A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E você, qual é o seu imaginário sobre a África ?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E você, qual é o seu imaginário sobre a África ?."— Transcrição da apresentação:

1 E você, qual é o seu imaginário sobre a África ?

2

3  É a hora de verificarmos seus conhecimentos (ou a falta deles), como também desvelar quais imagens sobre o continente Africano, sua cultura e suas gentes estão construídos no seu imaginário.

4

5  Existiu uma forte indústria têxtil africana.A África exportou tecidos para a Europa no passado e precedeu a Europa no uso de roupas.

6

7  O continente Africano não se manteve isolado.Existia a integração de todo o continente.Caravanas o cruzavam, comercializando interna e externamente.Muitas dessas chegavam da Europa, da Ásia e até da Índia e da China.

8

9  Um grande número de africanos fala suas línguas nacionais e as línguas oficiais de colonização.

10

11  A África é diversa e isto se confirma também em relação ao clima.De acordo com o imaginário construído sobre África, a enxergarmos apenas como uma região de selvas tropicais. O clima africano sofre alternâncias entre quente,temperado e frio,variando nas estações do ano e nas regiões.Temos,por exemplo,no Quênia,as savanas,com clima úmido,e também o Monte Kilimanjaro,com neves eternas.

12

13  As culturas africanas não são totalmente ágrafas.A escrita faz parte dessas culturas desde as civilizações egípcias.África é um continente predominante oral, mas oralidade não significa a ausência da escrita.

14

15  É um conceito equivocado,levando em consideração as comparações e idealizações depreciativas realizadas feitas entre a história africana e a européia, em que esta aparece como “fonte do saber” e a África como “primitiva”, ágrafa,incapaz de construir civilização. Até hoje, a visão raciológica entremeia os estudos e o ensino sobre o continente Africano, reproduzindo esta inverdade.

16

17  Em diversas áreas do continente e no conjunto das civilizações africanas, foram desenvolvidos diferentes tipos de alfabetos.

18

19  Este é mais um mito raciológico imposto ao continente Africano.Comumente, a África era apresentada como um continente “sem história”, “sem escrita”; portanto, sem possibilidade de construir civilização.

20

21  A África é o berço da humanidade.Os dados científicos apontam que os povos autóctones desse continente são os progenitores de todas as populações humanas do planeta.

22

23  A história da espécie humana se confunde a própria História da África,onde se originaram as primeiras civilizações do mundo.Sociedade agrossedentárias e estados burocráticos se desenvolveram ao longo do rio Nilo.

24

25  O “Bastão de Ishango”é um pequeno objeto encontrado em pleno coração da África,datando de anos antes dos cálculos dos faraós e anos antes do surgimento da matemática na Grécia.O bastão constitui o mais antigo testemunho matemático da humanidade.

26

27  O continente Africano viveu épocas de grande desenvolvimento econômico,político e cultural antes de ser colonizado pelos europeus.Alguns povos já comercializavam com a Europa e a Ásia ; conheciam e lidavam muito bem com a agricultura, mineração, ourivesaria, metalurgia, astronomia e medicina.

28

29  O que marca a territorialidade é,sobretudo,a integração histórica.Mesmo com suas diferenças linguísticas,os africanos falam muitas línguas de matrizes comuns e têm a União Africana como referência continental.Por isso, é possível estabelecer os traços comuns que ajudam a construir suas bases históricas.

30

31  Os pesquisadores,ao encontrarem esse fóssil,estavam ouvindo os Beatles e resolveram,então, dar o nome de Lucy ao achado arqueológico.

32

33  Não só as pirâmides.Os egípicios deixaram grandes legados para a humanidade em várias áreas do conhecimento humano como,por exemplo, na Matemática.

34

35  Santo Agostinho era Berbere.Nasceu em Tagasta, de pai pagão e mãe cristã.Morreu em 1.430, na Argélia.

36

37  Este país africano foi constituído de negros dos Estados Unidos que,após a abolição da escravatura,resolveram voltar á África.

38

39  Além dos egípcios,outros povos antigos também construíram prédios em formato similar.Povos da Mesopotâmia,civilizações da América pré-colombiana e os chineses são alguns deles.

40

41  Há neve sobre o Tibete saariano, os altos planaltos etíopes, o pico de Ceide,nas Canárias, além do monte Kilimanjaro, na Tazânia.

42

43  São sua realidade atual e preocupação dos grandes governos mais conservadores as corajosas lutas por mais justiça e liberdade empreendidas pelas mulheres dessa região.As associações de mulheres e a liga dos Direitos Humanos se multiplicam.


Carregar ppt "E você, qual é o seu imaginário sobre a África ?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google