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Universidade Federal do Amapá

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Apresentação em tema: "Universidade Federal do Amapá"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Amapá
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio Supervisionado em Língua Materna II rof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira

2 Definição Estágio é um modo especial de capacitação em serviço, caracterizado por conjunto de atividades de prática pré-profissional, exercidas pelo acadêmico em ambiente real de trabalho, sob supervisão, e que possibilita a apreensão de informações sobre o mercado de trabalho, desenvolvimento de conhecimentos e habilidades específicas à formação profissional, e ainda, aperfeiçoamento cultural e de relacionamento humano.

3 Estágio tem os seguintes objetivos:
I Estabelecer conexões reais entre a formação acadêmica e o mundo profissional; II Associar os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Graduação às habilidades que o profissional precisa desenvolver para “saber-fazer” frente às exigências da sociedade e das organizações;

4 III Propiciar aos acadêmicos espaços e experiências profissionais, para o desenvolvimento de competências voltadas à solução de problemas; IV Complementar o processo ensino-aprendizagem promovido pelo Curso de Graduação, mediante o fortalecimento das potencialidades do aluno e de seu aprimoramento profissional e pessoal.

5 O Estágio, como componente curricular dos Cursos de Graduação, será composto das seguintes etapas:
I Diagnóstica: caracterizada pela observação e contextualização dos espaços de atuação profissional, visando identificar condições estruturais, materiais, humanas, administrativas e organizacionais do campo de estágio, dentre outros aspectos pertinentes à formação; II Projetual: caracterizada pela tessitura de Plano de Ação, de caráter investigativo e interventivo, fundado nos dados levantados na fase Diagnóstica;

6 III Interventiva: caracterizada pela execução do Plano de Ação no campo de Estágio, observado o calendário de atividades da Instituição Concedente; IV Sistematizadora: caracterizada pela elaboração do Relatório de Estágio, documento-síntese da produção do conhecimento, construído no decurso das fases Diagnóstica, Projetual e Interventiva.

7 São atribuições do Aluno-Estagiário:
I Cumprir o Projeto do Estágio Supervisionado, em todas as suas etapas constitutivas, seja ele Obrigatório ou Não-Obrigatório; II Demonstrar responsabilidade e organização no desenvolvimento do Estágio; III Atender às normas da Instituição Concedente; IV Participar das avaliações de desempenho individual e coletivo, sempre que solicitado; V Manter atitude ético-profissional no desempenho de todas as atividades do Estágio.’

8 São atribuições do Professor-Supervisor:
I Participar das atividades programadas visando ao planejamento e avaliação global das atividades a serem desenvolvidas no Estágio; II Elaborar Projeto específico para o desenvolvimento da disciplina Estágio Supervisionado, baseado no Projeto-Referência do Estágio, observando os pré-requisitos e o status do componente dentro da matriz curricular, bem como os diferentes níveis de composição da disciplina, de modo a promover o desdobramento lógico do itinerário formativo; III Visitar, avaliar e selecionar as entidades previstas como Instituições-Campo para os Estágios Obrigatórios, sempre na observância dos critérios básicos de seleção previstos nos Incisos I e II, do Artigo 6º da Resolução;

9 IV Apresentar e encaminhar, oficialmente, os Alunos-Estagiários aos respectivos Campos de Estágios;
V Orientar, supervisionar e avaliar, pontualmente, o desenvolvimento do Estágio que esteja sob sua responsabilidade dentro do semestre letivo, seja ele Obrigatório ou Não-Obrigatório; VI Estimular e valorizar, intra e extra Universidade, experiências inovadoras de Estágio desenvolvidas pelos Alunos-Estagiários.

10 Cronograma de desenvolvimento do estágio:
I. Fase Diagnóstica: 21/06/ /06/2013 Aspectos a serem observados: estrutura física: nº de salas de aula; localização; dimensão do espaço da escola; bairros que atende; Sala de leitura; Biblioteca; Sala de vídeo e outros espaços alternativos; Recursos materiais disponíveis; Recursos humanos: total de professores (especificando o nº de profs. de LP); outros profissionais atuantes na escola; Nº de turmas, séries e níveis de ensino oferecidos na escola; turnos que atende. 04/07/2013 = Apresentação do diagnóstico

11 II. Fase Projetual: 05/07/ /07/2013 Atividades a serem desenvolvidas: Elaboração do Projeto (plano de ação) de intervenção na escola diagnosticada; Preparação de material para a execução do Projeto: textos, atividades, exposições, recursos materiais – papel, slides, cartazes, etc; 01/08/2013 = Entrega do projeto final (entrega pessoal);

12 III. Fase Interventiva:
02/08/ /08/2013 Atividades a serem desenvolvidas: Observação de aulas de literaturas em língua portuguesa na turma selecionada; Execução do plano de ação: ministrar aula, propor atividades, explicar, ler, questionar, instigar, sugerir, etc;

13 IV. Fase Sistematizadora: :
30/08/ /09/2013 Elaboração do Relatório final de Estágio (anexar todas as atividades desenvolvidas, textos de apoio, slides, plano de aula, de ensino, documentos da escola: declaração do diretor da escola, do professor da turma, lista de frequência dos alunos da turma selecionada, registro fotográfico das atividades realizadas, produção dos alunos, etc.) 12/09/2013: Socialização em sala de aula (UNIFAP).    19/09/2013: Entrega do relatório final.


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