A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Vivian Zaboetzki Dutra. É uma afecção cutânea que acomete a região coberta por fraldas. A principal causa da afecção é o contato direto da pele.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Vivian Zaboetzki Dutra. É uma afecção cutânea que acomete a região coberta por fraldas. A principal causa da afecção é o contato direto da pele."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Vivian Zaboetzki Dutra

2 É uma afecção cutânea que acomete a região coberta por fraldas. A principal causa da afecção é o contato direto da pele com a urina, fezes e bactérias fecais, associadas à umidade e calor local. Fatores que predispõem ao aparecimento da dermatite amoniacal, entre eles: obesidade, higiene e vestuário inadequados, uso de talco, calça plástica, fralda descartável, sabonete perfumado e lavagem incorreta das fraldas. O tratamento da dermatite amoniacal envolve cuidados com a criança e com as fraldas e pele do bebê. Salienta-se a importância de orientar as mães a esses cuidados, objetivando prevenir seu reaparecimento.

3

4 A candidíase ou moléstia produzida por um fungo do gênero cândida Albicans. Caracteriza-se pela presença de placas brancas não removíveis, semelhante a coágulo de leite na mucosa da boca, gengivas e língua. Quando localizadas nessa região é popularmente conhecida como sapinho, ou bichinho. A moléstia pode atingir brônquios, pulmões, trato gastrointestinal e outros órgãos. Constatou-se que a maioria das mães de crianças portadoras de candidíase acredita que o banho diário é prejudicial. Segundo elas o banho faz recolher o sapinho. A atuação da enfermagem é importante na orientação à prevenção da candidíase oral, bem como quanto à adequada higiene oral da criança.

5

6 É uma dermatose crônica recorrente, não contagiosa, que se caracteriza pela presença de crostas descamativas no couro cabeludo, fronte, sobrancelhas e sulco retroauricular, podendo estender-se o pescoço, axila, região umbilical e genital. O cuidado de enfermagem mais eficiente consiste em aplicar solução oleosa no couro cabeludo, objetivando a remoção das crostas. Este procedimento deve ser realizado antes do banho uma vez ao dia, conforme prescrição da enfermeira.

7

8 A escabiose popularmente conhecida como sarna, trata-se de uma afecção cutânea contagiosa pelo Sacoptes Scabiel. Caracteriza- se por lesões multiformes acompanhadas de prurido intenso.

9

10 A infestação pela tunga penetrans, ou bicho de pé é frequente em nosso meio. A alguns anos o tratamento consistia na remoção cirúrgica da mesma. Para evitar esse método mais agressivo foi desenvolvido uma técnica baseado em conhecimentos empíricos transmitidos pela própria comunidade. A técnica da remoção da Tunga penetrans com vick vaporub. Para prevenir a infestação os pais devem orientar os filhos para o uso de calçados e o tratamento da terra com desinfetantes apropriados, bem como dos cães contaminados quando é o caso. A remoção consiste na aplicação do Vick Vaporub sobre a região de penetração da tunga, realizando curativo oclusivo, até que se obtenha a morte e secagem do parasita. Assim a remoção torna-se fácil e atraumática.

11

12 Denomina-se pio dermite as afecções cutâneas que se caracterizam por pústulas generalizadas. Em ambiente hospitalar essa afecção é causada principalmente por Staphylococcus aureus. Constata-se que esse tipo de pio dermite é frequente e atinge grande número de crianças recém-nascidas. O método de tratamento tradicional destas lesões consiste em perfurar as pústulas e banhar a pele com solução de MnO 4 (permanganato de potássio).

13


Carregar ppt "Profª Vivian Zaboetzki Dutra. É uma afecção cutânea que acomete a região coberta por fraldas. A principal causa da afecção é o contato direto da pele."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google