeiros computadores à internet (30) Esse vídeo mostra a evolução dos computadores desde sua criação, quando ainda eram do tamanho de uma geladeira.

28 Reflexões sobre o Assunto Como você acha que era o computador sem a internet? Quando a Internet chegou no Brasil? Qual você acha que será a próxima grande invenção tecnológica? – Discussões do Google Glass (óculos de realidade virtual) ou relógios inteligentes (vídeo) – Usados pelo BOPE nas pacificações para gravar as ações

29 Modo de Trabalho Muita coisa da mídia pode ser aproveitada. Ex: Evento da semana passada que entraria nessa disciplina?

30 Marco Civil da Internet Considerado a Constituição da Internet, o Marco Civil visa garantir direitos e dar uma base de princípios sobre o uso da internet pelos brasileiros. Projeto criado em 2009, e o ideia era que qualquer cidadão poderia contribuir com ideias. Mais de 2000 contribuições foram consideradas

31

32 Marco Civil da Internet Principais pontos – Neutralidade da rede – Manter servidores de empresas internacionais no Brasil (retirado do projeto) – Liberdade de expressão – Privacidade

33 Marco Civil da Internet Neutralidade da Rede

34 Marco Civil da Internet Liberdade de expressão – Provedores não podem ser punidos por conteúdos inapropriados publicados por terceiros (exceção no caso de ordem judicial) – Provedor deve tirar imagens, vídeos ou outros materiais contendo cenas de nudez ou de atos sexuais de caráter privado sem autorização de seus participantes

35

36 Discussões Quais são as infraestruturas utilizadas paras as redes do governo? Elas são suficientes? Quais as diretrizes tecnológicas e as aplicações governamentais? Discutir sobre os padrões técnicos utilizados O impacto na sociedade Gestão estratégica de tecnologias e informação Como podemos ser cidadãos mais ativos no contexto de participação política?

37 Sugestão Didática Fornecer aos alunos noções de Governo eletrônico e governo eletrônico no Brasil Trabalhar sugestões dos alunos para suprir a carência de infra estrutura do governo. Formar grupos entre os alunos e após uma discussão acerca do impacto da sociedade, e eles deverão apresentar possíveis propostas de melhorias para a disseminação da tecnologia.

38 Sugestão de Aula Apresentar o Portal da Transparência Apresentar o Projeto Data Viva (MG) Propor consultas interessantes para o aluno – Ex: Quanto meu estado gasta em Educação? – Quais são as cidades mais ricas de MG? Várias outras perguntas relacionadas a disciplina de geografia podem ser propostas aqui.

39

40

41 Data Viva - MG

42

43 ?depth=cbo_4&axes=wage_avg&controls=true&year=2012&value_var=num_emp&scale=log&color_var=color

44 Sugestão de Aula É fácil acessar os dados através do portal? O que poderia ser melhorado? Parte 2 Discussão: Aplicações de governo que são exemplo para o resto do mundo – Eleições – Declaração de imposto de renda

45 Sugestão de Aula Infraestrutura – O que roda nos computadores dos órgãos governamentais? Fazer um link com as disciplinas do 1 ano que falam sobre sistema operacional (Linux é o mais utilizado)

46

47 Discussões Quais mudanças radicais aconteceram no ambiente de trabalho devido ao acesso à informação na revolução tecnológica? É possível que um ambiente de trabalho agradável motive os profissionais a produzir mais e melhor? Quais seriam os impactos nos lucros das empresas em manter o empregado satisfeito no seu local de trabalho? – Várias empresas de TI possuem ambientes agradáveis para seus funcionários, tais como: video-games, sinuca, massagem, entre outros. Quais são os perfis destas empresas? Dica: mostrar as fotos dos escritórios da Google¹

48 Sugestão Didática Exibir o vídeo do Mundo S/A (25 min) que caracteriza muito bem o tema exposto para aguçar as percepções dos alunos quanto a temática apresentada.

49 Exemplo de Aula Exibir o vídeo do Mundo S/A (25 min) O video fala de empresas que lidam com tecnologia, e como elas fazem com que os funcionários se sintam em casa no trabalho

50 Reflexões sobre o assunto Quais as vantagens das empresas oferecerem um ambiente todo diferente para seus funcionários? – Vantagens para empresa: O funcionário acaba trabalhando mais A empresa produz mais Mostrar a reportagem com os ambientes das empresas

51 Disciplina Sociedade da Informação 2 Ano – REM-TI


Carregar ppt "Disciplina Sociedade da Informação 2 Ano – REM-TI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google