A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Paula Melo Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Paula Melo Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Paula Melo Silva
O planeta Terra Movimentos Professora: Paula Melo Silva

2 A trajetória dos planetas em torno do Sol é uma trajetória elíptica.
Manual - Trajetória e distância percorrida No seu movimento em torno do Sol, cada planeta vai ocupando sucessivas posições que, no seu conjunto, formam uma linha imaginária que tem forma elíptica. A trajetória de um corpo é o conjunto das sucessivas posições que esse corpo ocupa durante o seu movimento. A trajetória dos planetas em torno do Sol é uma trajetória elíptica.

3 Manual - Trajetória e distância percorrida
Conhecer a trajetória de um planeta é importante pois o comprimento da trajetória permite-nos obter a distância percorrida por esse planeta no seu movimento.

4 Manual - Trajetória e distância percorrida
Quando deixas cair verticalmente uma bola, a trajetória da bola é uma trajetória retilínea, pois o conjunto das sucessivas posições que a bola vai ocupando ao longo do seu movimento de queda formam uma linha imaginária que tem a forma de uma reta.

5 Manual - Rapidez média Há corpos que, descrevendo movimentos rápidos, podem percorrer grandes distâncias em pouco tempo e corpos que, descrevendo movimentos menos rápidos, demoram muito tempo para percorrerem pequenas distâncias.

6 Manual - Rapidez média Para quantificar a rapidez do movimento de um corpo, calcula-se a rapidez média, dividindo a distância, d, percorrida pelo corpo pelo tempo, t, que o corpo demorou a percorrer essa distância.

7 Manual - Unidade SI de rapidez média
Apesar de ser possível utilizar diversas unidades para a rapidez média, a unidade de rapidez média no Sistema Internacional, SI, é o metro por segundo, cujo símbolo é m/s.

8 Manual - Rapidez média dos planetas
A partir da observação da tabela podes concluir que, com o aumento da distância dos planetas ao Sol, a rapidez média do movimento de translação diminui.

9 Manual - Síntese de conteúdos
A trajetória de um corpo é o conjunto das sucessivas posições que esse corpo ocupa durante o seu movimento. A distância percorrida por um corpo no seu movimento é o comprimento da trajetória descrita pelo corpo durante esse movimento.

10 Os planetas descrevem trajetórias elípticas em torno do Sol.
Manual - Síntese de conteúdos Se o movimento de um corpo é feito em linha reta, a sua trajetória é retilínea. Se o movimento de um corpo é feito segundo uma circunferência, a sua trajetória é circular. Os planetas descrevem trajetórias elípticas em torno do Sol.

11 Calcular a rapidez média
Manual - Síntese de conteúdos Calcular a rapidez média Calcula-se a rapidez média dividindo a distância percorrida pelo corpo pelo tempo que demorou a percorrer essa distância. Unidades A unidade SI de rapidez média é o metro por segundo, cujo símbolo é m/s. Definição A rapidez média do movimento de translação dos planetas diminui com o aumento da sua distância ao Sol.


Carregar ppt "Professora: Paula Melo Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google