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A Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica do Estado de Goiás Profa. Dra. Celene Cunha Antunes Monteiro Barreira Coordenadora.

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1 A Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica do Estado de Goiás Profa. Dra. Celene Cunha Antunes Monteiro Barreira Coordenadora de Educação a Distância Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS

2 Gabinete da Coordenação Gerência Técnico- Pedagógica de Ensino Gerência Tecnologia Educacional Supervisão de Apoio Operacional Assessoria Gabinete ESTRUTURA DA COEDi

3 promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas da rede pública de ensino. ATRIBUIÇÃO DA GERENTE

4 Mas as coisas passaram a mudar mais depressa... Antigamente as coisas mudavam tão lentamente que era possível passar uma vida inteira sem uma grande mudança...

5

6 Acesso às TIC no âmbito escolar Fonte: PISA 2000, 2003 e 2006 Nota: Colômbia não participou da medição 2000 e portanto não se considera para os valores de LAC. Os dados do Uruguay para o ano 2000 são de N° de Estudantes por PC nas Escolas (Jovens de 15 anos, nos anos 2000 e 2006) Colombia México Uruguai Chile Brasil LAC OCDE N° Estudantes

7 Acesso as TIC no âmbito escolar Fuente: PISA 2000, 2003 y 2006 Nota: Colômbia não participou da medição de 2000 e portanto não se considera para os valores de LAC. O dado do Uruguai para o ano 2000 é o de % de PC conectados à Internet nas Escolas Jovens de 15 anos (anos 2000 e 2006) 14% 27% 52% 33% 50% 38% 43% 53% 61% 81% 52% 88% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Colombia México Uruguai Brasil Chile LAC OCDE

8 % de Estudantes de 6º ano que usam o PC na Escola e em Casa, segundo o extrato socio-econômico e cultural ano % 47% 57% 11% 24% 62% % 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% BaixoMédioAlto América Latina Usa PC na escolaUsa PC em casa Fonte: SERCE, 2006 Acesso às TIC no âmbito escolar

9 Acesso as TIC no âmbito escolar em Goiás

10 ESCOLAS ESTADUAIS COM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL (LIE) Fonte: COEDi, LIE presente em 79% das escolas pesquisadas.

11 ESCOLAS ESTADUAIS COM ACESSO A INTERNET Fonte: COEDi, % das escolas pesquisadas com acesso a internet

12 RECURSOS TECNOLÓGICOS PRESENTES NAS ESCOLAS, 2009 Fonte: COEDi, 2009.

13 COEDi: missão - Estimular o uso das TIC na prática pedagógica com foco na aprendizagem dos alunos.

14 METAS Alfabetizar digitalmente nossos gestores, professores e alunos; Promover novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula; Estimular a autonomia e autoria de professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem com os laboratórios de informática

15 Dimensões de atuação 1. Dimensão infraestrutura tecnológica: Infraestrutura: Laboratórios de informática (urbanos e rurais); Banda Larga nas escolas; Projetor multimídia

16 2. Dimensão Conteúdos Digitais: Conteúdos digitais: DVD Escola; TV Escola; Portal educativos; Objetos de aprendizagem; Blog da escola.

17 3. Formação de professores e de gestores para o uso pedagógico das TIC nas escolas. - dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos). - a inclusão digital de professores, gestores, funcionários administrativos e estudantes;

18 FORMAÇÃO CONTINUADA Uma tarefa de muitos...

19 Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional  Garantia de Certificação: certificados emitidos-2008/2009  17 cursos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação  Construção de novos cursos de acordo com demanda atual

20 Consórcio entre escolas COEDi GTE SUPERVISÕES Lócus de Formação SEDUC ESTRUTURA DE FORMAÇÃO

21 Ensinando e Aprendendo com as TIC: Curso de 100 horas, destinados a todos os professores. Integração das Mídias na Escola Dinamizando com Competência: Curso de 120 horas, destinado ao professores dinamizadores de laboratório de informática. Otimizar o trabalho no LIE Introdução a Educação Digital: Curso de 40 horas, destinado a todos os profissionais de educação. Iniciação ao Linux.

22 Oficinas Tecnológicas: Cursos de menor duração, como Blog, Retroprojetor, TV e Vídeo... Formação Digital: Curso de Informática Básica com 40 horas, destinado aos Agentes Administrativos. Gestão Escolar e Tecnologia: Curso de 80 horas, destinado aos gestores. A Gestão da TIC na Educação

23 Formação Continuada / 2009 Dados Gerais Fonte: Coedi/SEDUC

24 Formação Continuada /

25 METAS Estimular a autonomia e autoria de professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem com os laboratórios de informática Promoção de novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula; Alfabetização digital de gestores, professores e alunos; Sucesso do aluno

26 Muito obrigada. Profa. Dra. Celene Cunha Antunes Monteiro Barreira


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