A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli

2  Sociologia Compreensiva:  Para compreendermos a proposta de Weber é necessário aprofundar o debate sobre o que o autor entende por:  Compreesão  Atividade social

3  1) Compreensão atual  Compreende-se por compreensão atual – as ações que vemos ou realizamos de maneira clara e objetiva. Exemplo:  Análise do comportamento de um lenhador preocupado em abater uma árvore.  Sentido de uma operação aritmética.  Sentido de uma página de um texto que lemos.

4  2) Compreensão explicativa – a forma indireta de uma ação em que é necessário entendermos os atos na captação do sentido. Por exemplo:  Qual é o sentido que o lenhador dá a sua ação – que trabalha para sobreviver?  Qual é o sentido que um contador ou um engenheiro dá a operação de cálculo?  Segundo Weber, essas ações podem ser compreendidas de duas maneiras:

5  De forma racional  O que direciona as ações do lenhador.  De forma irracional  Ações u atividades impulsionadas por sentimentos não racionais, não codificados – cólera, ciúme, inveja, vingança, raiva, etc...  Ações que não passam, necessariamente, pelo crivo da razão.  Portanto, compreender significa – Captar a evidência do sentido de uma atividade!

6  Nesse sentido:  Evidência comporta graus variáveis de acordo com o caso em questão.  1) Compreensão intelectual de uma atividade racional  Entender as experiências alheias tal como entendemos um cálculo matemático  Como identificar a evidência?

7  1- reviver a situação por meio da imaginação pautada em fatos concretos.  2- reviver sentimentos não codificados – ciúme, medo, vingança, etc...  A evidência pode ser perturbada:  Pela intervenção de elementos exteriores incompreensíveis.  Ou pelo espanto psicológico quando vemos duas pessoas reagirem de formas diferentes diante de uma mesma situação.

8  Assim:  O que fazer, por exemplo, quando percebemos que os indivíduos são dominados por sentimentos contraditórios?  Devemos recorrer ao raciocínio científico.  Partindo do princípio que a compreensão não é um processo puramente psicológico......

9  Para Weber, a compreensão é um método lógico orientado no sentido de captar do sentido de uma atividade, de um comportamento.  Portanto, a compreensão é um método auxiliar útil que nos ajuda a apreendermos problemas – tanto no plano do indivíduo quanto no plano da sociedade.  Dessa forma, podemos deduzir que a proposta de Weber não é a construção de análises psicológicas, porque se situam em dois níveis:

10  1) estabelecer um tipo ideal racional e evidente da atividade social.  2) dar ao método compreensível uma maior validade objetiva.  Dessa forma:  Como conseguimos identificar as evidências?  Na esfera da atividade, isto é, todas as atividades podem ser compreendidas de maneira intelectual.

11  É preciso submeter essa evidência ao raciocínio científico e as regras de controle.  Assim:  Compreender é um método que auxilia na descoberta do sentido.  Descobrir o quê?  A correlação entre a atividade humana em diálogo com os objetos, os meios e os fins.

12  Podemos deduzir que:  Para Weber o nosso conhecimento só se satisfaz quando conseguimos explicar uma atividade ou ação a partir...  Das relações causais entre uma atividade/ação e o sentido dado no plano subjetivo.  Dessa forma podemos questionar:  O que é a atividade para Weber?

13  A atividade e um comportamento humano.  Define de duas formas:  Atividade geral  Exemplo - da colisão entre 2 ciclistas.  Atividade social  Exemplo – ação de evitar a colisão entre os ciclistas.  Como Weber distingue as atividades:

14  1) Atividade tradicional  2) Atividade afetiva  3) Atividade racional por valor  4) Atividade racional por finalidade  São essas nomeações que direcionam o entendimento e a construção dos tipos ideais de Weber.  Que segundo o autor variam segundo as necessidades da pesquisa.  Tipos ideais equivale a paradigmas.

15  O que é o indivíduo para Weber?  É o ponto de partida para as pesquisas propostas por Weber  É um agente compreensível de uma atividade orientada significativamente.  Apelo de sentido é individual – pertence a vontade do indivíduo.  Para Weber não há um consciente coletivo.  É um ponto de vista específica sobre a realidade infinita.  Mas como se submete a lei de forma específica?

16  A atividade social opera da seguinte forma de acordo com Weber  Ao orientar o agente sua conduta segundo a esperança de que os outros se comportem de uma certa maneira.  Ex. pag 89.  Quais são os tipos de atividades?  Atividade societária  Atividade por entendimento  Atividade institucional  Atividade de agrupamento

17  A atividade social está na origem das relações sociais  São balizadores que orientam reciprocamente o comportamento uns com os outros.  Sem reciprocidade não um relacionamento propriamente dito.  Toda relação social durável supõe regularidades...nos usos e nos costumes.  Ex. pag. 93  As convenções (constrangimento) e o direito (lei e uso da força) aparecem como formas de operacionalização das regularidades de uma sociedade.


Carregar ppt "Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google