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COORDENAÇÃO DE SERVIÇOS

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Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE SERVIÇOS"— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE SERVIÇOS
COMÉRCIO

2 PESQUISA ANUAL DE SERVIÇOS PESQUISA DE PRODUTOS E SERVIÇOS
PESQUISA ANUAL DE COMÉRCIO PESQUISA ANUAL DE SERVIÇOS PESQUISA DE PRODUTOS E SERVIÇOS PESQUISA MENSAL DE COMÉRCIO

3 PESQUISA ANUAL DE COMÉRCIO - PAC

4 PESQUISA ANUAL DE COMÉRCIO PAC
Pesquisa estrutural implantada em 1988, com o objetivo de fornecer informações sobre o setor comercial. De 1988 a 1990 a pesquisa representava o setor comercial como um todo. Em 1991 a pesquisa não foi realizada e de 1992 a 1995 passou a representar apenas as empresas de médio e grande porte.

5 PESQUISA ANUAL DE COMÉRCIO
PAC Em 1996 a pesquisa foi reformulada para atender às novas demandas dos usuários e adaptar-se à nova Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, resgatando seu objetivo inicial de representar o setor comercial no Brasil e por Unidade da Federação.

6 IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS BÁSICAS DA ATIVIDADE
OBJETIVO DA PAC IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS BÁSICAS DA ATIVIDADE COMERCIAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO

7 UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO EMPRESA

8 CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS PAC, PAS, PIA e PAIC
RAIS CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS PAC, PAS, PIA e PAIC CADASTRO BÁSICO DE SELEÇÃO (EMPRESAS DE COMÉRCIO) AMOSTRA CADASTRO DE INFORMANTES DA PESQUISA

9 Para a PAC 2004 tínhamos: empresas comerciais no cadastro 54 951empresas (2,57%) foram selecionadas, sendo: empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas 2 368 empresas que possuíam unidades locais em mais de uma Unidade da Federação e empresas selecionadas segundo uma amostra aleatória simples.

10 DIVISÕES DA PAC DIVISÃO 50
Comércio a varejo e por atacado de veículos e peças e varejo de combustíveis DIVISÃO 51 Comércio atacadista DIVISÃO 52 Comércio varejista

11 SISTEMA DE COMERCIALIZAÇÃO DADOS DE REGIONALIZAÇÃO
PRINCIPAIS VARIÁVEIS PESSOAL OCUPADO RECEITAS DESTINO DAS VENDAS COMPRAS E ESTOQUES GASTOS COM PESSOAL DESPESAS AQUISIÇÕES E BAIXAS SISTEMA DE COMERCIALIZAÇÃO DADOS DE REGIONALIZAÇÃO

12 PESQUISA ANUAL DE SERVIÇOS - PAS

13 Pesquisa estrutural implantada em 1998, visando suprir o Sistema Estatístico Nacional de informações relevantes sobre o segmento empresarial não-financeiro (exceto saúde e educação) de prestação de serviços.

14 Para a PAS 2003 tínhamos: empresas comerciais no cadastro empresas (2,57%) foram selecionadas, sendo: empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas empresas selecionadas segundo uma amostra aleatória simples.

15 Serviços prestados às famílias
Serviços de alojamento Serviços de alimentação Atividades recreativas e culturais Serviços pessoais Atividades de ensino continuado Serviços de informação Telecomunicações Atividades de informática Serviços audiovisuais Agências de notícias e serviços de jornalismo

16 Serviços prestados às empresas
Serviços técnico-profissionais Seleção, agenciamento e locação de mão-de-obra temporária Serviços de investigação, segurança, vigilância e transporte de valores Serviços de limpeza em prédios e domicílios e outros serviços prestados às empresas

17 Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio
Transportes ferroviário e metroviário Transporte rodoviário Transporte de passageiros Transporte de cargas e outros tipos de transportes Transporte aquaviário Transporte aéreo Agências de viagens e organizadoras de viagens Serviços auxiliares dos transportes Correio e outras atividades de entrega

18 Atividades imobiliárias e de aluguel de bens móveis e imóveis
Incorporação, compra e venda de imóveis por conta própria Administração, corretagem e aluguel de imóveis de terceiros Aluguel de veículos, máquinas e objetos pessoais e domésticos Serviços de manutenção e reparação Manutenção e reparação de veículos Manutenção e reparação de objetos pessoais e domésticos Manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática

19 Outras atividades de serviços
Serviços auxiliares da agricultura Agentes de comércio e representação comercial Serviços auxiliares financeiros, dos seguros e da previdência complementar Limpeza urbana e esgoto

20 DADOS DE REGIONALIZAÇÃO
PRINCIPAIS VARIÁVEIS PESSOAL OCUPADO RECEITAS ORIGEM DA RECEITA GASTOS COM PESSOAL CUSTOS E DESPESAS AQUISIÇÕES E BAIXAS DADOS DE REGIONALIZAÇÃO

21 PESQUISA ANUAL DE SERVIÇOS - PAS
Produtos e Serviços

22 Pesquisa estrutural implantada em 2000, visando a construção de uma classificação nacional de produtos para o Setor Serviços, padronizada e com comparabilidade internacional. Estima o número de empresas e a receita operacional líquida por produto/serviço para empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas.

23 Transporte Ferroviário e Metroviário Transporte Aquaviário
Transporte Rodoviário Transporte Ferroviário e Metroviário Transporte Aquaviário Transporte Aéreo Informática Telecomunicações Audiovisuais Serviços de arquitetura e engenharia Publicidade

24 6010-0 Transporte ferroviário interurbano
Transporte ferroviário de passageiros, urbano Transporte metroviário Transporte rodoviário de passageiros, regular, urbano Transporte rodoviário de passageiros, regular, não-urbano Transporte rodoviário de passageiros, não regular Transporte rodoviário de cargas, em geral Transporte rodoviário de produtos perigosos Transporte rodoviário de mudanças Transporte marítimo de cabotagem Transporte marítimo de longo curso Transporte por navegação interior de passageiros Transporte por navegação interior de carga Transporte aquaviário urbano Transporte aéreo, regular Transporte aéreo não regular Telecomunicações Consultoria em hardware Desenvolvimento de softwares prontos para uso Desenvolvimento de software sob encomenda e outras consultorias para software Processamento de dados Atividades de bancos de dados e distribuição on-line de conteúdo eletrônico Manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática Outras atividades de informática, não especificadas anteriormente Produção de filmes cinematográficos e fitas de vídeo Distribuição de filmes e de vídeos Projeção de filmes e de vídeos Atividades de rádio Atividades de televisão

25 PESQUISA MENSAL DE COMÉRCIO - PMC

26 OBJETIVO Produzir indicadores de desempenho do comércio varejista. ÂMBITO Empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja receita bruta provenha, predominantemente, da atividade comercial varejista Todo o território nacional, com exceção da Região Norte, onde se concentra nas capitais e na Região Metropolitana de Belém

27 Unidade de investigação: Empresa
Variável: Receita Bruta de Revenda por UF. Amostra com aproximadamente 9000 empresas

28 Descrição da Atividade
Combustíveis e lubrificantes Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo Tecidos, vestuário e calçados Móveis e eletrodomésticos Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos Equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação Livros, jornais, revistas e papelaria Outros artigos de uso pessoal e doméstico Veículos e motocicletas, partes e peças Material de construção

29 PMC: INDICADORES Índice nominal de vendas no varejo Índice nominal de vendas no varejo ampliado Índice de volume de vendas no varejo Índice de volume de vendas no varejo ampliado

30 PMC: DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Resultados para o total do comércio varejista por Unidades da Federação e Brasil Indicadores por atividade em 12 Unidades da Federação (CE, PE, BA, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS, GO e DF) e Brasil

31 TIPOS DE ÍNDICES BASE FIXA MENSAL ACUMULADO NO ANO ACUMULADO DE 12 MESES MÊS / MÊS COM AJUSTE SAZONAL

32 DESAFIOS Pesquisa mensal de serviços Índice de preços do prestador de serviços


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