A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução Seleção Natural "Quanto maior for a variabilidade genética de uma população, maior será a capacidade dela se adaptar às adversidades do meio."

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução Seleção Natural "Quanto maior for a variabilidade genética de uma população, maior será a capacidade dela se adaptar às adversidades do meio.""— Transcrição da apresentação:

1 Evolução Seleção Natural "Quanto maior for a variabilidade genética de uma população, maior será a capacidade dela se adaptar às adversidades do meio."

2 Criacionismo (Fixismo) x Evolucionismo.

3 que é evolucionismo ? Evolução, no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo Do ponto de vista genético: qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações

4 Importância – Taxonomia (Classificação dos seres vivos) – Citologia (Diferenciação Celular) – Ecologia (Relações entre os seres vivos) – Genética (Como ocorrem as mudanças)

5 Adaptação: fixismo versus transformismo O gafanhoto é verde por que vive na grama ou vive na grama por que é verde?

6 Carlos Linneu, ( ) Dedicado à botânica e à física, tem como grande contribuição a criação da taxonomia, ciência que trata da classificação dos seres vivos. Systema Naturae; Fixista ( número de espécies existentes são os mesmos desde a sua criação );

7 Adaptação: a espécie em mudança exemplos que ilustram a adaptação das espécies às mudanças do meio: a)A resistência de insetos ao DDT b) A resistência de bactérias aos antibióticos c) A coloração protetora das mariposas Biston betularia.

8 Evidências da Evolução EMBRIOLOGIA

9 – Anatomia comparada Órgãos homólogos (mesma origem embrionária, mas podem exercer diferentes funções). Órgãos análogos (Semelhantes em aparência e/ou função, mas com diferente origem embrionária).

10 Evidências – Convergência de forma Exemplo: Baleias e peixes

11

12 Evidências – Registros fósseis Exemplo: Archaeopiteryx e celacantus (fóssil vivo)

13 Evidências – Bioquímica Composição química semelhante Código genético

14 Evidências – Órgãos vestigiais Exemplo: Cóccix e apêndice A presença destas estruturas vestigiais revela a ação de uma evolução no sentido regressivo, privilegiando indivíduos com estruturas cada vez menores, como os dentes em algumas espécies de baleias, dedos laterais nos cavalos, apêndice humano, ossos das patas em cobras, etc.;

15 Teorias Evolucionárias – Teoria de Lamark Pontos básicos: Lei do Uso e desuso Lei da transmissão dos caracteres adquiridos Importância: Combateu o fixismo Primeira teoria científica sobre a evolução Erro básico: as características adquiridas não são transmitidas.

16 Teorias Evolucionárias – Teoria de Darwin Ponto básico: Seleção Natural Importância: Base da atual Teoria da Evolução (Neodarwinismo) Erro básico: Não explicava a origem das variações.

17

18

19 Neo Darwinismo ou Grande Síntese Acrescentam aos princípios de Darwin a genética (como as mudanças ocorrem). Princípios – populações também contém variação genética através de mutação ao acaso – populações evoluem por mudanças nas freqüências gênicas – a diversificação vem através da especiação

20 A especiação: o surgimento de novas espécies surgimento de novas espécies a partir de uma espécie ancestral. De modo geral, para que isso ocorra é imprescindível que grupos da espécie original se separem e deixem de se cruzar. Essa separação constitui o isolamento geográfico e pode ocorrer por migração de grupos de organismos para locais diferentes e distantes, ou pelo surgimento súbito de barreiras naturais intransponíveis

21 Simpatria e alopatria Quando duas populações vivem na mesma área geográfica elas são chamadas de simpátricas (Sin = união, pátricas = de pátria, local de vida). Necessariamente as duas populações deverão pertencer a espécies diferentes. É o caso das Zebras e Girafas encontradas em determinado local da Savana africana. Por outro lado, populações da mesma espécie, ou não, que habitem ambientes diferentes são considerados alopátricas (Aloios, do grego, significa diferente)

22 Analise as proposições: I. As girafas ficaram com o pescoço comprido para comerem as folhas situadas em árvores altas. II. Algumas girafas, por terem pescoço comprido, podiam comer as folhas situadas em árvores altas. III. Um halterofilista, com a musculatura desenvolvida à custa de muito exercício, deverá ter filhos com grande desenvolvimento muscular. Essas proposições podem ser atribuídas respectivamente a: a) Lamarck, Lamarck, Darwin. b) Darwin, Lamarck, Lamarck. c) Lamarck, Darwin, Lamarck. d) Darwin, Darwin, Darwin. e) Lamarck, Lamarck, Lamarck.

23 Dos postulados abaixo, qual deles está mais diretamente relacionado a Charles Darwin? a) As características adquiridas pelo uso são transmitidas de geração em geração. b) Um órgão ou uma outra estrutura qualquer se desenvolve quando o meio externo impõe tal necessidade. c) A evolução resulta de modificações nos genes dos indivíduos, que por sua vez serão transmitidas aos seus descendentes. d) A mutação é uma alteração na seqüência de bases do DNA. e) Através da seleção natural, as espécies serão representadas por indivíduos cada vez mais adaptados. Considere as afirmações a seguir: I. As garças desenvolveram pernas longas esticando-se para manter o corpo fora da água. II. Os peixes de cavernas tornaram-se cegos por não precisarem mais da visão. III. As girafas aumentaram o comprimento dos pescoços esticando-se para atingir as folhas no topo das árvores. É possível considerar compatível com a teoria de Lamarck: a) apenas I.b) apenas II.c) apenas I e II. d) apenas I e III.e) I, II e III.

24 Sabe-se que antibióticos muito úteis por ocasião de seu aparecimento perderam a eficácia no tratamento das infecções. Também no laboratório linhagens de microorganismos sensíveis a determinados antibióticos passam a se desenvolver, apesar da ação destes. Assinale a interpretação correta para o aparecimento da resistência dos microorganismos aos antibióticos: a) 0 excesso de antibiótico causa quebras cromossômicas no organismo doente, diminuindo sua resistência natural. b) Os microorganismos sofrem mutações por ação do antibiótico e passam a se multiplicar mais rapidamente. c) Há seleção dos microorganismos resistentes ao antibiótico, que se multiplicam, enquanto os suscetíveis morrem. d) 0 excesso de antibiótico induz mutações no organismo doente, que se torna suscetível aos microorganismos. e) Os microorganismos vão se habituando à presença do antibiótico, à medida que entram em contato com ele.

25

26


Carregar ppt "Evolução Seleção Natural "Quanto maior for a variabilidade genética de uma população, maior será a capacidade dela se adaptar às adversidades do meio.""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google