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Frente Parlamentar do Empreendedorismo ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO Deputado Itamar Borges Presidente da Frente Parlamentar Silverio Crestana.

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1 Frente Parlamentar do Empreendedorismo ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO Deputado Itamar Borges Presidente da Frente Parlamentar Silverio Crestana Consultor SESCON-SP e Secretário Executivo da Frente Parlamentar Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Fórum da Micro e Pequena Empresa – 26/09/2012 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

2  26 Deputados  45 Instituições  Reuniões mensais, grupos de trabalho, seminários.  Secretaria Executiva (SESCON-SP/Consultor)  Grupos de Trabalho ◦ Disciplina Empreendedorismo Rede Pública ◦ Inovação Tecnológica para MPEs ◦ Micro Crédito ◦ Lei Geral Municipal ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESTADO DE SÃO PAULO

3 Evento da FREPEM reúne as principais lideranças empresariais e políticas de São Paulo.

4  A Frente Parlamentar do Empreendedorismo vem conseguindo sucesso na mobilização de forças para apoio aos empreendedores. Carta de São Paulo  Encontro de dezembro 2011: PAUTA com os pleitos dos empreendedores individuais, micro e pequenas empresas.

5  Redução da informalidade: 2, 9 milhões de EI cadastrados no Brasil, entre esses 700 mil SP.  Sala do Empreendedor nas Sub Prefeituras da Capital. Regularização das Feiras Livres  Estão sendo criados portais e cadastros mais simplificados, para facilitar a abertura e encerramento das empresas

6  Prefeitura e Governo SP - SIL: reduzir de 120 dias para 15 dias a abertura de empresa na capital  Convênio com a Receita Federal para concessão simultânea do NIRE e CNPJ pela Junta Comercial  Sub-Secretaria das Micro e Pequenas Empresas para integrar as políticas  PL para regulamentar o Capitulo X da Lei Geral - Instituições investirem 20 % de recursos em MPEs  Empreendedorismo nas Escolas da Rede Pública

7 Programa de Educação Empreendedora em São José dos Campos : ◦ 15 anos de atividades ; 100 mil jovens ◦ Implantação dos Componentes Curriculares nas Escolas:  Profissional do Futuro e Aprendiz de Turismo;  Pedagogia Empreendedora dos Sonhos;  Jovens Empreendedores Primeiros Passos;  Junior Achievement;  Realização Anual da Feira do Jovem Empreendedor Joseense ;  Construção do CEDEMP – Centro de Educação Empreendedora;  LAJOE - Laboratório do Jovem Empreendedor.

8 Ensino e Prática do Empreendedorismo - Santa Fé do Sul o Projeto Jovem Empreendedor - “Negócio se aprende na Escola” o Fábrica de Balas / Feira Livre / Locadora de Gibis o Capacitação de professores o Feira do Jovem Empreendedor o Rede Municipal/Estadual/Particular/FUNEC o Semana do Jovem Empreendedor Treinamento para Lideranças Municipais o Cursos de capacitação em parcerias; o Sebrae Ideal/Sebrae Liderar/Sebrae Planejamento Estratégico

9 Desafio: Audiência da Frente Parlamentar do Empreendedorismo com o Secretario Estadual da Educação Herman J. C. Voorwald Fev 2012 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo : •5,3 mil escolas •230 mil professores •59 mil servidores •quatro milhões de alunos. •Fundamental, médio e técnico.

10 ...proposta de inclusão, na matriz curricular das escolas de ensino médio de período integral, na parte reservada às atividades complementares, de conteúdos programáticos sobre empreendedorismo......integrado pelos seguintes servidores: I – Secretaria da Educação : João Cardoso Palma Filho, José Benedito de Oliveira, Maria Cecília Travain Camargo, Sebastião Haroldo de Freitas Correa Porto, II – SEBRAE: Ana Maria de Araújo Brasílio III – Frente Parlamentar do Empreendedorismo: Silvério Crestana, José Dornelas, Gilmar Silvério. Concluído em 60 dias!

11  “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” que inclui a disciplina de empreendedorismo nas escolas de ensino fundamental.  Capacitação de professores das 91 Diretorias Regionais, que estão aplicando a metodologia do Sebrae para os alunos da Rede Estadual.

12 ÍNDICE: • Objetivo • Público Alvo • Metas • Cronograma de implantação • Justificativa • Metodologia Disciplina Eletiva - Processo Empreendedor Disciplina Eletiva - Identificando Oportunidades • Unidade Gestora do Programa – CGEB/EFAP

13 Dep. Itamar Borges - Frente Parlamentar do Empreendedorismo discursa no Palácio dos Bandeirantes no evento de Anúncio de Medidas pelo Governador

14  Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura, da União Europeia. Março de uments/thematic_reports/135EN.pdf uments/thematic_reports/135EN.pdf  Relatório mostra que a educação para o empreendedorismo está em crescimento na maior parte dos países europeus.  A educação para o empreendedorismo é explicitamente reconhecida nos programas de ensino primário de dois terços dos países.

15  Consulta pública organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Brasília. julho a setembro de lta-publica/  Levantamento de fontes de referência nacionais e internacionais e seminários para a construção de cenários e proposições.  O estudo demonstra no eixo de educação, capacitação e disseminação, que a situação atual é caracterizada por baixo tempo médio de escolaridade do brasileiro (7,2 anos)  Insuficiência de cursos de engenharia  Baixa inserção do empreendedorismo nos conteúdos curriculares nos diversos níveis de ensino.

16  Andalucía Emprende, fundação ligada ao Ministério da Economia, Inovação e do Trabalho da Espanha. on/general/445-la-cultura-emprendedora- llega-a-mas-de estudiantes-en- andalucia on/general/445-la-cultura-emprendedora- llega-a-mas-de estudiantes-en- andalucia  Um total de alunos da Andaluzia foram beneficiados durante 2011 e 2012 pelos programas educacionais promovidos pelo governo regional da Andaluzia, através da Andalucía Emprende, fundação ligada ao Ministério da Economia, Inovação e do Trabalho

17  JA Worldwide (Junior Achievement) é uma organização global. 120 Países  Oferece programas de educação de empreendedorismo para alunos com 6 a 25 anos. Atende 10 milhões de estudantes por ano em 120 países. No Brasil, já foram beneficiados 2 milhões e 600 mil alunos e 100 mil voluntários envolvidos

18  Rede de Ensino de Empreendedorismo – (Network for Teaching Entrepreneurship's).  EUA e 9 países  Organização sem fins lucrativos criada em Nova York in 1987 por Steve Mariotti.  Programas que inspiram os jovens de comunidades de baixa renda a permanecerem na escola, para reconhecer oportunidades de negócios e para planejar o futuro de sucesso.  Em apenas 65 horas, esse programa pode mudar a vida de um jovem.  A NFTE já trabalhou com quase 450 mil jovens de comunidades de baixa renda em programas em todos os EUA e ao redor do mundo. Contribui para reduzir a desistência escolar e por atuar em rede poderá crescer rapidamente e atender grande número de jovens.

19  Programa Chinês de Educação para o Empreendedorismo.  Beijing Bright China Foundation. Fone : (8610) ,  A Fundação foi criada em 2005, e é financiado pela Bright China Holdings, uma das maiores companhia imobiliárias privadas na República Popular da China. A Fundação tem 14,000 estudantes e se concentra em educação e desenvolvimento econômico, tendo uma abordagem do setor privado para beneficiar o bem público

20  Treinamento de Liderança para o Desenvolvimento Empresarial  InstituiçãoTecnológico de Monterrey. Universidade sem fins lucrativos, criada por empresários em Possue 31 campus, 100 mil alunos em 54 licenciaturas, 50 cursos de mestrado e 10 áreas de doutorado. e+Monterrey/Emprendimiento/ e+Monterrey/Emprendimiento/  Depois de alcançar êxito na implantação de uma disciplina optativa de empreendedorismo (1978), estruturou o Programa Empreendedor (1985) e Desenvolvimento de Empreendedores (1992), que recentemente mudou o nome para Treinamento de Liderança para o Desenvolvimento Empresarial.  A disciplina é obrigatória para todas as carreiras. Á partir de 2003 se gerou uma rede de incubadoras de empresas, uma rede de aceleradores de empresa e parques tecnológicos.  Atualmente a disciplina está implantada em 25 campus, 300 grupos por semestre, alunos por ano, envolvendo 110 professores.

21 Muito obrigado pela atenção !


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