A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISO9000 ALDEIA GLOBAL Cross Cultural Perceptions Ipsos Insight - The Worldwide Qualitative Company.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISO9000 ALDEIA GLOBAL Cross Cultural Perceptions Ipsos Insight - The Worldwide Qualitative Company."— Transcrição da apresentação:

1 ISO9000 ALDEIA GLOBAL Cross Cultural Perceptions Ipsos Insight - The Worldwide Qualitative Company

2 ISO9000 O QUE VAMOS APRESENTAR Área de Aplicação Área de Aplicação Instrumentos, temas e targets Instrumentos, temas e targets Estudo de um caso - A Aldeia Global Estudo de um caso - A Aldeia Global Porquê a Internet ? Porquê a Internet ? Porquê escolher o tema dos estereótipos culturais? Porquê escolher o tema dos estereótipos culturais?

3 ISO9000 PORQUÊ ? Porquê a Internet ? Porquê a Internet ? Demonstrar a nossa experiência neste novo universo Demonstrar a nossa experiência neste novo universo A maior mudança em termos de comunicação A maior mudança em termos de comunicação Porquê os estereótipos culturais? Porquê os estereótipos culturais? A era da Globalização A era da Globalização Até que ponto é que o desenvolvimento dos novos meios de comunicação afecta as nossas crenças mais profundas? Até que ponto é que o desenvolvimento dos novos meios de comunicação afecta as nossas crenças mais profundas? AIIWWQC está bem posicionada para estudar este tema Estamos presentes em todo o mundo, temos os instrumentos e a expertise multicultural

4 ISO9000 Metodologia 1 Estudos On-line em 10 países Com utilizadores frequentes da Internet Com utilizadores frequentes da Internet Que utilizam a Internet para se corresponder com pessoas de outros países Que utilizam a Internet para se corresponder com pessoas de outros países 2 Grupos Internacionais On-line 2 Grupos Internacionais On-line Em cada grupo, uma mistura de várias nacionalidades Em cada grupo, uma mistura de várias nacionalidades Utilizadores regulares de Internet Utilizadores regulares de Internet 20 MEGS ( Moderated Groups) 20 MEGS ( Moderated Groups) 2 x em cada país 2 x em cada país 1 x Utilizadores Frequentes 1 x Utilizadores Frequentes 1 x Utilizadores pouco frequentes 1 x Utilizadores pouco frequentes 15 Entrevistas aprofundadas com jornalistas 15 Entrevistas aprofundadas com jornalistas Face -a- face ou telefónicas Face -a- face ou telefónicas

5 ISO9000 Metodologia 2 Grupos Online Pré-recrutamento com critérios específicos Pré-recrutamento com critérios específicos 4-8 participantes 4-8 participantes Verificação e validação da identidade antes da entrada no grupo Verificação e validação da identidade antes da entrada no grupo Duração dos grupos : 1 – 2 horas Duração dos grupos : 1 – 2 horas Participantes e moderador comunicam através de um estúdio virtual online Participantes e moderador comunicam através de um estúdio virtual online As perguntas e respostas são dactilografadas As perguntas e respostas são dactilografadas A gravação daquilo que o moderador e os participantes escrevem é feita no écran do estúdio virtual A gravação daquilo que o moderador e os participantes escrevem é feita no écran do estúdio virtual Clientes e moderador comunicam através de uma sala virtual Clientes e moderador comunicam através de uma sala virtual

6 ISO9000 Metodologia 3 MEGS ( Moderated Groups) MEGS ( Moderated Groups) Grupos pre-recrutados (8 -10 participantes por grupo) Grupos pre-recrutados (8 -10 participantes por grupo) Moderador envia grupos de questões Moderador envia grupos de questões Participantes reenviam as respostas Participantes reenviam as respostas Moderador faz uma síntese das respostas e aprofunda respostas Moderador faz uma síntese das respostas e aprofunda respostas individuais individuais Envia a síntese para os participantes com novo grupo de questões Envia a síntese para os participantes com novo grupo de questões Este procedimento é repetido até ao final do estudo Este procedimento é repetido até ao final do estudo Duração do Grupo 1 – 2 Semanas Duração do Grupo 1 – 2 Semanas

7 ISO9000 PAÍSES PARTICIPANTES Austrália Austrália Bélgica Bélgica Canadá Canadá China China França França Alemanha Hungria Itália Portugal Reino Unido

8 ISO9000 O que fomos investigar Estereótipos Há ideias comuns no que respeita a características nacionais ? Há ideias comuns no que respeita a características nacionais ? A partir de que aspectos da vida, da aprendizagem ou da experiência são estas ideias formadas? A partir de que aspectos da vida, da aprendizagem ou da experiência são estas ideias formadas? Estas ideias estão a mudar ou mudaram no Séc. 20? Estas ideias estão a mudar ou mudaram no Séc. 20? Qual foi o papel da Internet neste processo? Qual foi o papel da Internet neste processo?

9 ISO9000 O que fomos investigar Metodologia Em que medida podem as diferentes modalidades de entrevista on-line ser eficazes? Em que medida podem as diferentes modalidades de entrevista on-line ser eficazes? Em que medida se podem comparar resultados de várias modalidades de entrevista on-line... Em que medida se podem comparar resultados de várias modalidades de entrevista on-line... ……e com as métodos qualitativos convencionais : reuniões de grupo e entrevistas aprofundadas ……e com as métodos qualitativos convencionais : reuniões de grupo e entrevistas aprofundadas

10 ISO9000 O QUE DESCOBRIMOS Estereótipos I Os Estereótipos estão vivos e de boa saúde! Os Estereótipos estão vivos e de boa saúde! Profundamente enraizados em cada uma das culturas Profundamente enraizados em cada uma das culturas Suportados por estilos de vida nacional e tradições Suportados por estilos de vida nacional e tradições Concordância global nas principais traços de imagem atribuídos a cada povo Concordância global nas principais traços de imagem atribuídos a cada povo Grande consenso entre imagem projectada e imagem percebida Grande consenso entre imagem projectada e imagem percebida Contudo,há alguns sinais de mudança trazidos por... Sucessos no desporto internacional Sucessos no desporto internacional Eventos políticos – guerra, mudança de regime Eventos políticos – guerra, mudança de regime

11 ISO9000 O QUE DESCOBRIMOS Estereótipos II As viagens e os Media são a nossa principal fonte de informação sobre outros povos As viagens e os Media são a nossa principal fonte de informação sobre outros povos...mas os estereótipos continuam...mas os estereótipos continuam países onde a possibilidade de viajar é maior tem os mesmos estereótipos que aqueles onde essa possibilidade é menor países onde a possibilidade de viajar é maior tem os mesmos estereótipos que aqueles onde essa possibilidade é menor Imprensa /TV e o Turismo de massas não parecem contribuir para termos imagens menos estereotipadas dos outros povos Imprensa /TV e o Turismo de massas não parecem contribuir para termos imagens menos estereotipadas dos outros povos

12 ISO9000 O QUE DESCOBRIMOS A Internet As relações individuais que se estabelecem através da Net não são transpostas para um contexto mais amplo de relações sociais As relações individuais que se estabelecem através da Net não são transpostas para um contexto mais amplo de relações sociais O contexto da comunicação através da internet (Chat rooms, trabalho, interesses especiais) sobrepõe-se à identidade nacional O contexto da comunicação através da internet (Chat rooms, trabalho, interesses especiais) sobrepõe-se à identidade nacionalMas... O maior acesso à informação, a colaboração e a troca de pontos de vista podem melhorar as relações entre indivíduos O maior acesso à informação, a colaboração e a troca de pontos de vista podem melhorar as relações entre indivíduos A maioria dos entrevistados acredita que a Internet irá ajudar a fomentar a democracia A maioria dos entrevistados acredita que a Internet irá ajudar a fomentar a democracia... apesar de terem surgido algumas preocupações com a possibilidade de os efeitos negativos serem mais do que os positivos

13 ISO9000 O QUE DESCOBRIMOS Vantagens de Pesquisa através da Internet Alcance Alcance A aldeia Global A aldeia Global Amostras difíceis, pessoas muito ocupadas Amostras difíceis, pessoas muito ocupadas A qualquer hora, em qualquer lugar A qualquer hora, em qualquer lugar Acessibilidade imediata Acessibilidade imediata Uma vez contactado, o entrevistado fica contactavel Uma vez contactado, o entrevistado fica contactavel Rápido, possibilidade de resposta contínua Rápido, possibilidade de resposta contínua Flexibilidade Flexibilidade Potencial para trabalho consecutivo ou simultâneo com subgrupos diferentes Potencial para trabalho consecutivo ou simultâneo com subgrupos diferentes Potencial para rabalhos que envolvam um desenvolvimento sequencial, com base nas reacções dos entrevistados Potencial para rabalhos que envolvam um desenvolvimento sequencial, com base nas reacções dos entrevistados

14 ISO9000 O QUE DESCOBRIMOS Vantagens dos grupos On-line Mais interacção de grupo que em qualquer outra técnica online Mais interacção de grupo que em qualquer outra técnica online Possibilidade de testes multimédia Possibilidade de testes multimédia Meio adequado para a aplicação de algumas técnicas projectivas…participantes menos inibidos Meio adequado para a aplicação de algumas técnicas projectivas…participantes menos inibidos Grande controle na administração de estímulos Grande controle na administração de estímulos Podem ser assistidos pelo cliente Podem ser assistidos pelo cliente Gravação imediata da informação recolhida Gravação imediata da informação recolhida

15 ISO9000 O QUE DESCOBRIMOS Desvantagens dos Grupos Online Tempo gasto : menos cobertura por hora de moderação Tempo gasto : menos cobertura por hora de moderação Menos flexibilidade na moderação do grupos do que em entrevistas F2F ou Grupos moderados por Menos flexibilidade na moderação do grupos do que em entrevistas F2F ou Grupos moderados por Requerem boa capacidade de escrever em teclado e de expressão através da escrita ( tanto do moderador como dos participantes) Requerem boa capacidade de escrever em teclado e de expressão através da escrita ( tanto do moderador como dos participantes) No caso de haver um só moderador é difícil lidar com modificações que o cliente deseje fazer durante o grupo No caso de haver um só moderador é difícil lidar com modificações que o cliente deseje fazer durante o grupo Comentários do grupo não aparecem de forma sequencial Comentários do grupo não aparecem de forma sequencial

16 ISO9000 O QUE DESCOBRIMOS MEGS (Moderated groups) Não tem grandes requesitos técnicos - não é necessário alugar uma plataforma) Não tem grandes requesitos técnicos - não é necessário alugar uma plataforma) O grau de interactividade é controlado através da frequência com que o moderador sintetiza a informação e a partilha com os participantes O grau de interactividade é controlado através da frequência com que o moderador sintetiza a informação e a partilha com os participantes Geram informação detalhada e aprofundada Geram informação detalhada e aprofundadaMAS… É mais difícil controlar a apresentação de estímulos É mais difícil controlar a apresentação de estímulos Menor espontaneidade nos exercícios Menor espontaneidade nos exercícios Mais adequados para tópicos bem definidos Mais adequados para tópicos bem definidos

17 ISO9000 Aldeia Global Opiniões e Estereótipos

18 ISO9000 Opiniões sobre a Internet

19 ISO9000 A Internet & Troca de Opiniões I A maioria espera que A maioria espera que a Internet contribua para uma melhor compreensão entre diferentes populações. UK e a China mais optimistas A possibilidade de acesso à Net é um ponto crucial As pessoas que trabalham em serviços, as que tem maior grau de escolaridade, os jovens, serão os que mais vão utilizar e beneficiar deste meio

20 ISO9000 A Democracia e a Internet Na maioria dos países, os entrevistados assumem que a Internet irá estimular a democracia. Na maioria dos países, os entrevistados assumem que a Internet irá estimular a democracia. Conhecimento das condições de outros países Conhecimento das condições de outros países Livre troca de opiniões entre as pessoas Livre troca de opiniões entre as pessoas A Alemanha, a França e o Canada manifestam preocupações sobre os conteúdos da Web e sobre a possibilidade de manipulação da opinião pública A Alemanha, a França e o Canada manifestam preocupações sobre os conteúdos da Web e sobre a possibilidade de manipulação da opinião pública

21 ISO9000 A Internet & Troca de Opiniões II A partilha e a abertura da informação são encaradas de forma positiva... A partilha e a abertura da informação são encaradas de forma positiva mas há também preocupações:... mas há também preocupações: por ex, items porno / subversivos por ex, items porno / subversivos Aumento da comunicação a nível pessoal, politico e de negócios Aumento da comunicação a nível pessoal, politico e de negócios Termina com as barreiras de tempo, espaço, acesso tecnológico Termina com as barreiras de tempo, espaço, acesso tecnológico

22 ISO9000 Não há expectativas de que a Internet vá mudar aspectos da identidade nacional - nem que venha a mudar a percepção que temos dos outros povos…. Não há expectativas de que a Internet vá mudar aspectos da identidade nacional - nem que venha a mudar a percepção que temos dos outros povos…. …excepto onde mudanças radicais políticas/culturais ocorreram recentemente (e.g. Hungary) A Internet & Troca de Opiniões III Passamos a conhecermo-nos melhor... …mas as caracteristicas das nações não irão mudar por isso (Hungria) ) Embora aumente o entendimento, as diferenças não irão desaparecer (UK)

23 ISO9000 A Internet & Troca de Opiniões IV Apenas uma minoria de entrevistados em cada país mudou as sua percepção sobre povos de outros continentes. Quando tal aconteceu, os aspectos em que se verificaram mudanças de opinião são poucos: Apenas uma minoria de entrevistados em cada país mudou as sua percepção sobre povos de outros continentes. Quando tal aconteceu, os aspectos em que se verificaram mudanças de opinião são poucos: Mais ou menos simpáticos do que esperavam Mais ou menos simpáticos do que esperavam Mais ou menos competentes com a internet Mais ou menos competentes com a internet É interessante notar que a maioria dos entrevistados chineses declara que a sua opinião sobre os estrangeiros mudou para melhor É interessante notar que a maioria dos entrevistados chineses declara que a sua opinião sobre os estrangeiros mudou para melhor

24 ISO9000 Porque é que a Internet não irá afectar os estereotipos culturais? É apenas outro canal de comunicação É apenas outro canal de comunicação A maioria das trocas de informação são muito pessoais A maioria das trocas de informação são muito pessoaisOu muito focadas em assuntos específicos muito focadas em assuntos específicos Para obter informação é necessário uma busca activa, conhecimento e motivação para procurar Para obter informação é necessário uma busca activa, conhecimento e motivação para procurar

25 ISO9000 Aldeia Global Os Estereótipos

26 ISO9000 Estereótipos e Opiniões Conclusões que resultam de uma combinação de abordagens qualitativas que inclui: Conclusões que resultam de uma combinação de abordagens qualitativas que inclui: Associações livres Associações livres Caracteristicas do país e das pessoas Caracteristicas do país e das pessoas Agrados, desagrados e impressões Agrados, desagrados e impressões Experiência e o ouvir dizer Experiência e o ouvir dizer Negócios e empresas Negócios e empresas Símbolos e projecções – personalidade, animais e cores Símbolos e projecções – personalidade, animais e cores

27 ISO9000 AUSTRÁLIA A essência A essência Natureza, liberdade e informalidade Natureza, liberdade e informalidade O melhor da Austrália O melhor da Austrália Energia, pensamento livre, pessoas descontraídas Energia, pensamento livre, pessoas descontraídas Vida moderna numa terra antiga Vida moderna numa terra antiga Beleza física, sem fronteiras Beleza física, sem fronteiras Sol, água e bonomia Sol, água e bonomia O pior da Austrália O pior da Austrália Pessoas um pouco superficiais/História de racismo Pessoas um pouco superficiais/História de racismo Os Australianos por eles próprios... Os Australianos por eles próprios... Um povo simpático, descontraído, que vive em harmonia com o seu meio ambiente Um povo simpático, descontraído, que vive em harmonia com o seu meio ambiente

28 ISO9000BÉLGICA A Essência A Essência Um mistura discreta de política e comida. Um mistura discreta de política e comida. O melhor O melhor O centro da Europa (CEE) O centro da Europa (CEE) Simpáticos, bons anfitriões Simpáticos, bons anfitriões A comida indulgente: Chocolate, bolachas…. A comida indulgente: Chocolate, bolachas…. O pior O pior Horizontes limitados – vizinhos de grande dimensão, ambições modestas, um povo dividido Horizontes limitados – vizinhos de grande dimensão, ambições modestas, um povo dividido Os Belgas por eles próprios... Os Belgas por eles próprios... Um povo que procura escapar ao peso da política levando um estilo de vida agradável, onde a comida rica tem um papel importante … Um povo que procura escapar ao peso da política levando um estilo de vida agradável, onde a comida rica tem um papel importante …

29 ISO9000 CANADÁ A Essência A Essência País enorme, cultura nova, horizontes limitados País enorme, cultura nova, horizontes limitados O Melhor do Canada O Melhor do Canada Estilo de vida civilizado Estilo de vida civilizado Preservação da vida selvagem Preservação da vida selvagem Simpáticos, acolhedores, ricos, tolerantes Simpáticos, acolhedores, ricos, tolerantes O Pior do Canada O Pior do Canada Demasiado brandos, pouco interessantes Demasiado brandos, pouco interessantes Os Canadianos por eles proprios... Os Canadianos por eles proprios... Simpáticos, educados, espirito aberto Simpáticos, educados, espirito aberto País de contrastes, rico País de contrastes, rico Falta de confiança nacional Falta de confiança nacional

30 ISO9000 CHINA A Essência A Essência Obcecados pelo trabalho num país de contradições. Obcecados pelo trabalho num país de contradições. O Melhor da China O Melhor da China Bonita, misteriosa, país imenso Bonita, misteriosa, país imenso Industria Industria Passado glorioso, sabedoria antiga - num processo de mudança Passado glorioso, sabedoria antiga - num processo de mudança O Pior da China O Pior da China Subjugação passiva do despotismo Subjugação passiva do despotismo Pouco respeito pelos Direitos Humanos Pouco respeito pelos Direitos Humanos Os Chineses por eles próprios… Os Chineses por eles próprios… Povo apaixonado, corajoso, simpático, falador, pacifico e tolerante Povo apaixonado, corajoso, simpático, falador, pacifico e tolerante

31 ISO9000 FRANÇA A Essência A Essência Hedonismo e boa vida - Herança requintada Hedonismo e boa vida - Herança requintada O melhor de França O melhor de França Sensualidade –comida, bebida, adornos Sensualidade –comida, bebida, adornos Beleza natural, arquitectura e arte Beleza natural, arquitectura e arte Estilo e romantismo refinado Estilo e romantismo refinado O Pior de França O Pior de França Arrogância e nacionalismo Arrogância e nacionalismo Os Franceses por eles próprios.... Os Franceses por eles próprios.... Hedonistas, refinados, num país bonito Hedonistas, refinados, num país bonito Individualistas, egocêntricos Individualistas, egocêntricos

32 ISO9000ALEMANHA A Essência A Essência Poderio ecomómico ensombrado pelo passado histórico Poderio ecomómico ensombrado pelo passado histórico O melhor da Alemanha O melhor da Alemanha Excelência e determinação Excelência e determinação Potência económica Potência económica Pessoas abertas, sinceras, comida e bebida pouco sofisticada mas sincera Pessoas abertas, sinceras, comida e bebida pouco sofisticada mas sincera O pior da Alemanha O pior da Alemanha Ameaça do Neo-Fascismo Ameaça do Neo-Fascismo Arrogância/agressão Arrogância/agressão Os Alemães por eles próprios… Os Alemães por eles próprios… Potência económica, organização, industria, qualidade e precisão Potência económica, organização, industria, qualidade e precisão (Demasiado) Conservadores & sérios (Demasiado) Conservadores & sérios

33 ISO9000 HUNGRIA A Essência A Essência Um enigma com um passado romântico Um enigma com um passado romântico O melhor da Hungria O melhor da Hungria Liberdade, Regeneração Liberdade, Regeneração Temperamento cigano, quente Temperamento cigano, quente Historia Magiar, folclore, cor Historia Magiar, folclore, cor O pior da Hungria O pior da Hungria ? ? Os Húngaros por eles próprios… Os Húngaros por eles próprios… Paraíso turístico Paraíso turístico Em busca da estabilidade política e da realização pessoal Em busca da estabilidade política e da realização pessoal Uma herança de burocracia e de descontentamento Uma herança de burocracia e de descontentamento

34 ISO9000 ITÁLIA A Essência A Essência Calor humano, generosidade e estilo …mas com um lado sombrio Calor humano, generosidade e estilo …mas com um lado sombrio O melhor de Itália O melhor de Itália Comida, cultura, mar e sol Comida, cultura, mar e sol Estilo, calor humano, paixão, amor pelo desporto Estilo, calor humano, paixão, amor pelo desporto O pior de Itália O pior de Itália Mafia, corrupção, machismo, instabilidade Mafia, corrupção, machismo, instabilidade Os Italianos por eles próprios... Os Italianos por eles próprios... Calor Mediterrânico, tradição Calor Mediterrânico, tradição Malandrice, burocracia Malandrice, burocracia Diferenças entre o Sul e o Norte - falta de um sentimento de união nacional

35 ISO9000 PORTUGAL A Essência A Essência Um país na fronteira da Europa Um país na fronteira da Europa O Melhor de Portugal O Melhor de Portugal Mar, sol, destino de férias ainda pouco explorado Mar, sol, destino de férias ainda pouco explorado Pessoas simples e hospitaleiras Pessoas simples e hospitaleiras Os descobrimentos: uma herança de aventuras Os descobrimentos: uma herança de aventuras O Pior de Portugal O Pior de Portugal Um povo fatalista e com falta de dinamismo Um povo fatalista e com falta de dinamismo Os Portugueses por eles próprios Os Portugueses por eles próprios Um país bonito, bom vinho, boa comida Um país bonito, bom vinho, boa comida Um povo simpático e caloroso -mas isolado, pobre e com falta de confiança em si próprio Um povo simpático e caloroso -mas isolado, pobre e com falta de confiança em si próprio

36 ISO9000 REINO UNIDO A Essência A Essência Integração – tradição, excentricidade, liberdade Integração – tradição, excentricidade, liberdade O Melhor do RU O Melhor do RU Fausto, herança histórica, democracia, integração e individualismo Fausto, herança histórica, democracia, integração e individualismo Estilo clássico que coexiste com um espírito contemporâneo e cool Estilo clássico que coexiste com um espírito contemporâneo e cool O Pior do RU O Pior do RU Frieza, snobismo, Hooliganismo no futebol Frieza, snobismo, Hooliganismo no futebol Os Ingleses por eles próprios... Os Ingleses por eles próprios... Um povo aberto, gosta de gozar a vida, excêntrico Um povo aberto, gosta de gozar a vida, excêntrico um povo que combina com sucesso o antigo e o moderno um povo que combina com sucesso o antigo e o moderno Demasiado insular, demasiado centrado em si próprio Demasiado insular, demasiado centrado em si próprio

37 ISO9000 ESTADOS UNIDOS A Essência A Essência O Super poder materialista O Super poder materialista Uma terra de extremos e de contrastes Uma terra de extremos e de contrastes O melhor dos EUA O melhor dos EUA Ousados, simpáticos e dinâmicos Ousados, simpáticos e dinâmicos Abundância e oportunidade Abundância e oportunidade Acolhedores de emigrantes, um melting pot de nacionalidades e culturas Acolhedores de emigrantes, um melting pot de nacionalidades e culturas O pior dos EUA O pior dos EUA Um povo egocêntrico e cheio de preconceitos Um povo egocêntrico e cheio de preconceitos Criminalidade Criminalidade

38 ISO9000 Os estereótipos ainda florescem na Aldeia Global! Obrigado pela vossa atenção


Carregar ppt "ISO9000 ALDEIA GLOBAL Cross Cultural Perceptions Ipsos Insight - The Worldwide Qualitative Company."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google