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Prof: Paulo Sérgio Vilches Fresneda Alunos: Alvaro Raineri de Lima – Eletrobras Eletronorte Maria Odete Alves do Nascimento- CNPQ Elisabete Proença Strauhs.

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1 Prof: Paulo Sérgio Vilches Fresneda Alunos: Alvaro Raineri de Lima – Eletrobras Eletronorte Maria Odete Alves do Nascimento- CNPQ Elisabete Proença Strauhs São Paulo – Outubro KM Brasil 2011 PROPOSTA DE QUESTÕES A SEREM UTILIZADAS NA MÉTRICA -REALIMENTAÇÃO E MECANISMOS DE MONITORAÇÃO RELACIONADOS AO AMBIENTE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO- ASSOCIADA À DIMENSÃO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DO MÉTODO OKA PROPOSTA DE QUESTÕES A SEREM UTILIZADAS NA MÉTRICA -REALIMENTAÇÃO E MECANISMOS DE MONITORAÇÃO RELACIONADOS AO AMBIENTE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO- ASSOCIADA À DIMENSÃO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DO MÉTODO OKA

2 Organizational Knowledge Assessment WBI Visão Geral do Projeto OKA

3 World Bank Institute – WBI e o programa de GC Concebido como uma ferramenta para acessar a capacidade e o nível de preparação de uma Organização na utilização adequada de seus ativos intelectuais. Objetivos principais: –Treinamentos em GC –Assistência Técnica do WBI –Avaliação de parceiros do Banco quando GC for um pre- requisito –Coletar dados para benchmark em algumas dimensões da Gestão do Conhecimento Visao geral do Projeto OKA

4 4 Estrutura Básica do Método OKA Fonseca (2006)

5 5 Estrutura Básica do Método OKA – Composto por 3 Elementos Básicos Pessoas, Processos e Sistemas. – Cada elemento é composto por 14 Dimensões – Cada dimensão é formada por diversas métricas – Cada métrica gera uma ou mais perguntas no questionário perfazendo 183 questões com scores associados a cada questão

6 6 Elementos,Dimensões e Métricas ElementoDimensão do conhecimento Número de perguntas PESSOAS Incentivos Culturais19 Identificação e Criação do Conhecimento12 Compartilhamento do Conhecimento13 Comunidades de Pratica e Equipes de Conhecimento15 Aprendizado12 PROCESSOS Liderança e Estratégia16 Fluxos do Conhecimento12 Operacionalização do Conhecimento14 Alinhamento13 Métricas e Monitoramento13 SISTEMA Tecnologia13 Infra-estrutura de Acesso ao Conhecimento11 Conteúdo do Conhecimento11 Programa de Gestão do Conhecimento14

7 7 Elemento: Processos Alinhamento: O grau no qual os objetivos do Programa de GC e seus resultados satisfazem ou realizam objetivos e metas da organização. O que é medido nesta Dimensão do Conhecimento: 1. O grau com que a empresa está apta a articular e concretizar objetivos. 2. O grau com que a empresa contem conhecimento que suporta suas estratégias e está alinhado com seus objetivos. 3. O grau com que o Programa de GC ou as iniciativas de GC refletem os objetivos da organização. 4. O papel da GC para favorecer o atendimento dos objetivos da organização. 5. O alinhamento entre o tipo de conhecimento existente e as necessidades da organização. 6. O grau de alinhamento da GC com os objetivos organizacionais impactando positivamente em suas respostas e resultados. Fonseca (2006)

8 8 Elemento: Sistemas Programa de Gestão do Conhecimento: como o Programa de Gestão do conhecimento está construído dentro da empresa: sua natureza, seu desenho e capacidade para envolver pessoas, unidades, grupos, etc. O que é medido nesta Dimensão do Conhecimento: 1. A infra-estrutura do ambiente/programa de Gestão do Conhecimento. 2. A natureza dos papéis associados com a infra-estrutura do ambiente de Gestão do Conhecimento. 3. O balanceamento entre aspectos formais e não formais da infra-estrutura do ambiente de Gestão do Conhecimento. 4. A existência de laços de realimentação (feedback) e mecanismos de monitoração relacionados ao ambiente de Gestão do Conhecimento.

9 Cultura e Incentivos O grau em que as políticas organizacionais recompensam as atividades do conhecimento O grau de tolerância da organização relacionados com o comportamento de risco e inovação Dimensão Métrica Pergunta A organização possui códigos orçamentários institucionais para conhecimento? Sim Não Não sei Qual a influência da estrutura hierárquica da organização na definição de seus padrões de comunicação? - Muito influente -Um pouco influente -Influente -Não muito influente -Nada influente Fonseca (2006)

10 10 Exemplo – Componentes do OKA Programa de Gestão do Conhecimento Elemento: Dimensão do Conhecimento: SISTEMAS O que é medido: A infra-estrutura do ambiente/programa de Gestão do Conhecimento. Questões e valores: A Organização possui um Programa de Gestão do Conhecimento formal ou definido? Sim10 Somente em algumas unidades5 Não0 Não sei5 Qual o seu grau de familiaridade com o Programa de GC? Muito familiarizado10 Um pouco familiarizado7 Familiarizado5 Um pouco estranho3 Muito estranho0 Fonseca (2006)

11 Forma de Representação do Resultado Final

12 1-Apresentar uma proposta de questões para o método OKA 2-Preencher a lacuna da ausência de questões na métrica PROPÓSITO RELEVÂNCIA DO PROPÓSITO

13 Análise das 199 questões do SYSOKA + Escolha da Dimensão Métricas sem questões Questões propostas LÓGICA Estudo da estrutura do método Existem questões no OKA? Existe em outros diagnósticos? S/N Existe correlação semântica com a métrica? Questões identificadas RELAÇÃO COM O MÉTODO OKA

14 Objeto de estudo Dimensão: Programa de gestão do conhecimento O que é medido:A natureza, desenho e capacidade do Programa de GC, como construído dentro da organização, em envolver pessoas, unidades, grupos, etc. Métrica : (sem questões correlacionadas) existência de laços de realimentação(feedback) e mecanismos de monitoração relacionados ao ambiente de Gestão do Conhecimento DESENVOLVIMENTO

15 QUESTÕES EXISTENTES NO OKA(06) DIAGNÓSTICOS PNQ PQGF TERRA OCDE IPEA APQC KPMG ESTUDO DO MÉTODO OKA 02 ELEMENTOS 03 MÉTRICAS 06 QUESTÕES 03 DIMENSÕES TAXONOMIA CORRELAÇÃO SEMÂNTICA QUESTÕES EXISTENTES EM OUTROS(03) 4 QUESTÕES DESENVOLVIMENTO

16 página 7 figura 1 10,11 Tabela 4 6 Tabela 2 3,5 11 a 13 Figura2,3 SYSOKA APRENDIZADO ORGANIZACIONAL APRENDIZADO ORGANIZACIONAL MÉTODO OKA CONHECIMENTO REALIMENTAÇÃO FEEDBACK REALIMENTAÇÃO FEEDBACK 4 Tabela 1 FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE GC FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE GC Fresneda (2009) Gonçalves (2006) Davenport (1998) Geus, Arie (1998) Fonseca (2006) Fonseca (2009) Holanda (1986) MÉTRICAS QUESTÕES Fonseca (2009) MÉTODOS DE PESQUISA Menezes (2005) DIAGNÓSTICOS DE GC Terra (2001) Batista (2004) MODELOS DE GC MODELOS DE GC Terra (2001) McElroy (2003) PONTOS IMPORTANTES NA LITERATURA

17 RESULTADOS ElementoDimensãoMétricaRedação da Questão Sistemas Programa de Gestão de Conhecimento A infra-estrutura do ambiente/programa de GC 14.O Programa de GC possui mecanismos para a definição das políticas de GC? 15. O Programa de GC possui mecanismos para monitorar a conformidade com as políticas de GC? 16. Em que medida o Programa de GC influencia as políticas organizacionais? Processos Alinhamento O grau com que o Programa de GC ou as iniciativas de GC refletem os objetivos da organização 25. Em que medida as atividades do Programa de GC da organização estão alinhadas aos objetivos organizacionais? 26. O Programa de GC da organização identifica e/ou mede os benefícios que produz na organização? Métricas e Benchmarking O grau com que a organização está apta a identificar, avaliar e aperfeiçoar sua operação interna de maneira sustentável 178. A organização possui um programa sistemático para rastrear medidas ou métricas relativas a operações de GC da organização? QUESTÕES EXISTENTES NO OKA(06)

18 RESULTADOS MÉTODO DIMENSÃO- ASPECTO- ESTÁGIO- REQUISITO EXISTE QUESTÃO OU ASSERTIVA CORRELATA TerraDimensão-Mensuração de resultados SIM APQCEstágio-Institucionalização da Gestão do Conhecimento SIM KPMGAspecto-conseqüências para a organização Descrição não disponibilizada PNQRequisitos não correlacionadosNÃO PQGFRequisitos não correlacionadosNÃO OCDEAspecto-Lições aprendidas com a implementação de práticas de gestão do conhecimento. Descrição não disponibilizada IPEAMonitoração e avaliação de resultados SIM QUESTÕES EXISTENTES OUTROS DIAGNÓSTICOS

19 RESULTADOS MÉTODODIMENSÃO REDAÇÃO DA QUESTÃO/ASSERTIVA IPEA Monitoração e avaliação de resultados Existe acompanhamento para avaliar o progresso na implantação de práticas de Gestão do Conhecimento na sua organização? Terra Mensuração de resultados Existe grande preocupação em medir resultados sob várias perspectivas (financeiras, operacionais, estratégicas, aquisição de conhecimento). APQC Institucionalizaçã o da Gestão do Conhecimento A organização avalia de maneira contínua e sistemática a estratégia de GCO, identifica os pontos fracos e define e utiliza métodos para eliminá-los. REDAÇÃO DA QUESTÃO/ASSERTIVA (3)

20 avalia de maneira contínua e sistemática APQC TERRA IPEA OKA OUTROS NÚMERO DA QUESTÃO MÉTODO TERMO CORRELATO mecanismos para monitorar rastrear medidas ou métricas mede os benefícios que produz

21 PONTUADAS INCLUÍDA 03 APQC 178 RESULTADO 1 1 O Programa de GC da organização identifica e/ou mede os benefícios que produz na organização? A organização possui um programa sistemático para rastrear medidas ou métricas relativas a operações de GC da organização? O Programa de GC possui mecanismos para monitorar a conformidade com as políticas de GC? A organização avalia de maneira contínua e sistemática a estratégia de GCO, identifica os pontos fracos e define e utiliza métodos para eliminá-los ?

22 CONCLUSÕES 1-Que as pontuações das três questões, já existentes em outras métricas do método sejam consideradas na compilação de pontos da métrica em estudo. 2 Que a questão seja analisada para compor o rol de questões da métrica em estudo. A organização avalia de maneira contínua e sistemática a estratégia de GCO, identifica os pontos fracos e define e utiliza métodos para eliminá-los ? 3- O propósito foi alcançado

23 Alvaro Raineri de Lima


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