A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD Liliana Dias Machado, MS Universidade Federal do Ceará Elian de Castro Machado, PhD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD Liliana Dias Machado, MS Universidade Federal do Ceará Elian de Castro Machado, PhD."— Transcrição da apresentação:

1 1 O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD Liliana Dias Machado, MS Universidade Federal do Ceará lilianadias@fortalnet.com.br Elian de Castro Machado, PhD Universidade Federal do Ceará elian@ufc.br

2 ABED - 20042 O QUE SIGNIFICA TUTOR ?  Nasceu no século XV na universidade – fé, moral  Definição – “guia, protetor, defensor de alguém”  Século XX – assumiu o papel de orientador dos trabalhos acadêmicos  Apoiava a aprendizagem, mas não ensinava Então, quem ensinava?

3 ABED - 20043 OS MATERIAIS DIDÁTICOS !  “Pacotes” auto-suficientes, seqüenciados e pautados  Ênfase no desenvolvimento de materiais para o ensino – se convertem em portadores da proposta pedagógica da instituição  “Ensinar” era sinônimo de transmitir informações  A tarefa do tutor consistia em assegurar o cumprimento dos objetivos, servindo de apoio aos programas de EAD

4 ABED - 20044 A RELAÇÃO DO TUTOR COM O MATERIAL DIDÁTICO  Material didático – objeto de reflexão e análise no âmbito da tutoria  O tutor pode melhorar, enriquecer e aprofundar a proposta pedagógica oferecida pelos materiais de ensino, agregando-lhe valor  Ênfase na orientação aos alunos, nas propostas de avaliação e na criação de comunidades de aprendizagem

5 ABED - 20045 QUAL É O PAPEL DO TUTOR ?  Conforme Gutiérrez e Prieto:  Fazer a ligação entre a instituição e o aluno  Enriquecer o processo de aprendizagem com seu conhecimento e experiência  Facilitar a construção do saber através da reflexão e do intercâmbio de informações  Estabelecer relações empáticas com o aluno  Constituir uma forte instância de personalização

6 ABED - 20046 Conforme Collins e Berge  Função Pedagógica – criar um ambiente social amigável; fazer perguntas visando estimular o pensamento crítico; comentar as mensagens dos alunos  Função Gerencial – agendamento do curso, seu ritmo, objetivos, tarefas a realizar; elaborar as diretrizes e as regras de comportamento  Função Técnica – domínio da tecnologia; acompanhar o fluxo da aprendizagem  Função Social – estimular as relações humanas; manter o grupo unido; estimular o trabalho em grupo; construir e manter a comunidade virtual

7 ABED - 20047 Conforme Arnaldo Niskier  É ao mesmo tempo planejador, pedagogo, comunicador e técnico de informática  Participar na produção dos materiais; fornecer informações; manter uma avaliação permanente sobre os materiais e as dificuldades dos alunos; fornecer feedback aos coordenadores; comentar os trabalhos; corrigir as avaliações; ajudar na compreensão do material do curso; organizar grupos de estudo

8 ABED - 20048 QUAIS AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO TUTOR ?  Competência Tecnológica :  Ser usuário dos recursos da Web  Conhecer a netiqueta  Ter participado de curso online  Ter experiência prévia como mediador em grupo virtual  Ter equipamento técnico atualizado  Ter boa conexão com a Web  Domínio técnico - AVAs  Competência Social e Profissional:  Alta capacidade de gerenciar grupos heterogêneos  Habilidade de motivar; manter o interesse do grupo  Domínio sobre o conteúdo do texto e do assunto  Conhecer os sites utilizados e a bibliografia recomendada  Ser capaz de comunicar-se textualmente com clareza

9 ABED - 20049 UM BOM DOCENTE TAMBÉM SERÁ UM BOM TUTOR ?  Tendência a reproduzir a docência tradicional – sem identidade específica  EAD - a tecnologia está sempre presente, exigindo uma nova postura dos professores e alunos  Ensino a distância difere do ensino presencial na organização e desenvolvimento dos cursos  Infra-estrutura organizacional complexa: técnica, pedagógica e administrativa  Requer a formação de uma equipe – desenvolvimento do curso e definição da natureza do ambiente online  Requer saberes específicos ao tutor – formação especializada

10 ABED - 200410 E O MAIS IMPORTANTE...  Repassador de informação – agente organizador, dinamizador e orientador da construção do conhecimento do aluno  A comunicação (interação) é mais importante do que a informação “Seu lugar de saber seria o do saber humano e não o do saber informações” (Alves; Nova, 2003)

11 ABED - 200411 SUGESTÕES PARA O TUTOR INICIANTE  Conhecer a fundamentação pedagógica da EAD  Ser parte de uma equipe de trabalho diversificada  Conhecer seus aprendizes  Estabelecer o tamanho de classe desejável  Criar relacionamentos pessoais online  Desenvolver comunidades de aprendizagem  Definir regras para as aulas online  Dominar os recursos tecnológicos

12 ABED - 200412 CONCLUSÃO  A função do tutor deve ir além da orientação; a tutoria deve também dirigir e supervisionar o ensino-aprendizagem  O apoio tutorial realiza a intercomunicação dos elementos (instituição/professor/aluno) que intervêm no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação

13 ABED - 200413 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  ALMEIDA, Fernando José et al. Educação a Distância: Formação de Professores em Ambientes Virtuais e Colaborativos de Aprendizagem. São Paulo, Projeto NAVE, 2001.  ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. Educação a Distância: Uma Nova Concepção de Aprendizagem e Interatividade. São Paulo, Futura, 2003.  GROSSI, E. P. & BORDIN, J. (org.) Paixão de Aprender. Petrópolis: Vozes, 1992.  GUTIÉRREZ, F. & PIETRO, D. A Mediação Pedagógica: Educação a Distância Alternativa. Campinas, Papirus, 1994.  LÉVY, Pierre.(2000) Educação e Cibercultura. In http://www.sescsp.org.br. Acesso em Ago/2003.http://www.sescsp.org.br  LITWIN, Edith (org). Educação a Distância: Temas para Debate de uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre, Artmed, 2001.

14 ABED - 200414 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  MAIA, Carmem. Guia Brasileiro de Educação a Distância. São Paulo, Esfera, 2002.  NISKIER, Arnaldo. Educação a Distância: A Tecnologia da Esperança. São Paulo, Loyola, 1999.  PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Porto Alegre, Artmed, 2002.  PERRENOUD, Philippe. “Construindo Competências”. In Revista Fala Mestre! Setembro de 2000.  SÁ, Iranita M. A. Educação a Distância: Processo Contínuo de Inclusão Social. Fortaleza, C.E.C., 1998.  SOCINFO. Ministério da Ciência e Tecnologia. Programa Sociedade da Informação – SocInfo. Brasília, DF, 2000. http://www.mct.gov.br. Acesso em 10.07.2002.http://www.mct.gov.br

15 ABED - 200415 Obrigado pela presença Contatos:  Liliana Dias Machado lilianadias@fortalnet.com.br Telefones: (085) 262-5240 (085) 9909-6858  Elian de Castro Machado elian@ufc.br Telefone: (085) 9981-5467


Carregar ppt "1 O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD Liliana Dias Machado, MS Universidade Federal do Ceará Elian de Castro Machado, PhD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google