A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Tema: É preciso Ouvir a Voz do Espírito Santo A capacidade de Ouvir é em primeiro lugar a capacidade de SILENCIAR, pois só Ouve quem silencia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Tema: É preciso Ouvir a Voz do Espírito Santo A capacidade de Ouvir é em primeiro lugar a capacidade de SILENCIAR, pois só Ouve quem silencia."— Transcrição da apresentação:

1

2 INTRODUÇÃO Tema: É preciso Ouvir a Voz do Espírito Santo A capacidade de Ouvir é em primeiro lugar a capacidade de SILENCIAR, pois só Ouve quem silencia. Se não sou capaz de Ouvir a Deus, não serei capaz de Ouvir a Voz do Espírito Santo. Logo: Não serei capaz de Ouvir os meus Irmãos Não serei capaz de Ouvir a Igreja Não serei capaz de Ouvir a minha Comunidade Portanto, Ouvir é: Uma ArteUma Virtude Uma GraçaSer Humilde O Espírito Santo nos fala com freqüência.

3 Só faremos a Vontade de Deus se pararmos para Ouvir a Deus. Exemplo: Maria (Lc 1, 29 – 38) São Paulo (Atos 9, 1ss) Maria só entendeu a mensagem de Deus porque parou para Ouvir Ao Ouvir Deus nossa Espiritualidade e o jeito de ser da Comunidade Vida Nova, tende a crescer, criando assim: Uma verdadeira COMUNHÃO Uma MATURIDADE NA FÉ Uma RELAÇÃO DE MISERICÓRDIA Uma RESPONSABILIDADE para com o REINO DE DEUS Ouvir é uma Necessidade. O ouvido espiritual permite-nos aprender dos outros.

4 Portanto, para ouvir Deus falar necessitamos de estar calados e prestar atenção. Ler 1 Reis 19, Tiago 1,19-20 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar Os que acompanhavam Paulo trataram de convencê-lo de que não fosse a Jerusalém. Porém não se deixa influenciar e segue a voz do Espírito que lhe falava dessa maneira (At 2,12-15).

5 E a palavra do Espírito se cumpre : Paulo é arrastado, levado para o cárcere e submetido a muitos sofrimentos (At 21-28). Em meio destas perseguições e ameaças de morte, não obstante, o Senhor se apresenta a.... Espírito Santo me assegura que me esperam em Jerusalém cadeias e perseguições" (At 20,22-23). O Espírito Santo deixa, pois, ouvir sua voz e se comunica de forma inteligente aos homens. Abrir-se à voz do Deus é para que creiamos e nos abramos à voz do Deus, que falou ao povo do Velho Testamento e segue falando à sua Igreja. Educar-se para ouvir a Deus Para aprender a ouvir a voz de Deus, para conhecer as "pegadas do Senhor" e a presença do Espírito que fala é preciso uma boa educação no "discernimento". Só seremos capazes de fazer a vontade de Deus se nossos ouvidos estiverem abertos para OUVIR O ESPÍRITO SANTO

6 Neste Retiro seremos chamados, como Maria e outros, a Ouvir a Voz do Espírito Santo, isto é estar ATENTO. Os Homens de hoje precisam não só OUVIR com os ouvidos, mas estar com o CORAÇÃO ATENTO

7 Primeira Pregação Tema: Somos chamados a ser guiados pelo Espírito Santo Saber esperar em Deus é saber acreditar na CHAMADO para uma Nova vida no Espírito Santo Um dos grandes pecados que impedem os filhos de Deus de perceberem a MANIFESTAÇÃO DO CHAMADO através do Espírito Santo é: Falta de Fé Ansiedade Impaciência Desatento Indiferença Outros Quando estamos nesse situação é muito difícil focar a ATENÇÃO na Promessa de Jesus que nos CHAMA A PLENITUDE do Espírito. Saber esperar em Deus é saber acreditar na PROMESSA que prepara a redenção do Povo que Ele adquiriu para si.

8 Veja o que diz 1Pedro 2,9: Mas vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele adquiriu, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para Estar atento a essas promessas é permitir que o Espírito Santo passe a controlar o nosso: HumanoEspíritoAlma Luz

9 O Espírito Santo quer se Manifestar na TOTALIDADE do HOMEM Para isso é preciso estar ATENTO ao CHAMADO pra não permitir que o pecado atrapalhe a AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. Por quê? O pecado CEGA o Espírito do HOMEM. No diálogo de Jesus com Nicodemos podemos perceber isso. Jo 3, 1-8 v2 Rabi sabemos que vieste de Deus Aqui Nicodemos reconhece Jesus como aquele que veio de Deus Se quero ser Guiado pelo Espírito Santo preciso reconhecer Jesus Explicando:

10 v3 Se alguém não nascer do ALTO, não poderá ver o Reino de Deus O Nascer quer dizer romper com os apegos e exageros do mundo Dificilmente alguém que ainda está preso as coisas do mundo terá condições de ter um Novo Nascimento v4 Como pode alguém nascer, se já é velho? Ele poderá entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe para nascer O pecado muitas vezes impede a pessoa de entender o que Jesus quer dizer com o Novo Nascimento pelo fato de ainda estar preso ao nascimento CARNAL Quantos que ainda pensam como Homens Velhos e Mulheres velhas porque não querem morrer para o pecado e não admitem Nascer de Novo

11 v5 Se alguém não nascer da ÁGUA e do ESPÍRITO, não poderá entrar no Reino de Deus A Água que lava toda imundice do pecado. Aqui morre a CRIATURA VELHA. Enquanto que o Espírito dá um novo sentido a vida Nasce a CRIATURA NOVA Se queremos ver o Reino de Deus precisamos aceitar o Chamado e nos deixar guiar pelo Espírito santo v6 O que nasceu da CARNE é carne; o que nasceu do ESPÍRITO é espírito Ora! A carne é perecível, tem seus dias contados; enquanto que a Vida no Espírito é para aqueles que querem viver radicalmente de acordo com a vontade de Jesus

12 Jesus nos chama para uma vida na GRAÇA Buscar o Novo Nascimento é querer fazer a VONTADE de JESUS Na COMUNIDADE VIDA NOVA Jesus está pedindo que haja esse Novo Nascimento Mas, para isso é preciso buscar, na fonte, esta Água Viva. Por que motivo o Senhor dá o nome de água à graça do Espírito Santo Veja o Porquê:

13 Certamente porque tudo tem necessidade de água; ela sustenta as ervas e os animais A água da chuva cai dos céus. E embora caia sempre do mesmo modo o efeito que produz na Palmeira não é o mesmo que produz na Videira :

14 Contudo, é preciso fazer a mesma pergunta de Nicodemos: Como pode isso acontecer? Com o Espírito Santo acontece o mesmo. Veja: Sendo único com uma única maneira de ser e indivisível, distribui a graça a cada um conforme lhe apraz. Exemplo: U ma árvore ressequida, ao receber água, produz novos rebentos Uma Alma pecadora, ao receber do Espírito Santo o dom do arrependimento, produz frutos de justiça.

15 VEJA ALGUNS PASSOS Aceitar a vontade de Deus Estar atento ao Chamado Se deixar Guiar pelo Espírito Santo Ter um Coração segundo o Coração de Deus Agir sempre com Amor Perdoar na Gratuidade Diminuir para que o outro Cresça Admitir que é fraco, mas o Espírito Santo Auxilia Ser Misericordioso Viver o Carisma da Comunidade Ser Presença de Deus no Mundo Na Obediência viver a Humildade Testemunho incondicional Sempre permitir que o outro fale e eu me silencie Evitar de sempre ter Razão, mas sempre AMAR

16 Esses atributos indicam que a pessoa já está preparada para assumir o CHAMADO de Deus e se deixar controlar pelo Espírito Santo, A Comunidade com isso só tem a crescer em todos os aspectos - Atos 2, Por quê? Só vai haver resposta ao CHAMADO DE DEUS quando a Comunidade aceitar viver como a Santíssima Trindade

17 A Comunidade dos Apóstolos viveram a dimensão do AMOR, fruto da comunhão do Espírito Santo. Todos compareceram até mesmo aquele que tramou contra Jesus Esta foto mostra que tudo é possível quando existem pessoas que acreditam no chamado de Jesus, isto é escutando seu Convite - Mt 26, 17-19

18 Para que houvesse comunhão entre os Apóstolos Jesus não discriminou ninguém Logo, toda Comunidade que deseja responder ao CHAMADO DE JESUS e seguir seus passos precisa tomar as mesmas atitudes Caso assuma o Projeto de Jesus você estará presente para somar e fazer com que todos cresçam, mesmo diante das dificuldades de cada um Não podemos ser um prato quebrado que não serve pra nada Ninguém come num prato quebrado, como também não podemos responder a Deus e seguir os seus passos se não deixamos o Espírito Santo agir em nós Como detectar pratos quebrados que impede o Espírito Santo de Agir na Comunidade?

19 Quando não há Respeito Quando não há vida de Oração Quando não há vida de Adoração Quando não se age de Misericórdia Quando a murmuração é mais forte do que o Perdão Quando não há o despertar dos Carismas Quando não se vive a Espiritualidade da Comunidade Quando eu Tenho Vergonha de mim mesmo Quando tudo se torna peso e Rotina Etc... Tudo isso, não passa de pratos quebrados que dificulta o: O CHAMADO : Não foste vós que me escolhes, mas Eu vos escolhi (Jo 15, 12ss) Subiu a e chamou os que ele quis (Mc 3,13)

20 GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são Filhos de Deus Rm 8, 14 É bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós Jo 16, 7 Portanto, se não respondermos ao chamado e não nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo, seremos um grande deserto:

21 Frutos do Espírito Santo DiscernimentoIntrepidez OusadiaPoder GraçaUnção FortalezaSabedoria DocilidadeBrandura AmorPaciência

22 DEUS ABENÇOE AMÉM


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Tema: É preciso Ouvir a Voz do Espírito Santo A capacidade de Ouvir é em primeiro lugar a capacidade de SILENCIAR, pois só Ouve quem silencia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google