A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos hídricos e direitos humanos na fonte d’água OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos hídricos e direitos humanos na fonte d’água OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos hídricos e direitos humanos na fonte d’água OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

2 A água é um elemento essencial para a humanidade. Nosso corpo é composto por dois terços de água, isso equivalente ao nosso peso total. Este recurso, que é essencial para nós e para a vida do planeta, encontra-se cada vez mais em escassez.

3 O aumento da degradação do meio ambiente planetário fez soar já há algum tempo o alerta sobre a escassez de água em algumas regiões, isso em parte pela desigual distribuição natural da água utilizável nas atividades humanas e em parte pela destruição das fontes d’água, seja potável para o consumo humano, seja para fins industriais ou agrícolas.

4 USO DA ÁGUA POTAVEL GASTA NO MUNDO: AGRICULTURA: 70% INDUSTRIA: 20% USO HUMANO: 10%(E MUITO MAL DISTRIBUIDO)

5 PARA CHOCAR...E CONSCIENTIZAR! - No mundo 2,2 milhões de pessoas morrem por ano por motivo de doenças provocadas pela água contaminada por urânio empobrecido das guerras, e a exploração irresponsável das mineradoras mil crianças de 0 a 5 anos morrem diariamente em todo mundo por causa de água contaminada. No Brasil, esse número é de 21 mil crianças todo ano. - A escassez poderá atingir 77% da população mundial até BILHÕES de pessoas em 48 países serão afetadas pela escassez de água na metade deste século, em uma projeção otimista. A pessimista prevê 7 bilhões de pessoas em 60 países.

6 ÁGUA DIREITO OU MERCADORIA?

7 A MERCANTILIZAÇÃO DA ÁGUA,UM GRANDE PROBLEMA ÁS FAMILIAS CARENTES QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE RENDA, O ENFRAQUECIMENTO DO ESTADO TRÁS A POSSIBILIDADE DE QUE UM DIA NÃO TENHAMOS MAIS O FORNECIMENTO DE ÁGUA PELO GOVERNO.

8 A mercantilização progressiva desse recurso vital faz com que cada vez mais a população do mundo morra de complicações na saúde decorrentes da escassez de água potável, mesmo em lugares de farta presença da mesma.

9 NO TERRITORIO BRASILEIRO ESTA CERCA DE 12 A 15% DE TODA ÁGUA DOCÊ.E O MAIS IMPORTANTE RESERVATORIO ESTA ENBAIXO DOS NOSSOS PÉS O AQÜÍFERO GUARANI.  40 bilhões de litros por ano, atingindo um volume de 50 mil km 3 que representa 10 vezes mais do que o consumo de todo o planeta.

10 O QUE DISPERTA COBIÇA DO IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO. Sob pretexto de combate ao narcotráfico (Plano Amazônia e o Plano Colômbia) e a uma suposta presença “terrorista” (Hamas, Hezbollah e Al Qaeda) na tríplice fronteira, o imperialismo americano justifica sua presença militar na região. Os Estados Unidos escondem suas reais intenções que são ligadas diretamente à necessidade do domínio da água como recurso energético escasso e de “valor estratégico”.

11 COMO ACONTECE COM O PETRÔLEO HOJE, AMANHÃ PODE SER ÁGUA! ESTAMOS NA LISTA!

12 Projeto de extensão Observatório do Mundo Contemporâneo CORDENADOR DO MURAL: Prof.Dr. MARCELO CARVALHAL Acadêmicos participantes do projeto: Gabriel Paiva, Luiz Fernando Zen,Evandro Castagna. Produção dos slides: Mauro Camargo, Alexandre R. Valcarenghi


Carregar ppt "Recursos hídricos e direitos humanos na fonte d’água OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google