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Desenvolvimento Físico. 1.Participar num Hike de fim-de-semana. 2.Organizar um torneio de várias modalidades desportivas entre grupos de pioneiros ou.

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1 Desenvolvimento Físico

2 1.Participar num Hike de fim-de-semana. 2.Organizar um torneio de várias modalidades desportivas entre grupos de pioneiros ou agrupamentos. 3.Corrida e orientação 4.Corrida de Jangadas 5.Adquirir uma competência na área Amarelo - desporto/desenvolvimento físico Desenvolvimento Físico F1 - Testo de forma responsável os limites do meu corpo e pratico actividades físicas que me permitem conseguir um desenvolvimento equilibrado.

3 6.Registar (painel dinâmico) ao longo do ano, o crescimento individual e/ou da Equipa de resistência física 7.Raides 8.Trabalhos sobre vantagens, inconvenientes, regras e benefícios de um determinado desporto individual ou colectivo 9.Praticar exercício físico regularmente 10.Fazer um curso de escalada Desenvolvimento Físico F1 - Testo de forma responsável os limites do meu corpo e pratico actividades físicas que me permitem conseguir um desenvolvimento equilibrado.

4 11.Aprender a andar de bicicleta / Participar numa actividade de cicloturismo 12.Praticar natação 13.Participar num triatlo 14.Correr ao fim-de-semana com a Equipa 15.Durante três meses praticar um desporto que nunca experimentara antes 16.Acampamentos e outras actividades ao ar livre e de interiores 17.Registar (painel dinâmico) ao longo do ano, o crescimento individual e/ou da Equipa de resistência física 18.Programar jogos, incluindo momentos de descanso e tendo em atenção limitações individuais' Desenvolvimento Físico F1 - Testo de forma responsável os limites do meu corpo e pratico actividades físicas que me permitem conseguir um desenvolvimento equilibrado.

5 1.Programar momentos de descanso em actividade físicas 2.Usar vestuário adequado e confortável, para não prejudicar a saúde 3.' Preparar jogos ou actividades físicas adaptadas aos diferentes sexos, idades e características individuais, tendo em atenção eventuais limitações de cada' Desenvolvimento Físico F2 - Aceito as características próprias do meu corpo e respeito as diferenças físicas entre as pessoas.

6 1.distribuem-se cartões pelos pioneiros. Cada um preenche o cartão com características físicas específicas. Recolhem-se os cartões, baralham-se e voltam-se a distribuir aleatoriamente. 2.Equipas mistas e equipas de animação mistas 3.Filmes sobre o tema e a idade do pioneiro 4.Lidar positivamente com as mudanças associadas à puberdade 5.Reconhecer as diferenças hormonais 6.Partilha de tarefas em casa e nas actividades entre rapazes e raparigas' Desenvolvimento Físico F3 - Reconheço que homens e mulheres têm características físicas diferentes e respeito os comportamentos e necessidades que vão surgindo.

7 7.Preparar actividades físicas, tendo em atenção as diferenças entre os sexos' 8.Cada um inventaria tarefas que sejam, na sua opinião, melhor desempenhadas pelo próprio sexo/pelo sexo oposto. Numa actividade, tentam trocar as tarefas, de tal forma que avaliem as asserções iniciais 9.Respeitar as opiniões dos outros nas discussões, tomadas de decisão' 10.Jogos de mímica: cada um escreve num cartão emoções ou sentimentos próprios do seu próprio sexo/do sexo oposto e que depois de recolhidos são redistribuídos para os membros do sexo oposto' 11.Participar em debates de Grupo (misto) 12.Saber identificar as diferentes sensibilidades de rapazes e raparigas (em jogo) Desenvolvimento Físico F3 - Reconheço que homens e mulheres têm características físicas diferentes e respeito os comportamentos e necessidades que vão surgindo.

8 1.Respeito pelas rotinas alimentares' 2.Prática de um desporto 3.Actividades físicas, jogos, desporto' 4.Planeamento de refeições e ementas, tendo em conta a roda dos alimentos, as composições calóricas e a actividade a desenvolver na actividade' 5.Preparar a ementa para as actividades tendo em consideração o equilíbrio alimentar 6.Fazer refeições equilibradas (no tempo e na quantidade) 7.Elaborar um trabalho sobre as diferenças a respeitar na alimentação durante um raid no Verão, na montanha ou numa descida de rio em jangada 8.Preparar a ginástica matinal no acampamento 9.Revelar ter uma alimentação variada e equilibrada Desenvolvimento Físico F4 - Faço escolhas saudáveis a nível da minha alimentação, repouso e actividades físicas.

9 1.Visita a instituições de ajuda a toxicodependentes, alcoólicos, etc' 2.Incluir hábitos de higiene nas actividades 3.Provas de BTT, natação ou outros desportos individuais ou colectivos' 4.cada um escreve num cartão pré-distribuído 2 ou 3 características físicas peculiares. Depois de baralhados e redistribuídos os cartões, cada um deve encontrar o seu parceiro e descrevê-lo, completando as indicações do cartão 5.Sessões de esclarecimento/debate sobre hábitos alimentares e boas práticas para actividades' 6.Fazer apresentações em público, mantendo uma aparência cuidada' 7.Cuidar da limpeza e asseio do seu corpo e dos seus bens 8.Respeito pelas rotinas alimentares' 9.Participar numa palestra sobre anorexia, bulimia e obesidade Desenvolvimento Físico F5 - Tomo as medidas necessárias para o meu bem-estar físico e ando aprumado

10 1.Fazer uma exposição/apresentação ao Grupo sobre o tema Comportamentos de Risco 2.Elaborar um trabalho sobre a SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis 3.Participar em ateliers interactivos de sensibilização sobre vários malefícios 4.Fazer um trabalho sobre dependências e fazer uma apresentação no agrupamento 5.Participar em acções/debates acerca do consumo de estupefacientes Desenvolvimento Físico F6 - Conheço os malefícios das substâncias e comportamentos de risco e evito-os.


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