A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO  Neste ponto do projecto vamos abordar os vários jogos tradicionais do Ribatejo. Vamos apresentar a forma como são jogados, o número de jogadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO  Neste ponto do projecto vamos abordar os vários jogos tradicionais do Ribatejo. Vamos apresentar a forma como são jogados, o número de jogadores."— Transcrição da apresentação:

1

2 INTRODUÇÃO  Neste ponto do projecto vamos abordar os vários jogos tradicionais do Ribatejo. Vamos apresentar a forma como são jogados, o número de jogadores e o material.

3 Jogo da Tracção á corda Entre as equipas, antes de começar o jogo, traça-se ao meio uma linha no chão. O jogo consiste em cada equipa puxar a corda para o seu lado, ganhando aquela que conseguir arrastar a outra até o primeiro jogador ultrapassar a marca no chão. É também atribuída a derrota a uma equipa se os seus elementos caírem ou largarem a corda. Não é permitido enrolar a corda no corpo ou fazer buracos no solo para fincar os pés.  Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio da corda).  Jogadores: 2 equipas com o mesmo número de jogadores cada uma.  Jogo: Num terreno plano e livre de obstáculos, duas equipas com forças equivalentes, seguram, uma de cada lado e à mesma distância do lenço, uma corda.

4 Jogo da Corrida de Sacos saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direcção à meta. Ganha aquele que chegar primeiro. Variantes: Equipas de três jogadores, colocando-se dois lado a lado, o terceiro enfia as pernas nos sacos onde os outros já se encontram metidos (um em cada saco), abraçando-os. As restantes regras são iguais às da corrida individual.  Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes  Jogadores: número variável.  Jogo: É marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do seu

5 Jogo das Andas  Material: um par de andas por participante. A altura mínima para o apoio dos pés deverá ser de 30 cm.  Jogadores: número variável.  Jogo: Após definido o percurso e a distância da corrida, os participantes colocam-se atrás da linha de partida. Após o sinal de partida colocam-se em cima das andas e deslocam-se em direcção da chegada, sendo que caso caiam das andas devem voltar ao ponto de partida. O primeiro a cruzar a linha de chegada é o vencedor. Caso existam muitos participantes, o jogo é realiza-se por eliminatórias, até apurar o vencedor final

6 Jogo da Ferradura  Material: Uma ferradura e paulitos (com cerca de palmo e meio de altura)  Jogadores: mínimo dois jogadores  Jogo: Este jogo consiste em lançar uma ferradura de modo a que esta fique encaixada pela sua abertura num paulito bem fixo no terreno, para que este não seja derrubado quando a ferradura se encaixa nele. Os paulitos encontram-se a uma distância de 10 a 12 metros. Esta distância varia consoante a convenção prévia dos jogadores e pode mesmo aumentar no último jogo, quando as equipas estão empatadas para aumentar a dificuldade. Cada ferradura que encaixe no paulito conta 5 pontos para a equipa (ou jogadores, no caso de jogo de pares); 3 pontos para a ferradura que fica mais próxima do paulito. O jogo termina quando um jogador ou uma equipa somar 30 pontos. Cada jogador dispõe de 2 a 5 ferraduras que pode lançar seguida ou alternadamente.

7 Jogo da Cabra Cega  Os participantes serão vendados os olhos. Dispõem de uma tentativa para acertar com o pau nas cantarinhas, dispostas a 10m do local da partida.  Noutra variante, as crianças espalham-se pelo espaço previamente definido e que não pode ser muito grande. A cabra- cega, com os olhos tapados, tenta agarrar uma outra criança qualquer. Todas as crianças se deslocam pelo espaço e aproximando-se e afastando-se da cabra-cega para a desorientar com o ruído dos seus deslocamentos. Quem for agarrado pela cabra-cega passa para o seu lugar. Se a cabra- cega sair do espaço marcado, deve ser avisada.

8 Jogo do Pião  Material: um pião de madeira e um cordão  Jogadores: no mínimo dois  Jogo: Depois de envolvido o pião com o cordão, a partir do bico (ferrão), o pião é lançado ao chão com o objectivo de o colocar a girar ou bailar o mais tempo possível.  Em alguns casos, consoante as diversas variantes que o jogo pode assumir, desenha-se um círculo no chão, com um diâmetro pelo menos igual ao comprimento da guita e utiliza-se para o efeito o bico do pião. Aí são lançados os piões com o objectivo de retirar do círculo os piões adversários.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO  Neste ponto do projecto vamos abordar os vários jogos tradicionais do Ribatejo. Vamos apresentar a forma como são jogados, o número de jogadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google