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O CHOQUE DE GESTÃO EM MINAS GERAIS

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Apresentação em tema: "O CHOQUE DE GESTÃO EM MINAS GERAIS"— Transcrição da apresentação:

1 O CHOQUE DE GESTÃO EM MINAS GERAIS

2 AGENDA CHOQUE DE GESTÃO Primeira Geração 2003-2006
Ajustes à Realidade & Estratégia de desenvolvimento Resultados CHOQUE DE GESTÃO Segunda Geração Estado para Resultados

3 AGENDA CHOQUE DE GESTÃO Primeira Geração 2003-2006
Ajustes à Realidade e Estratégia Resultados CHOQUE DE GESTÃO Segunda Geração Estado para Resultados

4 Contexto R$2,4 bilhões de déficit em 2003 Precariedade da
infra-estrutura e serviços públicos Dificuldades para cumprir em dia as obrigações Dificuldades para captação de recursos As vinculações constitucionais comprometiam 103% da RCL R$1,3 bi de dívida com fornecedores Repasses do Governo Federal Suspensos Inadimplência com o Governo Federal resultando em multas Ausência de Crédito Internacional 72% da RCL comprometida com pagamento de pessoal Economia sem dinamismo Ausência de recursos para gratificação natalina Dificuldade para pagamento em dia dos servidores

5 Ajuste à realidade: Medidas iniciais
Extinção de Secretarias e cargos em comissão; Fixação de teto remuneratório em R$10.500,00; Renegociação de débitos-leilão; Contingenciamento de 20% das despesas financiadas com Recursos do Tesouro

6 INTEGRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO
Estratégia Governamental (O quê fazer?) Organização Governamental (O como fazer?) Gestão de Pessoas (O com quem fazer?)

7 IDH Estratégia Tornar Minas Gerais o Melhor Estado para se Viver
Reogarnizar e modernizar a administração pública estadual Promover o desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis Recuperar o vigor político de Minas Gerais IDH Gestão Pública - O choque de gestão Eficiência Responsabilidade Fiscal Receita Investimentos Desenvolvimento Social - Saúde Educação Segurança Inclusão Social Desenvolvimento Econômico Riqueza Renda Emprego Infra-estrutura e Meio Ambiente Transportes Energia Saneamento Meio Ambiente

8 Tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver.
Visão de Futuro Tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver. Objetivos prioritários Projetos estruturadores Melhorar substancialmen-te a segurança dos mineiros, especialmente na região metropolitana de Belo Horizonte Promover o desenvolvimento econômico e social em base sustentáveis Prover a infra-estrutura requerida por Minas Gerais, com ênfase na ampliação e recuperação da malha rodoviária e do saneamento básico Melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão, através da oferta de serviços públicos de qualidade, especialmente na educação, saúde e habitação Intensificar a atuação do Governo na gestão do meio ambiente, transformando-a em oportunidade para o desenvolvimento sustentável do Estado Contribuir para a geração de empregos através de iniciativas e do incentivo a atividades que incluam jovens, mulheres e o segmento populacional maduro no mercado de trabalho Reduzir as desigualdades regionais com prioridade para a melhoria dos indicadores sociais da região Norte e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri Viabilizar novas formas de financiamento dos empreendimentos, construindo um novo marco legal, orientado para as parcerias público-privadas Consolidar a posição de liderança política de Minas no contexto nacional Estabelecer um novo modo de operação do Estado, saneando as finanças públicas e buscando a eficácia da máquina pública, por meio de um efetivo “Choque de Gestão” Fomentar o desenvolvimento econômico estadual, com ênfase no agronegócio, de forma regionalizada e com mecanismos inovadores que não comprometam as finanças estaduais Reorganizar e modernizar a administração pública estadual Recuperar o vigor político de Minas Gerais Opções EStratégicas Segurança Pública Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios Água Boa e Esgoto Tratado: mais Saúde para Todos Oferta de Gás Natural Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais Choque de Gestão: Pessoas. Qualidade e Inovação na Gestão Pública Modernização da Receita Pró- Família Regionalização da Assistência à Saúde Universalização e Melhoria do Ensino Médio Melhoria do Ensino Fundamental Lares Gerais Gestão Ambiental MG Século XXI Centros Públicos de Promoção do Trabalho e do Primeiro Emprego Minas Sem Fome Corredor Cultural Praça da Liberdade-Casa do Conde 100% de Eletrificação Rural Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Estrada Real Projeto Jaiba – Agricultura Irrigada no Norte de Minas Agro-Minas - Cadeias Produtivas Agroindustriais Arranjos Produtivos Locais Energia Elétrica para o Noroeste Mineiro Unidade Parceria Público-Privada - MG Corredores Radiais de Integração e Desenvolvimento Potencialização da Logística do Triângulo - Alto Paranaíba Inclusão Digital Plataforma Logística e de Comércio Exterior da RMBH Empresa Mineira Competitiva

9 Melhorar substancialmente a segurança dos mineiros, especialmente na região metropolitana de Belo Horizonte Segurança Pública Visão de Futuro Tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver. Objetivos prioritários Projetos estruturadores Melhorar substancialmen-te a segurança dos mineiros, especialmente na região metropolitana de Belo Horizonte Promover o desenvolvimento econômico e social em base sustentáveis Prover a infra-estrutura requerida por Minas Gerais, com ênfase na ampliação e recuperação da malha rodoviária e do saneamento básico Melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão, através da oferta de serviços públicos de qualidade, especialmente na educação, saúde e habitação Intensificar a atuação do Governo na gestão do meio ambiente, transformando-a em oportunidade para o desenvolvimento sustentável do Estado Contribuir para a geração de empregos através de iniciativas e do incentivo a atividades que incluam jovens, mulheres e o segmento populacional maduro no mercado de trabalho Reduzir as desigualdades regionais com prioridade para a melhoria dos indicadores sociais da região Norte e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri Viabilizar novas formas de financiamento dos empreendimentos, construindo um novo marco legal, orientado para as parcerias público-privadas Consolidar a posição de liderança política de Minas no contexto nacional Estabelecer um novo modo de operação do Estado, saneando as finanças públicas e buscando a eficácia da máquina pública, por meio de um efetivo “Choque de Gestão” Fomentar o desenvolvimento econômico estadual, com ênfase no agronegócio, de forma regionalizada e com mecanismos inovadores que não comprometam as finanças estaduais Reorganizar e modernizar a administração pública estadual Recuperar o vigor político de Minas Gerais Opções EStratégicas Segurança Pública Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios Água Boa e Esgoto Tratado: mais Saúde para Todos Oferta de Gás Natural Centro Administrativo do Governo e Centro Cultural da Praça da Liberdade Recursos Humanos, Qualidade e Inovação na Gestão Pública Modernização da Receita Pró- Família Regionalização da Assistência à Saúde Universalização e Melhoria do Ensino Médio Melhoria do Ensino Fundamental Lares Gerais Gestão Ambiental MG Século XXI Centros Públicos de Promoção do Trabalho e do Primeiro Emprego Minas Sem Fome Estrada Real 100% de eletrificação rural Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Hidrográfica Rio São Francisco Plataforma Logística e de Comércio Exterior da RMBH Projeto Jaiba – Agricultura Irrigada no Norte de Minas Agro-Minas - Cadeias Produtivas Agroindustriais Arranjos Produtivos Locais Energia Elétrica para o Noroeste Mineiro Unidade Parceria Público-Privada - MG Corredores Radiais de Integração e Desenvolvimento Potencialização da Logística do Triângulo - Alto Paranaíba Inclusão Digital Empresa Mineira Competitiva Facilita Minas

10 Prover a infra-estrutura requerida por Minas Gerais, com ênfase na ampliação e recuperação da malha rodoviária e do saneamento básico Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios Água Boa e Esgoto Tratado: mais Saúde para Todos Oferta de Gás Natural Corredores Radiais de Integração e Desenvolvimento Potencialização da Logística do Triângulo - Alto Paranaíba Visão de Futuro Tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver. Objetivos prioritários Projetos estruturadores Melhorar substancialmen-te a segurança dos mineiros, especialmente na região metropolitana de Belo Horizonte Promover o desenvolvimento econômico e social em base sustentáveis Prover a infra-estrutura requerida por Minas Gerais, com ênfase na ampliação e recuperação da malha rodoviária e do saneamento básico Melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão, através da oferta de serviços públicos de qualidade, especialmente na educação, saúde e habitação Intensificar a atuação do Governo na gestão do meio ambiente, transformando-a em oportunidade para o desenvolvimento sustentável do Estado Contribuir para a geração de empregos através de iniciativas e do incentivo a atividades que incluam jovens, mulheres e o segmento populacional maduro no mercado de trabalho Reduzir as desigualdades regionais com prioridade para a melhoria dos indicadores sociais da região Norte e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri Viabilizar novas formas de financiamento dos empreendimentos, construindo um novo marco legal, orientado para as parcerias público-privadas Consolidar a posição de liderança política de Minas no contexto nacional Estabelecer um novo modo de operação do Estado, saneando as finanças públicas e buscando a eficácia da máquina pública, por meio de um efetivo “Choque de Gestão” Fomentar o desenvolvimento econômico estadual, com ênfase no agronegócio, de forma regionalizada e com mecanismos inovadores que não comprometam as finanças estaduais Reorganizar e modernizar a administração pública estadual Recuperar o vigor político de Minas Gerais Opções EStratégicas Segurança Pública Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios Água Boa e Esgoto Tratado: mais Saúde para Todos Oferta de Gás Natural Centro Administrativo do Governo e Centro Cultural da Praça da Liberdade Recursos Humanos, Qualidade e Inovação na Gestão Pública Modernização da Receita Pró- Família Regionalização da Assistência à Saúde Universalização e Melhoria do Ensino Médio Melhoria do Ensino Fundamental Lares Gerais Gestão Ambiental MG Século XXI Centros Públicos de Promoção do Trabalho e do Primeiro Emprego Minas Sem Fome Estrada Real 100% de eletrificação rural Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Hidrográfica Rio São Francisco Plataforma Logística e de Comércio Exterior da RMBH Projeto Jaiba – Agricultura Irrigada no Norte de Minas Agro-Minas - Cadeias Produtivas Agroindustriais Arranjos Produtivos Locais Energia Elétrica para o Noroeste Mineiro Unidade Parceria Público-Privada - MG Corredores Radiais de Integração e Desenvolvimento Potencialização da Logística do Triângulo - Alto Paranaíba Inclusão Digital Empresa Mineira Competitiva Facilita Minas

11 Inclusão Digital Lares Gerais Pró- Família
Melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão, através da oferta de serviços públicos de qualidade, especialmente na educação, saúde e habitação Pró- Família Regionalização da Assistência à Saúde Universalização e Melhoria do Ensino Médio Melhoria do Ensino Fundamental Lares Gerais Inclusão Digital Visão de Futuro Tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver. Objetivos prioritários Projetos estruturadores Melhorar substancialmen-te a segurança dos mineiros, especialmente na região metropolitana de Belo Horizonte Promover o desenvolvimento econômico e social em base sustentáveis Prover a infra-estrutura requerida por Minas Gerais, com ênfase na ampliação e recuperação da malha rodoviária e do saneamento básico Melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão, através da oferta de serviços públicos de qualidade, especialmente na educação, saúde e habitação Intensificar a atuação do Governo na gestão do meio ambiente, transformando-a em oportunidade para o desenvolvimento sustentável do Estado Contribuir para a geração de empregos através de iniciativas e do incentivo a atividades que incluam jovens, mulheres e o segmento populacional maduro no mercado de trabalho Reduzir as desigualdades regionais com prioridade para a melhoria dos indicadores sociais da região Norte e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri Viabilizar novas formas de financiamento dos empreendimentos, construindo um novo marco legal, orientado para as parcerias público-privadas Consolidar a posição de liderança política de Minas no contexto nacional Estabelecer um novo modo de operação do Estado, saneando as finanças públicas e buscando a eficácia da máquina pública, por meio de um efetivo “Choque de Gestão” Fomentar o desenvolvimento econômico estadual, com ênfase no agronegócio, de forma regionalizada e com mecanismos inovadores que não comprometam as finanças estaduais Reorganizar e modernizar a administração pública estadual Recuperar o vigor político de Minas Gerais Opções EStratégicas Segurança Pública Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios Água Boa e Esgoto Tratado: mais Saúde para Todos Oferta de Gás Natural Centro Administrativo do Governo e Centro Cultural da Praça da Liberdade Recursos Humanos, Qualidade e Inovação na Gestão Pública Modernização da Receita Pró- Família Regionalização da Assistência à Saúde Universalização e Melhoria do Ensino Médio Melhoria do Ensino Fundamental Lares Gerais Gestão Ambiental MG Século XXI Centros Públicos de Promoção do Trabalho e do Primeiro Emprego Minas Sem Fome Estrada Real 100% de eletrificação rural Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Hidrográfica Rio São Francisco Plataforma Logística e de Comércio Exterior da RMBH Projeto Jaiba – Agricultura Irrigada no Norte de Minas Agro-Minas - Cadeias Produtivas Agroindustriais Arranjos Produtivos Locais Energia Elétrica para o Noroeste Mineiro Unidade Parceria Público-Privada - MG Corredores Radiais de Integração e Desenvolvimento Potencialização da Logística do Triângulo - Alto Paranaíba Inclusão Digital Empresa Mineira Competitiva Facilita Minas

12 AGENDA CHOQUE DE GESTÃO Primeira Geração 2003-2006
Ajustes à Realidade e Estratégia Resultados CHOQUE DE GESTÃO Segunda Geração Estado para Resultados

13 Estado para Resultados
PMDI - ESTRATÉGIA 2023 ORIENTAÇÃO DA ESTRUTURA À ESTRATÉGIA CONTRATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA SISTEMA DE GESTÃO DA ESTRATÉGIA

14 Estado para Resultados
PMDI - ESTRATÉGIA 2023 ORIENTAÇÃO DA ESTRUTURA À ESTRATÉGIA CONTRATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA SISTEMA DE GESTÃO DA ESTRATÉGIA

15 Construção da Estratégia
Análise retrospectiva e da situação atual de MG: Diagnóstico Potencialidades Oportunidades Cenários Exploratórios MG 2020: Invariantes Condicionantes do Futuro Incertezas Críticas Cenários Prováveis Principais Indicadores Visão de futuro e longo prazo (2020) “Cartas do Futuro” Visão de Futuro para 2020 Orientações Estratégicas: (2003 – 2006) Opções Estratégicas Agenda de Prioridades Aonde queremos chegar? Aonde podemos chegar? Onde estamos? Como podemos chegar? PMDI

16 ESTADO PARA RESULTADOS
MINAS: O MELHOR ESTADO PARA SE VIVER PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO – 2007/2023 PERSPECTIVA DE LONGO PRAZO ESTADO PARA RESULTADOS PLANEJAMENTO E GESTÃO (CURTO E MÉDIO PRAZO) DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PERSPECTIVA DOS EIXOS DE ATUAÇÃO POR DESTINATÁRIOS

17 ESTADO PARA RESULTADOS
MINAS: O MELHOR ESTADO PARA SE VIVER PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO – 2007/2023 Perspectiva Integrada do Capital Humano Investimento e Negócios Integração Territorial Competitiva Rede de Cidades Eqüidade e Bem-estar Sustentabilidade Ambiental QUALIDADE FISCAL QUALIDADE E INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA ESTADO PARA RESULTADOS ÁREAS DE RESULTADOS DEFINE OBJETIVOS, INDICADORES E PROJETOS DE ALTO IMPACTO DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PESSOAS INSTRUÍDAS, SAUDÁVEIS E QUALIFICADAS CIDADES SEGURAS E BEM CUIDADAS EQÜIDADE ENTRE PESSOAS E REGIÕES JOVENS PROTAGONISTAS EMPRESAS DINÂMICAS E INOVADORAS

18 MINAS: O MELHOR ESTADO PARA SE VIVER
PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO – 2007/2023 Perspectiva Integrada do Capital Humano Investimento e Negócios Integração Territorial Competitiva Rede de Cidades Eqüidade e Bem-estar Sustentabilidade Ambiental QUALIDADE FISCAL QUALIDADE E INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA ESTADO PARA RESULTADOS ÁREAS DE RESULTADOS Educação de Qualidade Investimento e Valor Agregado da Produção Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva Rede de Cidades e Serviços Vida Saudável Inovação, Tecnologia e Qualidade Qualidade Ambiental Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce Protagonismo Juvenil Logística de Integração e Desenvolvimento Defesa Social DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PESSOAS INSTRUÍDAS, SAUDÁVEIS E QUALIFICADAS CIDADES SEGURAS E BEM CUIDADAS EQÜIDADE ENTRE PESSOAS E REGIÕES JOVENS PROTAGONISTAS EMPRESAS DINÂMICAS E INOVADORAS

19 Educação de Qualidade Resultados Finalísticos Objetivos Estratégicos
Agenda Setorial do Choque de Gestão Resultados Finalísticos Desafios Educação de Qualidade Pactuação Promover um salto na escolaridade média da população, formada em um sistema eficiente, com altos níveis de eqüidade e orientado por padrões internacionais de custo e qualidade Reduzir as disparidades regionais nos níveis de aprendizado em Minas Gerais Promover um salto de qualidade no ensino, orientado por padrões internacionais Aprimorar o modelo de gestão do sistema educacional para obtenção de melhores resultados - Melhorar a gestão nas escolas - Desenvolver a cultura da qualidade e de resultados - Ampliar parcerias para a participação do terceiro setor - Definir modelo de gestão da escola em tempo integral - Implantar sistema de custos e de auditoria Certificar professores e gestores escolares e os superintendentes regionais Projetos Estruturadores Status 2011 2023 Aumentar a escolaridade média dos jovens aos 15 e aos 18 anos de idade 6,6 / 8,4 (IBGE, 2004) 7,5 / 10 9 / 12 Aumentar o percentual de alunos lendo aos 8 anos 82,5 (SEE, 2006) 100 Aumentar o aprendizado dos alunos(SAEB/Prova Brasil) 4ª. série/ 5º. ano do Ensino Fundamental 8ª. série / 9º. ano do Ensino Fundamental 3ª. série do Ensino Médio Port / Mat 183,0 / 195,8 232,1 / 250,8 273,1 / 291,7 (INEP, 2003) Port / Mat 200 / / / 325 Port / Mat 220 / / / 375 Redução das desigualdades regionais entre as S.R.E, calculado pela diferença ΔX=IQEmáx-IQEmín dos Índices de Qualidade de Ensino ΔX 66,67% ΔX 50% ΔX Elevar o percentual de docentes do Ensino Básico com curso superior ª. a 4ª. série ª. a 8ª. série Ensino Médio 51% 86,9% 93,4% (SEE, 2005) 70% 97% 100% 90% Elevar o percentual de professores / gestores escolares com certificação ocupacional 0 % / 0% 40% / 100% 90% / 100% Aumentar a taxa de conclusão do Ensino Fundamental / Médio 65,3% / 46,1% (SEE, 2005) 80% / 70% 100% / 100% Reduzir a taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental / Médio 23,3% / 39,7% (INEP, 2005) 10% / 20% 3% / 5% Projeto 1 - Sistemas de Avaliação da Qualidade do Ensino e das Escolas Projeto 2 - Escola em Tempo Integral Projeto 3 - Desempenho e Qualificação de Professores Projeto 4 - Novos Padrões de gestão e atendimento da Educação Básica

20 Protagonismo Juvenil Objetivos Estratégicos
Agenda Setorial do Choque de Gestão Resultados Finalísticos Desafios Protagonismo Juvenil Pactuação Promover a capacidade realizadora e a contribuição social dos jovens mineiros Mobilizar a sociedade civil para a realização das ações de protagonismo juvenil Reduzir a evasão escolar no Ensino Médio Prevenir a violência, o uso de drogas, as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce Criar coordenação para conduzir a Aliança Social Estratégica pelo Jovem, vinculada ao Vice-Governador Implantar um amplo arranjo de parcerias com entidades da sociedade civil e setor privado para empreender, mediante um programa mobilizador, a Aliança Social Estratégica pelo Jovem Projetos Estruturadores Status 2011 2023 Aumentar o número de jovens participantes nos grupos estruturados e ativos da Aliança Social Estratégica pelo Jovem N/A 100 mil jovens Reduzir as taxas de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos (por 100 mil jovens) 47 (CRISP, 2004) 25 7 Aumentar a taxa de conclusão do Ensino Médio 46,1% (SEE,2005) 70% 100% Aumentar a taxa de escolarização dos jovens de 15 a 17 (percentual do total de jovens entre 15 e 17 anos cursando o ensino médio) 65,78% (SEE,2006) 75% 85% Projeto 1 - Aliança Social Estratégica pelo Jovem Projeto 2 - Poupança Jovem Projeto 3 - Expansão da Conclusão do Ensino Médio Projeto 4 -Ensino Médio Profissionalizante Nota: A estruturação da Aliança Social Estratégica pelo Jovem poderá indicar a necessidade de divisão em subprojetos

21 Investimento e Valor Agregado da Produção
Objetivos Estratégicos Agenda Setorial do Choque de Gestão Resultados Finalísticos* Desafios Investimento e Valor Agregado da Produção Pactuação Construir um ambiente de negócios favorável e atrativo aos investimentos produtivos - Simplificar a relação do setor público com o setor privado Conferir maior agilidade e efetividade ao licenciamento ambiental Implementar promoção agressiva de novos investimentos e desenvolvimento de empresas mineiras, com ênfase na agregação de valor Implementar política inovadora e sustentável de fomento Ampliar a taxa de investimento da economia mineira Reestruturar e renovar a institucionalidade para promoção de investimentos Implementar governança público-privada na promoção de investimentos e no desenvolvimento de arranjos produtivos Consolidar e desenvolver a experiência de PPP, bem como desenvolver mecanismos de regulação e modalidades de financiamento público-privada, Redesenhar e racionalizar a estrutura de fomento e financiamento Estudar a viabilidade de transferir os seguintes projetos para gestão privada, em arranjo de parceria: - Agrominas: Agregação de Valor e Diversificação do Café Estrada Real Projetos Estruturadores Status 2011 2023 Aumentar a participação do PIB mineiro no PIB nacional 9,86% (FJP, 2005) 10,46% 10,15% 11,78% 10,74% Ampliar o taxa de investimento total bruta 20,67% (estimativa de 2005) 25% 23% Aumentar a participação das exportações mineiras nas exportações brasileiras 11,6% (MDIC, 2006) 14% 13% 16% 15% Aumentar a participação das exportações mineiras de produtos intensivos em tecnologia nas exportações brasileiras de produtos intensivos em tecnologia 5,25% (MDIC, 2005) 7% 6% 12% 10% Melhorar posição no Ranking Nacional de Competitividade 7o (MBC, 2006) 5o 2o Ampliar o número de empresas certificadas de acordo com ISO 9000 622 (Inmetro,2007) 1100 N/A Ampliar o número de empresas certificadas de acordo com o ISO 14001 59 A definir Aumentar o investimento do governo mineiro e suas estatais em infra-estrutura (em R$ bilhões) 4,18 (SEPLAGI, 2006) 8,06 Aumentar o PIB do Turismo Projeto 1 - Promoção e atração de investimentos estratégicos e desenvolvimento das cadeias produtivas das empresas âncoras Projeto 2 - Inserção competitiva das empresas mineiras no mercado internacional Projeto 3 - Descomplicar - Melhoria do ambiente de negócios Projeto 4 - Oferta de Gás Natural Projeto 5 - Cresce Minas – Oferta e distribuição de energia elétrica Projeto 6 - Parcerias para provisão de serviços de interesse público Projeto 1 - Promoção e atração de Investimentos Produtivos (inclui Unidade de Promoção de Investimentos) Todos os fundos de desenvolvimento devem estar no escopo do projeto Promoção e Atração de Investimento e Competitividade e Capacidade Exportadora.

22 Inovação, Tecnologia e Qualidade
Objetivos Estratégicos Agenda Setorial do Choque de Gestão Resultados Finalísticos Desafios Inovação, Tecnologia e Qualidade Pactuação Fortalecer a competitividade e ampliar a capacidade de inovação das empresas e dos arranjos produtivos mineiros Formar e qualificar mão-de-obra alinhada à demanda do setor produtivo Fortalecer a rede de inovação tecnológica em todo o território mineiro Fortalecer a articulação entre a rede de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e o setor produtivo Assegurar a conformidade dos produtos mineiros segundo padrões internacionais de qualidade Implementar governança público-privada na formação profissional e inovação tecnológica Promover reestruturação radical da institucionalidade mineira de inovação, preservando na empresa a centralidade do processo Implantar um projeto de revitalização do CETEC Estabelecer parcerias para cursos de profissionalização garantindo custos adequado ao setor público Definir indicadores de resultado para os recursos aplicados pela FAPEMIG Projetos Estruturadores Status 2011 2023 Aumentar o percentual de empresas cujos produtos inovadores representam mais de 40% das suas vendas internas 11,33% (PINTEC, 2003) A definir Aumentar a relação entre o investimento privado e o investimento público estadual em P&D N/A Garantir a sanidade bovina 100% livre com vacinação 100% sem vacinação Ampliar o número de mercados sem restrições para exportações mineiras de carne Vários países menos EUA e Japão UE com restrições UE sem restrições Todos os países sem restrições Ampliar o número de propriedades produtoras de café com certificação internacional Em apuração 1.500 novas propriedades certificadas 8.000 novas propriedades certificadas Dispêndio em P&D como percentual do PIB 0,36% (MCT/IPEA, 2003) 0,66% 1,28% Número de cursos de Pós-Graduação de Minas Gerais com nota 7 na CAPES (Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Engenharias, Ensino de Ciências e Matemática, Multidisciplinar) 6 (CAPES, 2004) 18 43 Projeto 1 - Rede de Inovação Tecnológica (inclui BHTec, FAPEMIG) Projeto 2 – Sistema de Certificação e Vigilância Sanitária da Produção Agropecuária Projeto 3 - Arranjos Produtivos em Biotecnologia, Biocombustíveis, Microeletrônica e Software Projeto 4 - Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado – cursos de curta duração e CVT Número e volume de financiamentos obtidos por empresas para projetos de inovação tecnológica Volume de capital de risco investido em empresas de Minas Gerais Quantidade de profissionais formados em áreas prioritárias (incluindo graduados, mestres e doutores) Porcentagem de recursos da FAPEMIG investidos nas áreas de interesse Sinergia entre aplicações públicas e privadas Aumentar o acesso da população na faixa etária de 15 a 19 anos ao Ensino Técnico (Percentual da população de 15 a 19 anos cursando o Ensino Técnico) Zonas livres (identificar) – jose silva

23 Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce
Objetivos Estratégicos Agenda Setorial do Choque de Gestão Desafios Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce Pactuação Resultados Finalísticos Desenvolver a produção local com ênfase na formação profissional, alfabetização, no empreendedorismo e no acesso a mercados Atrair investimentos produtivos privados para as regiões de baixo dinamismo econômico com destaque para o Agronegócio Aumentar a produtividade no campo por meio da promoção do empreendedorismo, dos micronegócios e da extensão rural Promover a inserção regional dos investimentos públicos e privados, mediante a capacitação da mão-de-obra local, fornecimento local, logística e gestão ambiental Reduzir as disparidades regionais em educação, saúde e saneamento Inserir a região nas três dinâmicas territoriais de desenvolvimento do Estado Criar na entidade de promoção de investimentos uma unidade específica para as regiões de baixo dinamismo Mudar radicalmente a lógica de concepção e gestão dos projetos de produção irrigada, a partir do mercado com empresas âncoras, enfoque na comercialização e associação de pequenos produtores Aprimorar os sistemas de informações estatísticas para monitorar o desenvolvimento da região e permitir a gestão com base em resultados Implantar a solução institucional para a execução do projeto Vida no Vale Projetos Estruturadores Status 2011 2023 Elevar a participação das regiões no PIB mineiro 13,2% (FJP, 2003) 13,58% 14,00% 14,37% 15,74% Aumentar o volume de investimentos produtivos privados por ano na região (em R$ bilhões de 2005) 4,4 (estimativa de 2005) A definir metodologia Aumentar o Índice de Atendimento de Água/Esgoto: Norte Jequitinhona-Mucuri Rio Doce 73,4 %/ 27,9% 65,3% / 41,6% 71,9% / 65% (IBGE,2000) 79% / 50% 98% / 98% 75% / 70% 95 %/ 75% 98 %/ 98% 90% / 88% Aumentar a taxa de conclusão do Ensino Médio nas Regiões 48,0% 43,5% 39,1% (SEE, 2005) 70,0% 66,1% 59,4% 100% 94,5% 84,9% Reduzir a taxa de distorção idade-série (8a série EF / 3a série EM) 43,8% / 44,8% 54,1% / 51,7% 41,1% / 40,5% (SEE, 2003) 30%/ 30% 38% / 38% 30% / 30% 15% / 15% 20 %/ 20% 15%/ 15% Reduzir a taxa de mortalidade infantil nas Macrorregiões de Saúde: Fonte: SIMSINASC/DIE/SE (2005) Jequitinhona Leste Norte de Minas Nordeste 18,4 19,3 15,4 23,2 A definir 8 a 10 8 a a 10 Projeto 1 - Desenvolvimento da Produção Local e Acesso a Mercados Projeto 2 - Promoção de Investimentos e Inserção Regional (inclusive Agronegócio) Projeto 3 - Vida no Vale Projeto 4 - Aceleração do Aprendizado na Região do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce Projeto 1: Desenvolvimento da Produção Local e Acesso a Mercados (inclui Produtividade no Campo) Teodomiro Diniz: O Jequitinhonha poderia ser um pólo de agregação de valor maciço-madeireiro (mobiliário, compensado...) se direcionasse uma parte do plantio para isto Indicador Idade-série  Até 2022, 80% dos jovens de 15 anos terão completado o ensino fundamental e 70% dos jovens aos 19 terão completado o ensino médio (fonte: todos pela educação)

24 Logística de Integração e Desenvolvimento
Objetivos Estratégicos Agenda Setorial do Choque de Gestão Desafios Resultados Finalísticos Logística de Integração e Desenvolvimento Pactuação Reduzir os custos de transportes e ampliar o acesso a mercados da produção mineira, através da oferta de uma malha viária suficiente, adequada e segura. Superar gargalos e melhorar a qualidade da infra-estrutura de transportes para ampliar a inserção competitiva da economia mineira e o desenvolvimento das regiões de baixo dinamismo Implantar o novo modelo de construção e conservação de estradas e de execução e controle de obras para a melhoria da qualidade do gasto e dos serviços prestados Reestruturar o modelo de planejamento, gestão de projetos, controle orçamentário e avaliação de resultados Implantar a prática de licitar obras somente após a elaboração do projeto executivo, como também a criação de um banco de projetos Implantar sistemas de controles de custos e auditoria Implantar a concessão da BR 381 e de outros trechos federais e estaduais viáveis Negociar junto com o governo federal a adequação dos corredores radiais da RMBH da BR040, BR262 e BR381, bem como a transposição ferroviária da RMBH; Definir uma estratégia de financiamento para estadualização das rodovias federais Implantar modelo de gestão e acompanhamento das PPPs Definir modelo de gestão para o transporte intermunicipal e metropolitano Criar condições para o PELT (Programa Estadual de Logística de Transportes); Status 2011 2023 Aumentar o percentual da malha rodoviária federal em ótimas ou boas condições de conservação 25% (CNT, 2006) 35% 95% Aumentar o percentual da malha rodoviária estadual em condições boas de conservação 46% (DER-MG, 2006) 83% 98% Adequar a capacidade da BR 381 entre BH e Vale do Aço Em projeto Obra em andamento Obra concluída e em adequada operação Implantação do rodoanel de Belo Horizonte Manter o índice de desempenho (ID) da MG 050 de acordo com o QID (Quadro de Indicadores de Desempenho) N/A > 8 Projetos Estruturadores Projeto 1 - ProMG Pleno - Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais

25 Rede de Cidades e Serviços
Objetivos Estratégicos Agenda Setorial do Choque de Gestão Desafios Rede de Cidades e Serviços Pactuação Resultados Finalísticos Planejar e gerir o desenvolvimento da rede de cidades mineiras para melhorar sua capacidade de prestação de serviços de educação, cultura, saúde, saneamento, transporte, habitação, acesso à Internet, inovação tecnológica, formação profissional e gestão ambiental Fortalecer o sistema de planejamento e gestão urbana especialmente nas cidades-pólo Ampliar a inserção nacional e internacional da RMBH Promover a inserção territorial competitiva da rede de cidades mineiras nos espaços geoeconômicos nacionais Ampliar a acessibilidade da população dos municípios de pequeno porte aos serviços sociais básicos e aos mercados Desenvolver a capacidade de planejamento da rede de cidades mineiras Consolidar em coordenação com as demais secretarias as informações para a gestão da capacidade de prestação de serviços da rede de cidades Desenvolver indicadores para classificação de aglomerações e centros urbanos Projetos Estruturadores Status 2011 2023 Taxa média de ocupação dos hotéis de BH 59,34% (ABIH-MG,2006) A definir Aumentar o número de aglomerações e centros urbanos mineiros classificados como metrópoles nacionais ou regionais (ordem 1 a 4) na rede hierárquica nacional de cidades 1 (IPEA, 1999) NA 4 Aumentar o número de aglomerações e centros urbanos mineiros classificados como cidades médias (ordem 5 a 8) na rede hierárquica nacional de cidades 14 22 Aumentar o número de municípios com Índice Mineiro de Responsabilidade Social - IMRS maior que 0,7 36 (FJP,2004) 100 300 Prover acesso viário pavimentado a todos os municípios mineiros 80% 100% Projeto 1 – Planejamento da Rede de Cidades e Fomento da Gestão Urbana Projeto 2 - RMBH Projeto 3 - Minas Avança Projeto 4 - Pro-Acesso Projeto 5 - Circuitos Culturais de Minas Gerais (ênfase no Circuito Cultural da Praça da Liberdade)

26 Vida Saudável Objetivos Estratégicos
Agenda Setorial do Choque de Gestão Desafios Resultados Finalísticos Vida Saudável Pactuação Universalizar o acesso à atenção primária e reduzir as disparidades regionais no atendimento à saúde Reduzir a mortalidade infantil e materna Ampliar a longevidade da população com incidência de doenças cardiovasculares e diabetes Aumentar a eficiência alocativa e a otimização do sistema de atenção à saúde Promover hábitos de vida saudável Ampliar o acesso ao saneamento básico Implantar a regionalização plena da assistência à saúde Implantar sistemas de compras de medicamentos, logística, gestão da qualidade dos serviços e informatização Realização da certificação ocupacional dos diretores regionais da saúde Projetos Estruturadores Status 2011 2023 Universalização da atenção primária para a população SUS dependente (população coberta por programas de atenção primária - população do SUS dependente estimada em 75% do total) 54,6% (SES-MG, 2006) 71% 70% 75% Reduzir o APVP (Anos Potenciais de Vida Perdidos) por morte ou incapacidade A definir Reduzir a taxa de mortalidade infantil por mil nascidos vivos 16,1 Fonte: SIMSINASC/DIE/SE (2005) 13,2 12,5 10 8 Reduzir o percentual de internações por condições sensíveis à atenção ambulatorial 33% (SES-MG 2005) 29% 27% 21% 16% Ampliar o percentual de domicílios com acesso a rede de esgoto ou fossa séptica 74% (IBGE/ PNAD, 2005) 83% 81% 100% 98% Projeto 1 - Saúde em Casa Projeto 2 - Regionalização da Atenção à Saúde Projeto 3 - Viva Vida Projeto 4 - Saneamento Básico: Mais Saúde para Todos Projeto 5 - Minas Esportes Projeto 2 - Otimização da Rede de Atenção à Saúde (inclui Prohosp, Gestão regional do SUS, SUS Fácil, Rede de Atenção de Urgências e emergências e Transporte Sanitário) Viva Vida (incluir nutrição) Minas Esportes (Inclui Minas Olímpica) Indicador: Aumentar o percentual de crianças (de 0 a 3 anos) oriundas de famílias vulneráveis com acompanhamento alimentar Indicador de atenção primária: 75% é considerado universalização pois 25% da população tem plano de saúde privado – 2011:70% como a atenção primária é a estratégia considera-se necessário uma evolução maior nos próximos anos

27 Defesa Social Objetivos Estratégicos
Agenda Setorial do Choque de Gestão Desafios Defesa Social Pactuação Consolidar a tendência decrescente para os índices de violência em Minas Gerais Pacificar as comunidades de risco por meio de programas de prevenção, integrados com a área de desenvolvimento social e com parcerias com municípios e terceiro setor Integrar e melhorar a qualidade da ação policial Criar e fortalecer as Ações de Inteligência Policial Integrada Incentivar participação crescente dos municípios e do setor privado visando o desenvolvimento e manutenção dos diversos programas do Governo, como o Fica Vivo Fortalecer as ações da corregedoria e criar núcleos de avaliação e controle da qualidade do trabalho policial Modernizar o sistema prisional e o sistema de atendimento a adolescentes em conflito com a lei Acabar com carceragens da polícia civil Consolidar, ampliar e rever a estrutura do sistema de defesa social para um novo patamar de resultados, abrangência e eficiência Garantir uma função executiva para o Conselho de Defesa Social do Estado de Minas Gerais Implantar sistema de custos e de auditoria de gestão nas polícias Implantar pesquisa para determinação de reincidência de egressos do sistema prisional e do atendimento à jovens em conflito com a lei Resultados Finalísticos Projetos Estruturadores Projeto 1 - Gestão Integrada de Informações Projeto 2 - Integração e Qualidade da Ação Policial Projeto 3 - Expansão e Modernização do Sistema Prisional Projeto 4 - Atendimento às medidas socioeducativas Projeto 5 - Prevenção Social da Criminalidade - Fica Vivo Projeto 6 - Escola Viva, Comunidade Ativa Status 2011 2023 Reduzir a taxa de homicídios por 100 mil habitantes 19,8 (FJP, 2005) 14 5 Reduzir as taxas de homicídios de jovens de 15 e 24 anos (por 100 mil hab) 47,2 (2004) 25 7 Reduzir a taxa de crimes violentos contra o patrimônio por 100 mil habitantes 450 (FJP, 2005) 307 136 Reduzir o medo de vitimização da população total (percentual da população que afirma ter medo de vitimização) 60% (CRISP, 2005) 30% 5% Reduzir a reincidência criminal (percentual da população egressa do ambiente carcerário reincidente) A ser apurado por meio de pesquisa a definir

28 Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva
Objetivos Estratégicos Agenda Setorial do Choque de Gestão Desafios Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva Resultados Finalísticos Pactuação Superar a pobreza crônica das novas gerações através da Educação Promover a inclusão produtiva da população adulta Reduzir o analfabetismo Promover segurança alimentar e condições adequadas de saneamento básico para a população mais pobre Promover intervenção integrada nos espaços de concentração da pobreza Ampliar a provisão indireta dos serviços de assistência social Saúde e Nutrição incorporadas à todas as fases do ciclo de vida individual desde o nascimento até a vida adulta Reestruturar a área de assistência social, dando ênfase às parcerias com entidades da sociedade civil, municípios e União Integrar e coordenar com as demais secretarias as ações destinadas à redução da pobreza, especialmente o Projeto Travessia Projetos Estruturadores Status 2011 2023 Reduzir o percentual de pobres em relação à população total RMBH Espaço urbano Espaço rural 28,8% 19,4% 19,8% (PNAD, 2005) 20 a 23% 13 a 15% 14 a 16% 9 a 13% 6 a 9% 7 a 10% Reduzir o percentual de indigentes em relação à população total Minas Gerais 3,1% 2,7% (PNAD, 2005) 2,3 a 2,7% 2,0 a 2,4% 1,5 a 1,7% Número de regiões atendidos pelo Projeto Travessia NA 10 92 Reduzir o percentual de habitações precárias (hab.precárias/total hab) 1,8% FJP(2000) 1,2% 0,3% Percentual de implantação do SUAS (% municípios que recebem financiamento) 37,05% (Sedese/out06) 63% 98% Projeto 1 - Projeto Travessia: Atuação Integrada em Espaços Definidos de Concentração de Pobreza Projeto 2 - Lares Geraes Projeto 3 - Minas sem Fome Projeto 4 - Implantação do SUAS Projeto 5 - Universalização do Acesso à Energia Elétrica no Campo Projeto 1 - Projeto Travessia: Atuação Integrada em Espaços Definidos de Concentração de Pobreza (inclui Usina do Trabalho)

29 Qualidade Ambiental Objetivos Estratégicos
Agenda Setorial do Choque de Gestão Desafios Qualidade Ambiental Pactuação Aprimorar a gestão de bacias hidrográficas, visando disponibilidade e qualidade de água e redução dos conflitos em torno de seu uso Reduzir a contaminação das águas de Minas Gerais Conservar o Cerrado e recuperar a Mata Atlântica Promover a gestão eficiente dos passivos de mineração e indústrias Promover investimentos privados com externalidades ambientais positivas Ampliar o tratamento de resíduos sólidos Apoiar os comitês de bacias hidrográficas Adotar metas de sustentabilidade e qualidade ambiental e consolidar o sistema de monitoramento Concluir o zoneamento econômico-ecológico (uso da terra) Ampliar o potencial do território ambientalmente protegido e promover a gestão eficiente das Unidades de Conservação Consolidar o Sistema de Informação Ambiental e de Monitoramento. Resultados Finalísticos Aumentar a agilidade e efetividade nos licenciamentos ambientais e demais sistemas autorizativos, incluindo análise interdisciplinar e informatização de processos Integrar e regionalizar os órgãos ambientais Institucionalizar a gestão ambiental nos vários setores do governo Projetos Estruturadores Projeto 1 - Revitalização do Rio das Velhas Projeto 2 - Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica Projeto 3 - Tratamento de Resíduos Sólidos Projeto 4 - Consolidação da Gestão de Bacias Hidrográficas Status 2011 2023 Aumentar o percentual do território com cobertura vegetal nativa (Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga) 33,8% (Semad, 2005) 35% 40% Aumentar o Índice de Qualidade da Água (IQA) 5 sub-bacias com IQA abaixo de 60 Melhorar o índice em 10% Todas as sub-bacias acima de 70, com manutenção naquelas com índice superior 4 sub-bacias com IQA entre 60 e 70 Melhorar o índice em 5% 1 sub-bacia acima de 80 Manter o índice Aumentar o Índice de Qualidade da Água (IQA) do Rio das Velhas 58,5 (IGAM, 2005) 67 75 Aumentar o percentual da população com acesso à disposição adequada de lixo 29,6% (SEMAD 2005) 60% 90%

30 Qualidade e Inovação em Gestão Pública
Objetivos Estratégicos Agenda Setorial do Choque de Gestão Desafios Qualidade e Inovação em Gestão Pública Pactuação Resultados Finalísticos Ampliar a transparência e o controle social das ações de governo, implementando a governança social Incorporar inovações e disseminar boas práticas de gestão nas instituições públicas Aprimorar a governança corporativa (empresas públicas, autarquias e fundações) Aprofundar a profissionalização de gestores públicos Aumentar a utilização do governo eletrônico, dando ênfase à prestação de serviços ao público Aumentar a presença do terceiro setor na prestação de serviços Efetivar uma política de prestação de contas à sociedade Manter o compromisso com o equilíbrio fiscal, aprimorando a prevenção e a mitigação de riscos de gestão Implantar um novo modelo de contratação de empreendedores públicos Implantar núcleo de monitoramento e avaliação do desenvolvimento de Minas Gerais Aprimorar a governança corporativa das empresas estatais, autarquias e fundações Ampliar o número de parcerias com o terceiro setor e com o setor privado Incorporar o acompanhamento e controle sociais nos Acordos de Resultados e nos Termos de Parcerias Projetos Estruturadores Status 2011 Número de serviços públicos disponibilizados via internet 1.100 1.600 Número de cargos com processo de Certificação Ocupacional implementado 1 9 Grau de implementação da agenda setorial de choque de gestão N/A 100% Aumentar o número de empresas estatuais estatais com governança corporativa implantada 17 Aumentar a percepção da população quanto à confiança nas instituições públicas e qualidade dos serviços prestados (Grau de qualidade dos serviços / confiança nas instituições públicas ) A ser definido Projeto 1 - Choques Setoriais de Gestão Projeto 2 - Ampliação da Profissionalização de Gestores Públicos Projeto 3 - Governo Eletrônico Projeto 4 - Centro Administrativo

31 Qualidade Fiscal Objetivos Estratégicos
Agenda Setorial do Choque de Gestão Desafios Qualidade Fiscal Pactuação Resultados Finalísticos Manter o compromisso com o equilíbrio fiscal, aprimorando a prevenção e a mitigação de riscos fiscais Estabilizar e iniciar a redução da despesa orçamentária como proporção do PIB estadual, passo que antecede uma política sustentável de redução da carga tributária Melhorar a composição estratégica do gasto, aumentando a participação, na despesa total, dos investimentos públicos impulsionadores da competitividade da economia Aumentar a aderência do orçamento à estratégia de médio prazo, ampliando a participação dos projetos estruturadores na despesa total Ampliar a qualidade e a produtividade dos gastos setoriais Política tributária indutora do investimento produtivo com foco na simplificação Efetivar a Lei de Política Remuneratória, a de troca das dívidas do IPSEMG por precatórios e solução para a dívida do IPSM Padronizar e simplificar os procedimentos tributários Desenhar solução para as pendências com o INSS Desdobrar metas globais nos acordos de resultados das unidades e nos cadernos desafios e compromissos Institucionalizar boas práticas fiscais e de gestão Propor planos plurianuais e orçamentos que assegurem as metas de qualidade fiscal Avaliar, prevenir e mitigar riscos contingentes de natureza financeira, especialmente os decorrentes de sentenças judiciais. Política de aplicação de recursos públicos (inclusive das fundações, autarquias e das empresas dependentes), de forma articulada, potencializando a negociação com o Sistema Financeiro e os ganhos dela decorrentes. Projetos Estruturadores Status 2007 2011 Reduzir o volume do gasto público (despesa orçamentária) em relação ao PIB em 0,05 pontos percentuais ao ano 13,23% (despesa/PIB) 0,25% (redução acumulada) Aumentar a participação dos investimentos (despesas de capital) na despesa orçamentária 13,52% 14,63% 17,0% Reduzir a participação das despesas correntes na despesa orçamentária (limite superior) 86,48% 83,0% Economia anual com redução de custos unitários de serviços estratégicos - R$ 5,1 milhões R$ 17,6 milhões Economia com atividades-meio (Valores Acumulados) R$ 140 milhões R$ milhões Aumentar a participação dos projetos estruturadores na despesa orçamentária 6,0% 9,9% 12,0% Assegurar a arrecadação das receitas fiscais necessárias para o cumprimento do equilíbrio fiscal Em apuração Projeto 1 - Modernização da Gestão Fiscal Projeto 2 - Qualidade e Produtividade do Gasto Setorial Projeto 3 - Eficiência Tributária e Simplificação

32 Estado para Resultados
PMDI – ESTRATÉGIA 2023 ORIENTAÇÃO DA ESTRUTURA À ESTRATÉGIA CONTRATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA SISTEMA DE GESTÃO DA ESTRATÉGIA

33 Primeira etapa Leis Delegadas
FOCO: GARANTIR AOS ÓRGÃOS CONDIÇÕES AMPLAMENTE FAVORÁVEIS PARA O ATINGIMENTO DOS RESULTADOS Estratégia Governamental PMDI Simplificação e Autonomia da gestão dos Cargos Comissionados (flexibilidade) NOVA ESTRUTURA DE CARGOS COMISSIONADOS Orientação da estrutura para a estratégia NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

34 Estado para Resultados
PMDI - ESTRATÉGIA 2023 ORIENTAÇÃO DA ESTRUTURA À ESTRATÉGIA CONTRATUALIZAÇÃO DA ESTRETÉGIA SISTEMA DE GESTÃO DA ESTRATÉGIA

35 DESAFIOS + INCENTIVOS = RESULTADOS
Áreas de Resultado Cadernos de Desafios e Prioridades ACORDO DE RESULTADOS - 1ª etapa RESULTADOS FINALÍSTICOS (CADERNO DE COMPROMISSOS) PROJETOS ESTRUTURADORES AGENDA SETORIAL DO CHOQUE DE GESTÃO INDICADORES DE RACIONALIZAÇÃO DO GASTO E MELHORIA DO DESEMPENHO Secretarias Cadernos Compromissos Secretarias ACORDO DE RESULTADOS 1ª etapa

36 Á R E A S D E R E S U L T A D O Estratégia Governamental: PMDI - PPAG
VISAO: Tornar MG o melhor estado para se viver RESULTADOS PARA A SOCIEDADE Á R E A S D E R E S U L T A D O PROJETOS ESTRUTURADORES CADERNOS: Metas e estratégia de implementação (por Secretaria) Estrutura Governamental e Modelo de gestão: GOV/VICE AR – 1ª Etapa Secretaria Secretaria Secretaria Secretaria Secretaria AR – 2ª Etapa Equipes das unidades vinculada e subordinadas Equipes das unidades vinculada e subordinadas Equipes das unidades vinculada e subordinadas Equipes das unidades vinculada e subordinadas Equipes das unidades vinculada e subordinadas Gestão de Pessoas: ADI e Prêmio PRÊMIO PRÊMIO PRÊMIO PRÊMIO PRÊMIO ADI ADI ADI ADI ADI

37 Estado para Resultados
PMDI - ESTRATÉGIA 2023 ORIENTAÇÃO DA ESTRUTURA À ESTRATÉGIA CONTRATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA SISTEMA DE GESTÃO DA ESTRATÉGIA

38 Estado para Resultados Gestão da Estratégia
Sistema Gestão da Estratégia Resultados Finalísticos Projetos Estruturadores Agenda setorial Estado para Resultados GERAES SEPLAG

39 2ª Geração do Choque de Gestão
Estado para Resultados CIDADÃO Dar aos órgãos condições de implementar as políticas públicas de forma célere e eficiente Garantir qualidade e competência na gestão interna dos órgãos


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