A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M ÓDULO 1 Prof. Regis Romero. Questão 1 (Resposta) a) Nomeie o tipo de mecanismo de ação das estatinas sobre a enzima HMG-CoA redutase hepática e justifique.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M ÓDULO 1 Prof. Regis Romero. Questão 1 (Resposta) a) Nomeie o tipo de mecanismo de ação das estatinas sobre a enzima HMG-CoA redutase hepática e justifique."— Transcrição da apresentação:

1 M ÓDULO 1 Prof. Regis Romero

2

3 Questão 1 (Resposta) a) Nomeie o tipo de mecanismo de ação das estatinas sobre a enzima HMG-CoA redutase hepática e justifique sua resposta. Inibição competitiva. Na inibição enzimática do tipo competitivo, o inibidor, mantido em concentração constante, exerce seu efeito com maior intensidade em concentrações baixas de substrato. Com o aumento da concentração do substrato, devido ao efeito competitivo, a inibição tende a diminuir. Dessa forma, em excesso de substrato, a velocidade máxima de reação é a mesma na ausência ou na presença do inibidor. b) Aponte uma substância sintetizada a partir do colesterol em nosso organismo, não caracterizada como hormônio, e sua respectiva função. Uma dentre as substâncias e respectiva função: - sais biliares - emulsificação de gorduras durante a digestão. - vitamina D (D3) - metabolismo do cálcio e desenvolvimento do tecido ósseo.

4 Questão 2 (resposta) a)Para qual patologia, que tenha por característica o desenvolvimento físico deficiente, tomar sol auxilia no tratamento? Raquitismo. b) Qual vitamina está carente no organismo desta criança? Vitamina D (Calciferol). c) Esta vitamina é lipossolúvel ou hidrossolúvel? Lipossolúvel. d) Por que lhe foi indicado tomar sol? O ultra-violeta é indispensável na transformação da provitamina D em vitamina D (este processo ocorre na pele).

5 Questão 3 (resposta) De acordo com a figura, a) classifique cada uma das fases indicadas; RE: I: Prófase I - II: Metáfase I - III: Anáfase I - IV: Prófase II - V: Metáfase II - VI: Telófase II b) quais são as porcentagens dos genótipos no final da divisão meiótica? RE: AB (25%); Ab (25%); aB (25%); ab (25%) c) explique dois eventos, que ocorrem na espermatogênese, que garantem a variação gênica na reprodução sexuada. RE: Considerar dois dos seguintes eventos: · Crossing over (ou permuta ou permutação): ruptura (ou quebra) casual entre cromátides e conseqüente troca do material gênico entre as cromátides homólogas; ocorre na prófase I. · Mutação: erro durante a duplicação do DNA, modificando a seqüência de nucleotídeos, seja por adição, seja por substituição, seja por supressão de bases. Como são em células germinativas, são passadas para os descendentes; portanto, são mutações somáticas. · Separação aleatória dos cromossomos homólogos na meiose I: os cromossomos não seguem um padrão de separação.

6 Questão 4 (resposta) a)Explique por que o volume médio das células varia dessa forma ao longo do tempo de observação. As células crescem até atingir o tamanho máximo permitido pela relação superfície x volume, após o que passam a se dividir, produzindo células com volume igual à metade da célula-mãe. b) Estabeleça uma relação entre os dois gráficos. O aumento no número de células é resultante das mitoses, que ocorrem a cada vez que o volume celular atinge seu valor máximo e a célula se divide.

7 Questão 5 (resposta) a) As células apresentam um eficiente sistema de reciclagem. Componentes celulares desgastados são digeridos e seu material reutilizado. Indique e caracterize a organela membranosa responsável pela digestão celular e que está envolvida nesse processo. As organelas membranosas responsáveis pela digestão intracelular são os lisossomos. Essas estruturas citoplasmáticas são vesículas membranosas que contêm enzimas hidrolisantes capazes de digerir organelas em desuso. Nesse caso, os lisossomos realizam a autofagia, processo importante na renovação das estruturas celulares. b) A celulose é fonte de energia para diversos animais, embora nem sempre estes sejam capazes de hidrolisá- la e utilizar a glicose como fonte de energia. Por exemplo, cupins de madeira são incapazes de digerir a celulose que ingerem, o que é feito por microorganismos que vivem obrigatoriamente em seu tubo digestivo. Assim, os cupins obtêm energia a partir da glicose derivada da celulose. Identifique e caracterize a relação ecológica existente entre cupins e esses microorganismos. Os cupins obtêm glicose a partir da digestão da celulose realizada por enzimas produzidas por microorganismos flagelados que vivem no intestino deles. Os protistas flagelados (Triconinfas) vivem protegidos e alimentados no interior do tubo digestório dos cupins. A relação ecológica estabelecida entre os insetos e os protistas unicelulares é interespecífica, harmônica e necessária à sobrevivência de ambos. Trata-se, portanto, de um caso de mutualismo.

8 Questão 6 (resposta) a) Qual processo fisiológico está envolvido nas representações I e II, respectivamente? Qual organela celular é especializada para realização de cada processo? RE: O processo I é a fotossíntese e a organela, o cloroplasto. O processo II é a respiração e a organela, a mitocôndria. b) Como os processos I e II estão envolvidos no fluxo energético de uma cadeia alimentar? RE: No processo I, ocorre a síntese de carboidratos, compostos ricos em energia apartir de CO2, água e luz solar, e que são transferidos de maneira unidirecional de um níveltrófico para outro nas cadeias alimentares. Em cada nível trófico ocorre consumo decarboidratos pelo processo II, o que reduz o fluxo de energia de um nível trófico para outro nas cadeias alimentares.

9 Questão 7 (resposta) Descreva como as atividades das duas enzimas reguladoras citadas são controladas por ATP e por ADP-AMP para a manutenção de níveis ideais de ATP intracelular. O ATP funciona como inibidor das enzimas quando sua concentração está alta, já que não há necessidade de gerá-lo. O ADP e o AMP funcionam como ativadores das enzimas, já que altos níveis dessas moléculas indicam que a concentração de ATP está baixa, sendo necessário acelerar sua produção.

10 Questão 8 (resposta) a)Cite o processo e as organelas envolvidos na formação desses polissacarídeos. Inicialmente o cloroplasto produz monossacarídeos através da fotossíntese que, em seguida, são polimerizados no complexo de golgi. b) Considerando que a gelatina não é difundida através da membrana da célula, explique sucintamente como ela atinge a parede celular. O complexo de Golgi liberas vesículas com porções de gelatina ali produzida. Essas vesículas se fundem à membrana plasmática e liberam seu conteúdo para a superfície externa da membrana. Pode- se portanto dizer que as células secretam ativamente esse gel e este se acumula em sua superfície externa formando uma cápsula envolvendo cada uma das células das algas.


Carregar ppt "M ÓDULO 1 Prof. Regis Romero. Questão 1 (Resposta) a) Nomeie o tipo de mecanismo de ação das estatinas sobre a enzima HMG-CoA redutase hepática e justifique."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google