A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FOTOGRAFIA AULA 3. A CÂMERA 1- VISOR 2- BOTÃO DE REGULAGEM DE ISO E VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO 3- DISPARADOR 4- ALAVANCA DE TRANSPORTE 5- TRAVA DO DISPARADOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FOTOGRAFIA AULA 3. A CÂMERA 1- VISOR 2- BOTÃO DE REGULAGEM DE ISO E VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO 3- DISPARADOR 4- ALAVANCA DE TRANSPORTE 5- TRAVA DO DISPARADOR."— Transcrição da apresentação:

1 FOTOGRAFIA AULA 3

2 A CÂMERA 1- VISOR 2- BOTÃO DE REGULAGEM DE ISO E VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO 3- DISPARADOR 4- ALAVANCA DE TRANSPORTE 5- TRAVA DO DISPARADOR 6- RETARDADOR DO DISPARO 7- ESPELHO 8- RETÍCULA DE FOCALIZAÇÃO (VIDRO DESPOLIDO) 9- PENTAPRISMA 10- ALAVANCA DE REBOBINAGEM 11- SAPATA COM CONTATO DIRETO PARA FLASH

3 CÂMERA MONO REFLEX (SLR) 1- OBJETIVA 2- ESPELHO MÓVEL 45º 3- FILME 4- PENTAPRISMA 5- VISOR

4 CÂMERA REFLEX DE OBJETIVA DUPLA (TLR) 1- VISOR 2- OBJETIVA DE FOCALIZAÇÃO 3- ESPELHO FIXO 4- OBJETIVA COM OBTURADOR CENTRAL 5- FILME

5 NAS CÂMERAS DE VISOR DIRETO DOTADAS DE TELÊMETRO, O FOTÓGRAFO VÊ 2 IMAGENS NO VISOR: UMA, QUE PROVÉM DIRETAMENTE DA CENA; OUTRA, QUE ATRAVESSA O SISTEMA ÓTICO DO TELÊMETRO. QUANDO A OBJETIVA ESTÁ EM FOCO, AS 2 IMAGENS SE FUNDEM NUMA SÓ. 1 E 2- VISOR 3- TELÊMETRO 4- ESPELHO OU PRISMA MÓVEL 5- ESPELHO SEMITRANSPARENTE.

6 ERRO DE PARALAXE NAS CÂMERAS DE VISOR DIRETO, A IMAGEM QUE APARECE NO VISOR NÃO É A MESMA PRODUZIDA PELO SISTEMA ÓTICO DA OBJETIVA. OS ÂNGULOS DE TOMADA SÃO DIFERENTES EM CADA CASO, FATO A QUE SE DÁ O NOME DE ERRO DE PARALAXE.

7 TELÊMETRO AS CÂMERAS DE VISOR DIRETO MAIS SOFISTICADAS SÃO DOTADAS DE TELÊMETRO, UM DISPOSITIVO QUE FUNCIONA ACOPLADO À OBJETIVA: O FOTÓGRAFO VÊ NO VISOR UMA IMAGEM DUPLA DA CENA, QUE SE FUNDE EM UMA SÓ SE A OBJETIVA ESTIVER EM FOCO. UMA DAS IMAGENS VEM DIRETAMENTE DA CENA; A OUTRA – PROVENIENTE DO SISTEMA ÓTICO DO TELÊMETRO – É REFLETIDA POR UM ESPELHO MÓVEL, CUJO MOVIMENTO SE SOLIDARIZA COM O DO ANEL DE FOCALIZAÇÃO, ANTES DE ATINGIR O OLHO DO FOTÓGRAFO.

8 AS OBJETIVAS A NITIDEZ DE UMA IMAGEM FOTOGRAFADA DETERMINA SUA QUALIDADE; E A RESPONSÁVEL POR ESSA NITIDEZ É A OBJETIVA – QUE FOCALIZA A LUZ QUE VAI IMPRIMIR UMA IMAGEM SOBRE A SUPERFÍCIE DO FILME. A DISTÂNCIA FOCAL DISTÂNCIA FOCAL É O ESPAÇO COMPREENDIDO ENTRE O FILME E O CENTRO ÓTICO DA OBJETIVA, FOCADA NO INFINITO.

9 A OBJETIVA NORMAL A OBJETIVA QUE É CHAMADA DE “NORMAL” É CHAMADA DESSA MANEIRA POIS, COMO O OLHO HUMANO, ABRANGE UM ÂNGULO ENTRE 45 E 50º DO CENÁRIO. A DISTÂNCIA FOCAL COSTUMA SER QUASE IGUAL À DIAGONAL DO FOTOGRAMA E, COMO O TAMANHO DO FILME VARIA, A DISTÂNCIA FOCAL DE UMA OBJETIVA NORMAL DEPENDE DO TIPO DE FILME USADO.

10 OBJETIVAS GRANDE-ANGULARES COSTUMAM-SE DIVIDIR AS OBJETIVAS EM 3 CATEGORIAS, DE ACORDO COM O ÂNGULO DA CENA QUE ABRANGEM: GRANDE-ANGULAR, NORMAL E TELEOBJETIVA. ESSA DIVISÃO LEVA EM CONTA PRINCIPALMENTE A PERSPECTIVA QUE SE OBSERVA A PARTIR DO VISOR. O TIPO DE PERSPECTIVA PECULIAR A UM SISTEMA ÓTICO DEPENDE DIRETAMENTE DE SUA DISTÂNCIA FOCAL. AS GRANDE-ANGULARES SÃO OBJETIVAS DE DISTÂNCIA FOCAL MENOR QUE UMA LENTE NORMAL, O QUE IMPLICA QUE O ÂNGULO DA CENA É MAIOR. ASSIM, ENQUANTO AS OBJETIVAS NORMAIS ABRANGEM UM ÂNGULO DE CERCA DE 50º, AS GRANDE-ANGULARES PODEM CHEGAR A 180º. DEVIDO A ESSA CARACTERÍSTICA, ESSAS LENTES PRODUZEM IMAGENS COM UMA PERSPECTIVA BASTANTE DIFERENTE DAQUELA QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER NORMALMENTE.

11 OS OBJETOS MAIS PRÓXIMOS PARECEM MUITO MAIORES DO QUE SÃO, ENQUANTO OUTROS, SITUADOS A UMA DISTÂNCIA MAIOR, DÃO A IMPRESSÃO DE SEREM BEM MENORES. QUANTO MENOR A DISTÂNCIA FOCAL DA OBJETIVA, MAIS ACENTUADA A DISPARIDADE DO TAMANHO APARENTE DOS OBJETOS.

12 TELEOBJETIVAS OBJETIVAS COM DISTÂNCIA FOCAL SUPERIOR À NORMAL FORNECEM IMAGENS EM QUE OBJETOS DISTANTES APARECEM COMO SE ESTIVESSEM MAIS PRÓXIMOS DA CÂMERA. POR ISSO SÃO CHAMADAS DE TELEOBJETIVAS. NO EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO DE 35mm, COSTUMAM-SE CLASSIFICAR AS TELEOBJETIVAS EM 2 CATEGORIAS: AS MÉDIAS, DE DISTÂNCIA FOCAL ATÉ 200mm E AS LONGAS, DE DISTÂNCIA FOCAL ACIMA DE 200mm.

13


Carregar ppt "FOTOGRAFIA AULA 3. A CÂMERA 1- VISOR 2- BOTÃO DE REGULAGEM DE ISO E VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO 3- DISPARADOR 4- ALAVANCA DE TRANSPORTE 5- TRAVA DO DISPARADOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google