A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUA final do século XIX e início do século XX. American way of life... No final do século XIX, a sociedade norte americana vivenciou um profundo desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUA final do século XIX e início do século XX. American way of life... No final do século XIX, a sociedade norte americana vivenciou um profundo desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 EUA final do século XIX e início do século XX

2 American way of life... No final do século XIX, a sociedade norte americana vivenciou um profundo desenvolvimento econômico em função uma política de protecionismo alfandegário; das enormes reservas de recursos naturais......da abundante oferta de mão-de-obra fruto da imigração; da expansão das estradas de ferro, da navegação e da grande oferta de produtos agrícolas.

3 Foram significativos os investimentos do Estado em pesquisas: tecnológicas – telégrafos, máquina de escrever, comida enlatada, a vulcanização da borracha, usinas hidroelétricas, o telefone, etc. industrialização de objetos de consumo como o automóvel, o avião, o rádio, a máquina fotográfica, etc.

4 Após a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos ostentavam o título de maior potência econômica mundial.

5 Era o início da sociedade de consumo e da explosão do jazz, do ragtime, do charleston, da indústria cinematográfica, do rádio e do moderno disco de vinil.

6 Mudaram os comportamentos: As mulheres conquistaram o direito de voto,

7 de trabalhar fora de casa, de fumar e de beber...

8 de ir as universidades, de cortar os cabelos curtos, namorar, dirigir, escrever e falar sobre a emancipação feminina.

9 A expansão do setor industrial norte americano ocorreu com a utilização da máquina em grande escala. De 1870 até a crise de 1929, a energia instalada nas fábricas norte americanas aumentou cerca de 2000%, dando origem aos grandes grupos monopolistas. 2. A luta de classe: a união faz a força? O resultado final desse desenvolvimento foi o brutal processo de exploração da mão-de-obra do proletariado daquele país revelando os antagonismos de interesses entre operários e patrões, contribuindo na criação de organizações de representação e defesa dos trabalhadores.

10 A Federação representava os trabalhadores especializados. Reivindicavam melhores salários, diminuição da jornada de trabalho, contrato de trabalho escrito e melhores condições de trabalho. Federação Americana do Trabalho – Organização fundada em 1886, reunia vários sindicatos. Por estar ligada aos grupos de trabalhadores qualificados adotava uma posição um tanto elitista.

11 Independent Workers of the World – Trabalhadores Industriais Mundiais fundada em 1905, por grupos anarquista e socialistas, defendiam um sindicalismo revolucionário e o fim do capitalismo. Defendiam que a greve era o principal instrumento de luta dos trabalhadores.

12 Em 1919, apesar de uma longa história de perseguição policial, foi fundado nos EUA o Partido Comunista. A Lei Sheramn de 1890, o Taylorismo e a produção em série.

13 Em maio de 1886, em Chicago a polícia matou vários grevistas. No dia seguinte, houve uma grande manifestação de protesto. Aproveitando-se da situação grupos de provocadores patrocinados pelos patrões jogaram bombas sobre os policiais que responderam atirando contra a multidão. Alguns dos lideres operários foram presos e enforcados. A luta dos trabalhadores norte americanos A partir daí, em todo o mundo, o dia primeiro de maio passou a ser lembrado como o Dia internacional de Luta da Classe Trabalhadora.

14 Em 8 de março de 1908, por ocasião de uma greve na Indústria Têxtil Machine Cotton, foram assassinadas 129 operárias que reivindicavam o direito de voto e a regulamentação do trabalho feminino. Esse dia ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Dia Internacional da Mulher.

15 Até a próxima aula... Professor Ulisses Mauro Lima Até a próxima aula... Professor Ulisses Mauro Lima Fim


Carregar ppt "EUA final do século XIX e início do século XX. American way of life... No final do século XIX, a sociedade norte americana vivenciou um profundo desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google