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UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA.

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1 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

2 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA BECK, J. S. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed,1997.

3 3 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA BECK, J. S. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997.

4 Aaron T. Beck, Universidade da Pensilvânia, EUA. Aaron T. Beck, Universidade da Pensilvânia, EUA. Início da década de 60. Início da década de 60. Uma psicoterapia breve, estruturada, orientada ao presente, para depressão, direcionada a resolver problemas atuais e a modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais (Beck, 1964). Uma psicoterapia breve, estruturada, orientada ao presente, para depressão, direcionada a resolver problemas atuais e a modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais (Beck, 1964). Modelo Cognitivo  propõe que o pensamento distorcido ou funcional (que influencia o humor e o comportamento do paciente) seja comum a todos os distúrbios psicológicos. Modelo Cognitivo  propõe que o pensamento distorcido ou funcional (que influencia o humor e o comportamento do paciente) seja comum a todos os distúrbios psicológicos. 4 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

5 A avaliação realista e a modificação no pensamento produzem uma melhora no humor e no comportamento. A avaliação realista e a modificação no pensamento produzem uma melhora no humor e no comportamento. A melhora duradoura resulta da modificação de crenças disfuncionais básicas dos pacientes. A melhora duradoura resulta da modificação de crenças disfuncionais básicas dos pacientes. A TC está correntemente sendo aplicada no mundo inteiro, como o único tratamento ou como um tratamento adjuntivo para outros transtornos. A TC está correntemente sendo aplicada no mundo inteiro, como o único tratamento ou como um tratamento adjuntivo para outros transtornos. A TC é efetiva para pacientes com diferentes níveis de educação, renda e background. A TC é efetiva para pacientes com diferentes níveis de educação, renda e background. 5 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

6 O terapeuta busca, de uma variedade de formas, produzir a mudança cognitiva – mudanças no pensamento e no sistema de crenças do paciente – visando promover mudança emocional e comportamental duradoura. O terapeuta busca, de uma variedade de formas, produzir a mudança cognitiva – mudanças no pensamento e no sistema de crenças do paciente – visando promover mudança emocional e comportamental duradoura. Intervenção TC = um problema importante para o paciente é especificado, uma idéia disfuncional é identificada e avaliada, um plano razoável é delineado e a efetividade da intervenção é avaliada. Intervenção TC = um problema importante para o paciente é especificado, uma idéia disfuncional é identificada e avaliada, um plano razoável é delineado e a efetividade da intervenção é avaliada. Embora a TC deva ser talhada para o indivíduo, há determinados princípios que estão por trás da TC para todos os pacientes. Embora a TC deva ser talhada para o indivíduo, há determinados princípios que estão por trás da TC para todos os pacientes. 6 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

7 Sally, 18, mulher, solteira, caucasiana, estudante universitária. Sally, 18, mulher, solteira, caucasiana, estudante universitária. Buscou tratamento durante o 2º semestre da faculdade = bastante deprimida e moderadamente ansiosa. Buscou tratamento durante o 2º semestre da faculdade = bastante deprimida e moderadamente ansiosa. DSM-IV = Diagnóstico = Episódio depressivo maior de severidade moderada. DSM-IV = Diagnóstico = Episódio depressivo maior de severidade moderada. 7 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

8 Formulação do problema em termos cognitivos Formulação do problema em termos cognitivos A TC se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos. A TC se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos. 1º) Desde o início, identifica o pensamento atual da paciente e seus comportamentos problemáticos. 1º) Desde o início, identifica o pensamento atual da paciente e seus comportamentos problemáticos. 2º) Identifica fatores precipitantes que influenciaram as percepções da paciente no início da depressão. 2º) Identifica fatores precipitantes que influenciaram as percepções da paciente no início da depressão. 3º) Levanta hipóteses sobre eventos desenvolvimentais chaves e padrões duradouros de interpretação desses eventos. 3º) Levanta hipóteses sobre eventos desenvolvimentais chaves e padrões duradouros de interpretação desses eventos. 8 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

9 Aliança terapêutica segura Aliança terapêutica segura A TC requer uma aliança terapêutica segura: cordialidade, empatia, atenção, respeito genuíno e competência. A TC requer uma aliança terapêutica segura: cordialidade, empatia, atenção, respeito genuíno e competência. Boa aliança de trabalho = colaborativa. Boa aliança de trabalho = colaborativa. 9 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

10 Colaboração e Participação Ativa Colaboração e Participação Ativa A TC enfatiza a colaboração e participação ativa. A TC enfatiza a colaboração e participação ativa. Na TC há um trabalho em equipe: terapeuta + paciente. Na TC há um trabalho em equipe: terapeuta + paciente. A princípio, o terapeuta é mais ativo em sugerir uma direção para as sessões de terapia. A princípio, o terapeuta é mais ativo em sugerir uma direção para as sessões de terapia. A medida que a paciente torna-se menos deprimida e mais socializada na terapia = crescentemente mais ativa. A medida que a paciente torna-se menos deprimida e mais socializada na terapia = crescentemente mais ativa. 10 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

11 Orientada em meta e focalizada em problemas Orientada em meta e focalizada em problemas A TC é orientada em meta e focalizada em problemas = 1ª sessão = enumerar problemas e estabelecer metas específicas. A TC é orientada em meta e focalizada em problemas = 1ª sessão = enumerar problemas e estabelecer metas específicas. O terapeuta presta atenção particular aos obstáculos que impedem a paciente de resolver problemas e atingir metas por si mesmo. O terapeuta presta atenção particular aos obstáculos que impedem a paciente de resolver problemas e atingir metas por si mesmo. O terapeuta precisa conceituar as dificuldades da paciente e avaliar o nível apropriado de intervenção. O terapeuta precisa conceituar as dificuldades da paciente e avaliar o nível apropriado de intervenção. 11 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

12 Enfatiza o presente Enfatiza o presente A TC inicialmente enfatiza o presente (os problemas do aqui-e-agora). A TC inicialmente enfatiza o presente (os problemas do aqui-e-agora). O tratamento da maioria dos pacientes envolve um forte foco sobre problemas atuais e sobre situações específicas que são aflitivas para o paciente. O tratamento da maioria dos pacientes envolve um forte foco sobre problemas atuais e sobre situações específicas que são aflitivas para o paciente. Passado = 3 situações = 1) predileção da paciente; 2) não há mudanças focando o presente; 3) entender origens das idéias disfuncionais e como afetam a paciente hoje. Passado = 3 situações = 1) predileção da paciente; 2) não há mudanças focando o presente; 3) entender origens das idéias disfuncionais e como afetam a paciente hoje. 12 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

13 É educativa É educativa A TC é educativa, visa ensinar a paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída. A TC é educativa, visa ensinar a paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída. O terapeuta educa sobre a natureza e trajetória do seu transtorno, sobre o processo da TC e sobre o modelo cognitivo (como os pensamentos influenciam as emoções e comportamentos). O terapeuta educa sobre a natureza e trajetória do seu transtorno, sobre o processo da TC e sobre o modelo cognitivo (como os pensamentos influenciam as emoções e comportamentos). Ensina a estabelecer metas, identificar e avaliar pensamentos/crenças, e assim, mudar comportamentos. Ensina a estabelecer metas, identificar e avaliar pensamentos/crenças, e assim, mudar comportamentos. 13 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

14 Tempo limitado Tempo limitado A TC visa ter um tempo limitado. A TC visa ter um tempo limitado. O terapeuta busca prover alívio dos sintomas da paciente, facilitar uma remissão do transtorno, ajudá-la a resolver seus problemas mais prementes e ensinar-lhe o uso de ferramentas para que ela seja mais propensa a evitar a recaída. O terapeuta busca prover alívio dos sintomas da paciente, facilitar uma remissão do transtorno, ajudá-la a resolver seus problemas mais prementes e ensinar-lhe o uso de ferramentas para que ela seja mais propensa a evitar a recaída. A modificação de crenças disfuncionais muito rígidas/padrões de comportamento = leva mais tempo. A modificação de crenças disfuncionais muito rígidas/padrões de comportamento = leva mais tempo. 14 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

15 Sessões estruturadas Sessões estruturadas A TC tem as suas sessões estruturadas (há uma estrutura estabelecida em cada sessão). A TC tem as suas sessões estruturadas (há uma estrutura estabelecida em cada sessão). O terapeuta: 1) verifica o humor; 2) solicita breve revisão da semana; 3) agenda da sessão; 4) feedback da sessão anterior; 4) tarefa de casa; 5) resumo da sessão. O terapeuta: 1) verifica o humor; 2) solicita breve revisão da semana; 3) agenda da sessão; 4) feedback da sessão anterior; 4) tarefa de casa; 5) resumo da sessão. Foco no que é mais importante para o paciente, maximiza o uso do tempo da terapia. Foco no que é mais importante para o paciente, maximiza o uso do tempo da terapia. Promove = autoterapia. Promove = autoterapia. 15 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

16 Identificar, Avaliar e Responder Identificar, Avaliar e Responder A TC ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais. A TC ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais. 1) focalizar um problema específico; 1) focalizar um problema específico; 2) identificar o pensamento disfuncional; 2) identificar o pensamento disfuncional; 3) avaliar a validade do pensamento; 3) avaliar a validade do pensamento; 4) projetar um plano de ação. 4) projetar um plano de ação. TC = descoberta orientada. TC = descoberta orientada. 16 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

17 Várias técnicas Várias técnicas A TC utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento. A TC utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento. Estratégias cognitivas: questionamento socrático, descoberta orientada, teste de realidade... Estratégias cognitivas: questionamento socrático, descoberta orientada, teste de realidade... Outras técnicas: comportamental, gestalt... Outras técnicas: comportamental, gestalt... O terapeuta seleciona técnicas com base na formulação de caso e seus objetivos, em sessões específicas. O terapeuta seleciona técnicas com base na formulação de caso e seus objetivos, em sessões específicas. 17 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

18 O modelo cognitivo, de que os nosso pensamentos influenciam as nossas emoções e comportamento, é bastante direto, porém, enganosamente simples. O modelo cognitivo, de que os nosso pensamentos influenciam as nossas emoções e comportamento, é bastante direto, porém, enganosamente simples. Comece aplicando as ferramentas deste livro a si mesmo. Comece aplicando as ferramentas deste livro a si mesmo. Lê = conceituar seus próprios pensamentos/crenças. Lê = conceituar seus próprios pensamentos/crenças. O que estava passando pela minha cabeça ainda agora? O que estava passando pela minha cabeça ainda agora? Ensinar a si mesmo as habilidades básicas da TC usando você mesmo como sujeito aumentará a sua habilidade de ensinar essas mesmas habilidades aos seus pacientes. Ensinar a si mesmo as habilidades básicas da TC usando você mesmo como sujeito aumentará a sua habilidade de ensinar essas mesmas habilidades aos seus pacientes. 18 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA

19 UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA


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