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Roteiro de Pesquisa Roteiro NÃO é questionário

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Apresentação em tema: "Roteiro de Pesquisa Roteiro NÃO é questionário"— Transcrição da apresentação:

1 Roteiro de Pesquisa Roteiro NÃO é questionário
Quali não pretende mensurar dados, e sim mapear tendências e padrões de comportamento, avaliar percepções, obter opiniões Itens/ questões abertas – permitem respostas em profundidade  em forma de áreas de abordagem e/ ou de perguntas [conforme preferência do moderador] Utilização das técnicas projetivas  cuidado com a adequação.

2 Como fazer... MODELO GENÉRICO APRESENTAÇÃO
(Moderador, Entrevistados, Forma de trabalho, Instituto) AQUECIMENTO/CONTEXTO (um pouco da história do entrevistado, rotina de vida, valores) RELAÇÃO COM A CATEGORIA (produtos que compra, por que compra, relacionar com hábitos, costumes, desejos e necessidades) RELAÇÃO COM PRODUTOS/ MARCAS (conhecimento,preferências, opiniões) OBJETO PRINCIPAL DO ESTUDO (avaliação de um conceito, produto, posicionamento)

3 PRELIMINARES, ÁREAS SECUNDÁRIAS CUIDADO: TEMPO DEMAIS NAS
Como fazer... AQUECIMENTO/CONTEXTO (um pouco da história do entrevistado, rotina de vida, valores) APRESENTAÇÃO (Moderador, Entrevistados, Forma de trabalho, Instituto) RELAÇÃO COM A CATEGORIA (produtos que compra, por que compra, relacionar com hábitos, costumes, desejos e necessidades) RELAÇÃO COM PRODUTOS/ MARCAS (conhecimento,preferências, opiniões) OBJETO PRINCIPAL DO ESTUDO (avaliação de um conceito, produto, posicionamento) PRELIMINARES, ÁREAS SECUNDÁRIAS CUIDADO: TEMPO DEMAIS NAS

4 ROTEIRO DE DISCUSSÕES EM GRUPO
Modelo roteiro ROTEIRO DE DISCUSSÕES EM GRUPO PROJETO CLÁSSICO     OBJETIVOS: ATUALIZAR, MODERNIZAR A EMBALAGEM DE UMA MARCA DE CREAM CHEESE MATERIAL:  chart com novo design de embalagem e logos   momento de apresentar estímulos no roteiro SEQUÊNCIA DO ROTEIRO/ ORDEM DE ESTÍMULOS: AQUECIMENTO 1. ASSOCIAÇÕES ESPONTÂNEAS COM A CATEGORIA/ MARCAS PRINCIPAIS 2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM `CLÁSSICO ` 3. AVALIAÇÃO LOGOS 4. NOVA EMBALAGEM X CONCORRÊNCIA

5 Modelo roteiro AQUECIMENTO
 Instituto, Técnica, Participantes, Composição Familiar, Dia-a-dia, Lazer.    I. ASSOCIAÇÕES ESPONTÂNEAS COM A CATEGORIA/ MARCAS PRINCIPAIS Associações Espontâneas: Quando eu falo cream cheese o que vem à cabeça de vocês? Personalidade da marca: PERSONIFICAÇÃO CLÁSSICO Se fosse uma pessoa, quem CLÁSSICO seria: Levantar: características físicas/ dados demográficos personalidade, temperamento profissão estilo de vida vida social estilo de roupa/ como se veste família carro tipo de relação que teria com ele sentimento principal em relação a essa pessoa etc  Levantar com o grupo os valores da marca [ Flip chart] Lembrança da embalagem atual de CLÁSSICO [ESPONTÂNEO]: elementos mais retidos

6 Modelo roteiro 2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO    [SEM MENCIONAR QUE SE TRATA DE NOVO DESIGN DE EMBALAGEM/RÓTULO `VOU MOSTRAR UMA EMBALAGEM PRA VOCÊS...`] Reações Iniciais, Primeiras Impressões  O que passou pela cabeça, sentiram ao ver esta embalagem? [VERIFICAR PERCEPÇÃO ESPONTÂNEA DE NOVIDADE  SÓ EMBALAGEM OU PRODUTO TAMBÉM? ] [DIZER QUE É UMA EMBALAGEM, AINDA EM TESTE, NÃO FINALIZADA] Receptividade Geral: O que acham da nova embalagem de CLÁSSICO? [BEM ABERTO]. Áreas de agrado e desagrado.

7 Modelo roteiro 2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO Entendimento da nova proposta/ novo conceito de design de embalagem: Como interpretam o que se pretende comunicar: Qual foi a intenção do fabricante, o que ele quis dizer para as consumidoras ao desenhar esta nova embalagem?        [USAR FLIP CHART]  [ESCONDER O BOARD] Atributos Percebidos: se tivessem que contar para uma amiga como é essa nova embalagem, como descreveriam? como se caracteriza esta nova embalagem? Para cada atributo acima, aprofundar vantagens e benefícios associados Atratividade: O novo conceito ` fala com elas`, é atrativo? De que modo, em que sentido?

8 Modelo roteiro 2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO  Relevância do novo conceito para as participantes  Mobilização, Ganhos: Que importância tem pra elas a nova embalagem, uma embalagem com estas características? [ATENÇÃO: DIFERENÇAS ENTRE USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DA MARCA] Exercício da marca/nova embalagem na gôndola [A CONSUMIDORA NO LUGAR DA EMBALAGEM] Como ela está se sentindo `com essa roupa`? O que pensa? O que acha que as pessoas pensam quando olham para ela? O que a nova embalagem diz a respeito da marca CLÁSSICO? - O que agrega à imagem da marca CLÁSSICO? E o que transforma em CLÁSSICO? NOVO EXERCÍCIO DE PERSONIFICAÇÃO DA MARCA CLÁSSICO  À PARTIR DA MUDANÇA DE EMBALAGEM  Como fica a marca CLÁSSICO agora? Que traços/ características ela perde e quais passa a ter?      

9 Modelo roteiro  2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO EXERCÍCIO DO BALÃO USANDO VALORES CITADOS NO INÍCIO, ANTES DE VER EMBALAGENS [RETOMAR FLIP CHART]: PEDIR PARA O GRUPO ACRESCENTAR CARACTERÍSTICAS DESTA EMBALAGEM DE CLÁSSICO –  AGREGAR NO FLIP CHART propor um jogo de imaginação no qual todos os presentes encontram-se num balão que, ao invés de continuar subindo, está caindo por causa do peso das palavras  as palavras são as características de CLÁSSICO solicitar então que sejam jogadas para fora do balão as palavras dispensáveis, guardando-se as 7 características mais importantes e essenciais, sem as quais a marca nao existe, permitindo assim que o balão flutue entender a razão da permanência de cada uma das 7 palavras e da dispensa de cada uma das outras Avaliação final de aspectos formais da nova alternativa de embalagem [design/ rótulo]  composição/ conjunto, cartela de cores, iconografia [ilustração/ fotos] verificar harmonia, agrado, adequação à categoria e à marca -         

10 Modelo roteiro 2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO Avaliação final de aspectos formais da nova alternativa de embalagem [design/ rótulo]  composição/ conjunto, cartela de cores, iconografia [ilustração/ fotos] verificar harmonia, agrado, adequação à categoria e à marca -  verificar modernidade  aspectos e elementos que traduzem modernização -  verificar rupturas  Grau de mudança: ligeira, média, acentuada? Descaracteriza a embalagem/ afeta o reconhecimento e a identidade da marca?

11 Modelo roteiro 3. AVALIAÇÃO LOGOS
3.     AVALIAÇÃO LOGOS AVALIAÇÃO DAS 4 OPÇÕES DE LOGO, VERIFICANDO PARA CADA VERSÃO: [MONÁDICA E RODÍZIO - EXPLORAR ITENS ABAIXO PARA O PRIMEIRO LOGO MOSTRADO] Impressões Gerais Likes e Dislikes, Pontos fortes e Fracos Idéias e conteúdos comunicados Aspectos Formais: cores, icones Adequação à imagem da marca Adequação à idéia de modernidade [que se pretende agregar à marca] Nível de Ruptura em relação à embalagem atual [por imagem]/ imagem da marca: ligeira, média, acentuada Nível de identificação e adesão

12 Modelo roteiro 4. NOVA EMBALAGEM X CONCORRÊNCIA
4.     NOVA EMBALAGEM X CONCORRÊNCIA [ESTÍMULO VERBAL  AVALIAÇÃO POR IMAGEM/ LEMBRANÇA DE EMBALAGEM DA CONCORRÊNCIA] Avaliação das novas embalagens x embalagens da concorrência  comparando com a embalagem das outras marcas de cream cheese que conhecem/ usam, como se comportam as novas embalagens de CLÁSSICO? Como se diferenciam das outras? Onde ganham, onde perdem? AGRADECER E ENCERRAR

13 Roteiro básico de pesquisa de comunicação
Privilegiar as reações espontâneas, sem interferência de atitudes e valores mencionados anteriormente Inverter ordem convencional APRESENTAÇÃO (Moderador, Entrevistados, Forma de trabalho, Instituto) AQUECIMENTO/CONTEXTO (um pouco da história do entrevistado, rotina de vida, valores) OBJETO PRINCIPAL DO ESTUDO (avaliação de um conceito, campanha) RELAÇÃO COM PRODUTOS/ MARCAS (conhecimento,preferências, opiniões) Se necessário RELAÇÃO COM A CATEGORIA (produtos que compra, por que compra, relacionar com hábitos, costumes, desejos e necessidades)

14 Exercício Roteiro de pesquisa de comunicação


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