A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL M edidas educativas para alunos com NEE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL M edidas educativas para alunos com NEE."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL M edidas educativas para alunos com NEE

2 PEI e documentos anexos  O PEI é o instrumento de adequação do processo de ensino e aprendizagem. O PEI descreve o perfil de funcionalidade do aluno( por referência à CIF) e define as medidas educativas a utilizar para cada caso concreto. É um documento dinâmico: é revisto e reformulado em qualquer momento no entanto, é obrigatoriamente revisto no final de cada ciclo de ensino.  O CEI( Currículo Específico Individual) é uma das medidas do PEI. Este documento traduz uma diferenciação e flexibilização do currículo. Nele, cada interveniente regista um conjunto de competências específicas a desenvolver ao longo do ano, considerando, sempre, o perfil de funcionalidade do aluno.

3 PEI e documentos anexos  O PIT ( Plano Individual de Transição) é um complemento do PEI que deve ser elaborado até 3 anos antes da escolaridade obrigatória. É um documento utilizado para planificar e preparar o aluno na transição da escola para a vida profissional.  O Relatório Circunstanciado é um documento que é anexo ao PEI, é preenchido no final do ano letivo e traduz-se numa avaliação das medidas aplicadas. Este documento pode conter propostas de alteração às medidas definidas no PEI.

4 Fundamentação do Programa Educativo Individual

5 Fundamentação do Programa Educativo Individual Declaração de Salamanca  cada criança tem o direito fundamental à educação e deve ter a oportunidade de conseguir e manter um nível aceitável de aprendizagem,  cada criança tem características, interesses, capacidades, e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias, os sistemas de educação devem ser planeados e os programas educativos implementados tendo em vista a vasta diversidade destas características e necessidades,  as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas se devem adequar através duma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades,  as escolas regulares, seguindo esta orientação inclusiva, constituem os meios capazes para combater as atitudes discriminatórias, criando comunidades abertas e solidárias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos; além disso, proporcionam uma educação adequada à maioria das crianças e promovem a eficiência, uma ótima relação custo-qualidade, de todo o sistema educativo.

6 Fundamentação do Programa Educativo Individual Decreto-Lei 3/ 2008 Objetivos:  promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino.  promover uma escola democrática e inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens.  planear um sistema de educação flexível, pautado por uma política global integrada, que permita responder à diversidade de características e necessidades de todos os alunos(inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais).

7 Medidas educativas previstas no PEI Decreto-lei 3/ 2008 a) Apoio pedagógico personalizado (artigo 17º)  O reforço das estratégias utilizadas no grupo ou turma, ao nível da organização, do espaço e das atividades ( pelos docentes das disciplinas)  O estímulo e reforço das competências e aptidões envolvidas na aprendizagem (pelos docentes das disciplinas)  A antecipação e reforço da aprendizagem de conteúdos lecionados no seio do grupo ou da turma (pelos docentes das disciplinas)  O reforço e desenvolvimento de competências específicas (pelos docentes das disciplinas ou professor de educação especial)

8 Medidas educativas previstas no PEI Decreto-lei 3/ 2008 b) Adequações curriculares individuais (artigo 18º)  Introdução de objetivos e conteúdos intermédios  Introdução de áreas curriculares específicas que não façam parte da estrutura curricular comum  A adequação do currículo dos alunos surdos com ensino bilingue  Dispensa de atividades que se revelem de impossível execução em função da incapacidade do aluno

9 Medidas educativas previstas no PEI Decreto-lei 3/ 2008 c) Adequações no processo de matrícula ( artigo 19º)  Escola fora da sua área de residência  Escola de referência da surdez ou visão  Escola com unidade de ensino estruturado ou unidade especializada de apoio à multideficiência ou surdocegueira  Adiamento de matrícula (1º ano)  Matrícula por disciplinas (2º CEB)  Matrícula por disciplinas (3º CEB)

10 Medidas educativas previstas no PEI Decreto-lei 3/ 2008 d) Adequações no processo de avaliação (artigo 20º)  Tipo de prova  Instrumentos de avaliação e/ ou de certificação  Formas e meios de comunicação  Periodicidade, local e duração da avaliação

11 Medidas educativas previstas no PEI Decreto-lei 3/ 2008 e ) Currículo específico individual ( artigo 21º)  Introdução de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade  Substituição de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade  Eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade  Inclui conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno, e dá prioridade ao desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida, à comunicação e à organização do processo de transição para a vida pós-escolar.

12 Medidas educativas previstas no PEI Decreto-lei 3/ 2008 f) Tecnologias de apoio ( artigo 22º)  Manuais/ livros/ materiais impressos específicos para Leitura, Escrita e Cálculo  Equipamento informático adaptado  Software didático  Aparelho auditivo/ óculos/ lupa  Cadeira de rodas  Sistema alternativo e aumentativo de comunicação  Outra

13 M edidas educativas para alunos com NEE Para a realização deste trabalho consultei:  Os documentos disponibilizados no Moodle do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais de Pombal (disciplina Educação Especial)  DGIDC( 2008). Educação Especial- Manual de Apoio à Prática

14 Modelo de PEI preenchido

15 Continuação

16

17 Final Trabalho realizado por Cacilda Tavares


Carregar ppt "PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL M edidas educativas para alunos com NEE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google