A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
A Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica do Estado de Goiás Profa. Dra. Celene Cunha Antunes Monteiro Barreira Coordenadora de Educação a Distância

2 ESTRUTURA DA COEDi Gabinete da Coordenação Supervisão de Assessoria
Gerência Técnico- Pedagógica de Ensino Tecnologia Educacional Supervisão de Apoio Operacional Assessoria

3 ATRIBUIÇÃO DA GERENTE promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas da rede pública de ensino.

4 Mas as coisas passaram a mudar mais depressa...
Antigamente as coisas mudavam tão lentamente que era possível passar uma vida inteira sem uma grande mudança... Mas as coisas passaram a mudar mais depressa... 4

5 Educação

6 Acesso às TIC no âmbito escolar
N° de Estudantes por PC nas Escolas (Jovens de 15 anos, nos anos 2000 e 2006) 20 31 80 33 8 5 11 15 18 38 6 10 30 40 50 60 70 90 Colombia México Uruguai Chile Brasil LAC OCDE N° Estudantes 2000 2006 Fonte: PISA 2000, 2003 e 2006 Nota: Colômbia não participou da medição 2000 e portanto não se considera para os valores de LAC. Os dados do Uruguay para o ano 2000 são de 2003. 6

7 Acesso as TIC no âmbito escolar
% de PC conectados à Internet nas Escolas Jovens de 15 anos (anos 2000 e 2006) 14% 27% 52% 33% 50% 38% 43% 53% 61% 81% 88% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Colombia México Uruguai Brasil Chile LAC OCDE 2000 2006 Fuente: PISA 2000, 2003 y 2006 Nota: Colômbia não participou da medição de 2000 e portanto não se considera para os valores de LAC. O dado do Uruguai para o ano 2000 é o de 2003. 7

8 Acesso às TIC no âmbito escolar
% de Estudantes de 6º ano que usam o PC na Escola e em Casa, segundo o extrato socio-econômico e cultural ano 2006 37% 47% 57% 11% 24% 62% % 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Baixo Médio Alto América Latina Usa PC na escola Usa PC em casa Fonte: SERCE, 2006

9 Acesso as TIC no âmbito escolar em Goiás

10 ESCOLAS ESTADUAIS COM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL (LIE)
Fonte: COEDi, 2009. LIE presente em 79% das escolas pesquisadas.

11 ESCOLAS ESTADUAIS COM ACESSO A INTERNET
Fonte: COEDi, 2009. 86% das escolas pesquisadas com acesso a internet

12 RECURSOS TECNOLÓGICOS PRESENTES NAS ESCOLAS, 2009
Fonte: COEDi, 2009.

13 COEDi: missão - Estimular o uso das TIC na prática pedagógica com foco na aprendizagem dos alunos .

14 METAS Alfabetizar digitalmente nossos gestores, professores e alunos;
Promover novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula; Estimular a autonomia e autoria de professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem com os laboratórios de informática

15 Dimensões de atuação Infraestrutura:
1. Dimensão infraestrutura tecnológica: Infraestrutura: Laboratórios de informática (urbanos e rurais); Banda Larga nas escolas; Projetor multimídia

16 Conteúdos digitais: 2. Dimensão Conteúdos Digitais: DVD Escola;
TV Escola; Portal educativos; Objetos de aprendizagem; Blog da escola.

17 3. Formação de professores e de gestores para o uso pedagógico das TIC nas escolas.
- a inclusão digital de professores, gestores, funcionários administrativos e estudantes; - dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos).

18 Uma tarefa de muitos ... FORMAÇÃO CONTINUADA

19 Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Garantia de Certificação: certificados emitidos-2008/2009 17 cursos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação Construção de novos cursos de acordo com demanda atual

20 Consórcio entre escolas Consórcio entre escolas
ESTRUTURA DE FORMAÇÃO SEDUC COEDi GTE SUPERVISÕES Lócus de Formação Consórcio entre escolas Consórcio entre escolas

21 Introdução a Educação Digital: Curso de 40 horas, destinado a todos os profissionais de educação. Iniciação ao Linux. Ensinando e Aprendendo com as TIC: Curso de 100 horas, destinados a todos os professores. Integração das Mídias na Escola Dinamizando com Competência: Curso de 120 horas, destinado ao professores dinamizadores de laboratório de informática. Otimizar o trabalho no LIE

22 Formação Digital: Curso de Informática Básica com 40 horas, destinado aos Agentes Administrativos.
Oficinas Tecnológicas: Cursos de menor duração, como Blog, Retroprojetor, TV e Vídeo... Gestão Escolar e Tecnologia: Curso de 80 horas, destinado aos gestores. A Gestão da TIC na Educação

23 Formação Continuada / 2009 Dados Gerais Fonte: Coedi/SEDUC

24 Formação Continuada / 2006 - 2009
Fonte: Coedi/SEDUC

25 OCRI/ITAC Ottawa 2007 4/2/ :11 PM 4/2/ :11 PM METAS Estimular a autonomia e autoria de professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem com os laboratórios de informática Promoção de novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula; Sucesso do aluno Alfabetização digital de gestores, professores e alunos; © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION. © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION. 25 25

26 Muito obrigada. Profa. Dra. Celene Cunha Antunes Monteiro Barreira


Carregar ppt "Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google