A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Padrões de consumo – diferenças e fatores explicativos O rendimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Padrões de consumo – diferenças e fatores explicativos O rendimento"— Transcrição da apresentação:

1 Padrões de consumo – diferenças e fatores explicativos O rendimento
Por: Carolina

2 Fatores influenciadores do consumo
Extra-económicos Modos de vida Publicidade Tradição Estrutura etária dos agragados familiares Moda Económicos Rendimento Inovação das tecnologias Crédito Preços

3 O consumo e o rendimento
O que é o consumo neste caso? É uma função do rendimento, ou seja, quanto maior ou menor for o rendimento, maior ou menor será o consumo das famílias. “ceteris paribus”  se tudo o resto se mantiver.

4 Efeito do tipo de rendimento sobre a estrutura de consumo
A variação de rendimento sobre o consumo não é igual para tudo. Exemplo: O consumo de bens essenciais pode diminuir ao haver maior rendimento. Em bens normais o consumo será quase o mesmo, no entanto, em bens superiores ou supérfluos, com o aumento do rendimento, a percentagem de despesas gastas no referidos tende a ser maior. A variação do rendimento determina as alterações na estrutura de consumo dos agentes económicos.

5 Estrutura de consumo O que é? Forma como as despesas dos agentes económicos estão divididas pelas categorias de consumo. Lei de Engel quanto menor é o rendimento de uma família, maior será a percentagem das despesas em alimentação desse agente económico em relação ao total de despesas. Como se calcula o coeficiente orçamental?


Carregar ppt "Padrões de consumo – diferenças e fatores explicativos O rendimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google