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• Década de 30 - o filósofo Max Horkheimer e o economista Friedrich Pollock fundam o Instituto de Pesquisa Social, afiliado à Universidade de Frankfurt;

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1 • Década de 30 - o filósofo Max Horkheimer e o economista Friedrich Pollock fundam o Instituto de Pesquisa Social, afiliado à Universidade de Frankfurt; • Com a tomada de poder por Hitler, Horkheimer é destituído do cargo de diretor do Instituto, assim como todos os membros judeus da instituição; • O Instituto era financiado por empresários judeus, que garantiram a independência dele transferindo seus fundos para outros países; 19/6/20141www.nilson.pro.br

2 • O lugar que estabeleceu-se como sede de estudos desse Instituto foi a Universidade de Columbia/EUA, que cedeu um prédio aos pesquisadores exilados; • Max Horkheimer, Leo Löwenthal e, a partir de 1938, Theodor Adorno, que era musicólogo e filósofo, trabalham ali; 19/6/20142www.nilson.pro.br

3 • Lazarsfeld, buscando “desenvolver uma convergência entre a teoria européia e o empirismo americano”, convida Adorno para integrar suas pesquisas; • Esperava-se que a pesquisa crítica revitalizasse a pesquisa administrativa; • Contudo essa esperança de aliança foi frustrada; • Adorno recusa dobrar-se à lista de questões propostas pelo financiador da pesquisa (A Fundação Rockefeller), que prima pela pesquisa da rádio comercial; 19/6/20143www.nilson.pro.br

4 • Adorno diz que: “quando fui submetido à exigência de medir a cultura, vi que a cultura deveria precisamente ser essa condição que exclui uma mentalidade capaz de medi-la”; • Horkheimer também compartilha dessa incompatibilidade de pesquisa entre as correntes européia e americana; • Diz Horkheimer: “com excessiva freqüência, a pesquisa se vê impondo seus objetos pelos métodos de que dispõe, quando seria preciso adptar os métodos ao objeto”; 19/6/20144www.nilson.pro.br

5 • Na década de 40, Adorno e Horkheimer criam o conceito de indústria cultural; • O conceito de Indústria Cultural trata da produção da cultura como mercadoria;Indústria Cultural • Entende-se que o mercado das massas impõe o mesmo esquema de organização e planejamento administrativo das fabricações em série aos produtos simbólicos; • Revistas, programas radiofônicos, filmes, música são tratados pela “indústria cultural” da mesma forma que a fabricação de automóveis; 19/6/20145www.nilson.pro.br

6 • Serialização e padronização da cultura; • Racionalidade técnica como racionalidade da dominação; • Os produtos culturais são entendidos como produtos feitos para impedir a atividade mental do espectador, portanto são vistos como produtos alienantes – cultura da alienação; • Os produtos da Indústria Cultural prescrevem reações; • A mídia é rejeitada por reproduzir a dominação através de mensagens ideológicas; 19/6/20146www.nilson.pro.br

7 • Através desse entendimento dos produtos culturais, a Indústria Cultural anula toda a individualidade e qualquer idéia de resistência por parte da audiência; • A cultura erudita (música erudita) é vista como boa e verdadeira arte enquanto a cultura popular (música ligeira ou popular) é entendida como ruim e alienante. 19/6/20147www.nilson.pro.br

8 • Embora o conceito de Indústria Cultural seja o ícone da Teoria Crítica da Comunicação, outros autores fazem parte da Escola de Frankfurt; • Walter Benjamin, Marcuse e Habermas são outros expoentes da Teoria; • Walter Benjamin, por exemplo, entendia a arte em diferentes termos: não diferenciava a arte erudita como boa e a popular como ruim, mas via na arte diferentes possibilidades; • Ele nunca saiu da Europa e permaneceu em Paris durante seu exílio. 19/6/20148www.nilson.pro.br

9 • A influência de Adorno e Horkheimer marcaram gerações de intelectuais até o final dos anos 70; • Mas Walter Benjamin foi além; seus estudos despertam grande interesse ainda na década de 80; • Marcuse e Löwenthal permaneceram nos EUA após a Guerra, e desenvolveram estudos diferentes; 19/6/20149www.nilson.pro.br

10 • Löwenthal notabilizou-se por suas análises da cultura de massa;cultura de massa • Marcuse foi o membro da Escola de maior destaque na década de 60, com estudos sobre uma sociedade unidimensional que anula o espaço do pensamento crítico; • Habermas, por sua vez, destaca-se com estudos sobre a opinião pública. 19/6/201410www.nilson.pro.br

11 • SÍNTESE DA TEORIA: o comum entre os estudos de todos os autores permite inferir uma escola de pensamento que critica um mundo onde a instrumentalização das coisas torna-se a dos indivíduos. 19/6/201411www.nilson.pro.br

12 • Concepção negativa da mídia (que manipula, aliena e engana); • Os meios de comunicação de massa são apenas instrumentos de controle e manipulação do pensamento coletivo. 19/6/201412www.nilson.pro.br

13 • A mídia não representa apenas uma ideologia dominante (ainda mais em tempos de grande difusão dos MCM); • Espectadores não são massa ignorante que absorve a mensagem de forma passiva. 19/6/201413www.nilson.pro.br


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