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FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO. Nair Rodrigues Supervisora de Franquias da Rede Werner Coiffeur Diretora de Cursos e Eventos da ABF - Seccional.

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1 FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO

2 Nair Rodrigues Supervisora de Franquias da Rede Werner Coiffeur Diretora de Cursos e Eventos da ABF - Seccional RJ Graduada em Administração de Empresas Certificada pelo Programa de Capacitação em Franchising da ABF - Seccional RJ Experiência em gestão de salão de beleza e liderança de equipes

3 O Foco de Hoje Objetivo Objetivo Esclarecer dúvidas, opniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Público-Alvo Futuros Empreendedores que desejam constituir um negócio próprio ou participar de uma rede franquias como franqueado, com ou sem experiência anterior na gestão de negócios.

4 O Mercado Brasileiro O que é Franquia? A Lei do Franchising Como Avaliar o Negócio? O Perfil do Franqueado de Sucesso Comprando uma Franquia Como Selecionar a Rede para o seu Perfil? Por onde Começar? O Foco de Hoje

5 1.013 redes franqueadoras unidades em todo o Brasil US$ 39,8 bilhões de faturamento 4º maior país do mundo em número de redes franqueadoras Crescimento em 2006 comparado a 2005 = 11% Dados de 2006 O Mercado Brasileiro

6 Taxa de Mortalidade de Franquias Empreendimento tradicional 55% fecham no período de até 02 anos Franquias 6% fecham no período de 02 anos Fonte: SEBRAE Nacional Dados de 2006

7 O que é Franquia? Segundo o dicionário Aurélio, franquear significa “conceder, permitir, facultar, facilitar” Segundo o dicionário Aurélio, franquear significa “conceder, permitir, facultar, facilitar” Franchising é um sistema por meio do qual uma empresa possuidora de know-how, cede a terceiros, o direito exclusivo de utilização de sua marca, seguindo seus padrões de operação. Franchising é um sistema por meio do qual uma empresa possuidora de know-how, cede a terceiros, o direito exclusivo de utilização de sua marca, seguindo seus padrões de operação.

8 A Lei do Franchising A Lei preconiza, que os franqueadores devem entregar a Circular de Oferta de Franquia (COF), contendo:A Lei preconiza, que os franqueadores devem entregar a Circular de Oferta de Franquia (COF), contendo: o modelo do contrato de franquia a ser assinadoo modelo do contrato de franquia a ser assinado o papel e responsabilidades das partes na implantação e gestão do negócioo papel e responsabilidades das partes na implantação e gestão do negócio informações sobre os fornecedores da redeinformações sobre os fornecedores da rede balanço patrimonial da franqueadora nos últimos dois anosbalanço patrimonial da franqueadora nos últimos dois anos uma relação com nomes e telefones dos franqueados da rede, bem como daqueles que se desligaram da mesma nos últimos 12 mesesuma relação com nomes e telefones dos franqueados da rede, bem como daqueles que se desligaram da mesma nos últimos 12 meses

9 Como Avaliar o Negócio? Perguntas Básicas: Quais os principais desafios do negócio?Quais os principais desafios do negócio? Quantas unidades existem em funcionamento?Quantas unidades existem em funcionamento? Quantas unidades fecharam? Por que?Quantas unidades fecharam? Por que? Qual a estrutura da franqueadora?Qual a estrutura da franqueadora? Qual a projeção de crescimento/expansão?Qual a projeção de crescimento/expansão? Qual a delimitação territorial?Qual a delimitação territorial?

10 Perguntas Básicas: Qual o perfil do franqueado que se busca?Qual o perfil do franqueado que se busca? Qual o nível de autonomia?Qual o nível de autonomia? Quais os tipos de assistência e suporte?Quais os tipos de assistência e suporte? Como é aplicado o fundo de propaganda?Como é aplicado o fundo de propaganda? Qual é a projeção de faturamento mensal médio?Qual é a projeção de faturamento mensal médio? Qual o pró-labore estimado?Qual o pró-labore estimado? Como Avaliar o Negócio?

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12 Defina em que região, cidade ou município pretende instalar o negócio e pesquise o mercadoDefina em que região, cidade ou município pretende instalar o negócio e pesquise o mercado Análise, com apoio de um advogado especializado no sistema de franquias a COF e o Contrato de FranquiaAnálise, com apoio de um advogado especializado no sistema de franquias a COF e o Contrato de Franquia Faça simulações de resultados investimentos, prazo de retorno, lucratividade média, capital de giro necessário...Faça simulações de resultados investimentos, prazo de retorno, lucratividade média, capital de giro necessário... Envolva sua família no processo de decisãoEnvolva sua família no processo de decisão

13 Tipo de Negócio: Quiosque de Bebidas e AperitivosTipo de Negócio: Quiosque de Bebidas e Aperitivos Ano de Fundação da Empresa: 1998Ano de Fundação da Empresa: 1998 Unidades Próprias: 3Unidades Próprias: 3 Unidades Franqueadas: 60Unidades Franqueadas: 60 Investimento Inicial: R$ 110 milInvestimento Inicial: R$ 110 mil Royalties: 5% do faturamento brutoRoyalties: 5% do faturamento bruto Prazo de Retorno do Investimento: 24 a 30 mesesPrazo de Retorno do Investimento: 24 a 30 meses Área Mínima: 9 m²Área Mínima: 9 m² Associado à ABF? SimAssociado à ABF? Sim País de Origem: BrasilPaís de Origem: Brasil Ano de início do Franchising: 2003Ano de início do Franchising: 2003 Taxa de Franquia: R$ 25 milTaxa de Franquia: R$ 25 mil Fundo de Publicidade: 2% do faturamento brutoFundo de Publicidade: 2% do faturamento bruto Prazo de Contrato: 3 anosPrazo de Contrato: 3 anos Nº. de Empregados/Unidade: 4 a 6Nº. de Empregados/Unidade: 4 a 6 Ficha Técnica

14 Perfil do Franqueado de Sucesso Após a analise do sistema, é preciso fazer uma auto-análise: 1.Definir se você tem ou não o perfil para ser um franqueado 2.Definir o melhor tipo de franquia para o seu investimento

15 Perfil do Franqueado de Sucesso capacidade de liderança talento comercial gosto de lidar com o público sociabilidadeperseverançadisciplina bom senso capacidade financeira A presença direta do franqueado na operação da unidade é especialmente necessária e indispensável.

16 Perfil do Franqueado de Sucesso

17 “Para ser um franqueado de sucesso não é preciso ter experiência no assunto, mas ter um perfil empreendedor e muita dedicação”

18 VOCÊ REALMENTE QUER SER FRANQUEADO? OU.. Continuar no seu emprego? FAÇA A SUA AUTO-ANÁLISE! Buscar um novo emprego? Abrir um negócio independente?

19 COMPRANDO UMA FRANQUIA VANTAGENS Reduzido risco de falênciaReduzido risco de falência Método de negócio e produtos testadosMétodo de negócio e produtos testados Assistência permanente, treinamento e suporteAssistência permanente, treinamento e suporte Propaganda local, regional e nacionalPropaganda local, regional e nacional Poder de compras conjuntas e cooperadasPoder de compras conjuntas e cooperadas Pesquisa e desenvolvimentoPesquisa e desenvolvimento Facilidade na obtenção de financiamentosFacilidade na obtenção de financiamentos DESVANTAGENS Custos maiores (Royalties,taxas)Custos maiores (Royalties,taxas) Margens reduzidasMargens reduzidas Falta de independência e liberdadeFalta de independência e liberdade Dificuldade de recuperação na falha do franqueadorDificuldade de recuperação na falha do franqueador Franqueador com problema, franquia com problemaFranqueador com problema, franquia com problema

20 Como Selecionar o Tipo de Rede para o seu Perfil Com o que você se identifica em termos de opções, que tipo de negócio o satisfaria?Com o que você se identifica em termos de opções, que tipo de negócio o satisfaria? O que você não suporta fazer ou lidar?O que você não suporta fazer ou lidar?

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27 POR ONDE COMEÇAR? Conhecer a Lei do Franchising - Lei no 8.955, de 15 de dezembro de Sites da – Revista: Franquia&Cia Curso de Empreendedorismo do SEBRAE – EMPRETEC –

28 Para Futuros Contatos Adriana Araujo e Nair Rodrigues Site: Telefone: (21)


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