A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação a Distância no foco da estratégia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação a Distância no foco da estratégia"— Transcrição da apresentação:

1 Educação a Distância no foco da estratégia
SENAI Departamento Nacional UNIEP – Unidade de Educação Profissional e Tecnológica Educação a Distância no foco da estratégia 19º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 9 a 12 de setembro de 2013 Salvador /BA

2 Ação Transformadora Desafio Estratégico Impulso Incremental

3 Mapa Estratégico da Indústria 2013 - 2022
Grandes tendências (mundiais e nacionais) com forte impacto sobre a competitividade da indústria brasileira Tendências mundiais com forte impacto na indústria Crescimento dos países emergentes Conhecimento e inovação como motores da economia Nova geografia da produção mundial Emergência e difusão de novas tecnologias Mudanças climáticas e economia de baixo carbono Tendências nacionais com forte impacto na indústria Fortalecimento do mercado interno Transições demográficas Reconfiguração espacial da atividade econômica Conhecimento e inovação como motores da economia Objetivo central é: COMPETITIVIDADE COM SUSTENTABILIDADE

4 Educação tem destaque no Mapa estratégico da indústria 2013 – 2022: é a base para os demais fatores-chave No Brasil, a baixa qualidade da educação básica, a reduzida oferta de ensino profissional e as deficiências no ensino superior limitam a capacidade de inovar das empresas e a produtividade, com impactos significativos sobre a competitividade das empresas. Brasil: 54ª colocação no PISA 2009 – Programa Internacional de Avaliação de Alunos / OCDE

5 Japão=55% Alemanha=52% França e Coreia do Sul=41%
Temas e objetivos prioritários do fator-chave EDUCAÇÃO no Mapa estratégico da indústria Temas Prioritários Objetivos Prioritários Educação básica Aumentar a qualidade da educação básica Educação profissional Ampliar a oferta e melhorar a qualidade do ensino profissional Formação de engenheiros e tecnólogos Ampliar a oferta de engenheiros e graduados em cursos superiores tecnológicos industriais “Apenas 6,6% dos estudantes brasileiros cursam a educação profissional concomitante com o ensino médio regular” Japão=55% Alemanha=52% França e Coreia do Sul=41%

6 Ação Transformadora Desafio Estratégico Impulso Incremental

7 Programa Nacional de Educação a Distância
Desenvolvimento e implantação de 40 cursos a distância (10 cursos técnicos e 30 cursos de qualificação profissional), de abrangência nacional, realizados em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com apoio de livro didático, com atividades presenciais e com acompanhamento educacional sistemático.

8 6.546 horas/aula 134 11.420 horas/aula 10 Cursos Técnicos 143
Programa Nacional de Educação a Distância – PN EAD PN EAD Unidades Curriculares Carga Horária 30 Qualificações Profissionais Básicas 10 Cursos Técnicos 134 143 6.546 horas/aula horas/aula 40 cursos a distância 277 unidades curriculares horas de curso Ampliação de portfólio em 2014

9 30 Cursos de Qualificação
10 Cursos Técnicos Automação Industrial Controle Ambiental Edificações Eletroeletrônica Logística Manutenção e Suporte em Informática Meio Ambiente Petróleo e Gás Redes de Computadores Segurança do Trabalho 30 Cursos de Qualificação 10 cursos na área Automotiva 05 cursos na área de Construção Civil 02 cursos na área Eletroeletrônica 04 cursos na área de Tecnologia da Informação 02 cursos na área de Telecomunicações 01 curso na área de Logística 01 curso na área de Metalmecânica 01 curso na área de Energia 04 cursos na área de Gestão (Lista dos cursos técnicos e nº de qualificações profissionais em cada área tecnológica – tudo em 1 slide)

10 Material on-line inédito com leiaute e navegação padronizados
Identidade de cor da área tecnológica Situações de aprendizagem, recursos multimídia, avaliações

11 Lançamento dos livros didáticos na Olimpíada do Conhecimento
Livro didático inédito com projeto gráfico e impressão padronizados Identidade de cor da área tecnológica Conhecimentos de referência, linguagem dialógica, ilustrações Lançamento dos livros didáticos na Olimpíada do Conhecimento novembro de 2012

12 aplicação em 400 situações de aprendizagem
Padrão de plano de curso aplicação em 40 planos de curso Padrão de plano de ensino aplicação em 277 planos de ensino Padrão de plano de situação de aprendizagem aplicação em 400 situações de aprendizagem Padrão de material on-line aplicação em 277 conjuntos de material on-line Padrão de livro didático aplicação em + de 277 títulos de livros didáticos (Projeto Recursos Didáticos Nacionais) Padrão de especificação de simuladores e kits aplicação em 277 conjuntos de especificação de simuladores e kits (Projeto Simuladores e kits)

13 Repositório central de mídias para educação a distância
Cessão de direitos autorais dos materiais inéditos Autorização para usarmos imagens e vídeos de empresas Autorização de uso para DRs Repositório central de mídias para educação a distância

14 Polos de apoio presencial EM TODAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO
Lei

15 Kits Didáticos Softwares e/ou Simuladores

16 Campanha de marketing padronizada
Para as empresas Para os alunos

17 Site padronizado para oferta dos cursos a distância
Canal EAD Site padronizado para oferta dos cursos a distância

18 Ações do DN para Implantação Assistida
Assessoria técnica aos DRs executores para a gestão do PN-EAD Novos Processos de Gestão para EAD Preparação da equipe segundo os diferentes perfis do PN-EAD Capacitação para o PN-EAD Disseminação organizada de informações aos DRs Central de Orientação à Implantação Tutorial para alunos e padrão de customização de AVA para DRs Ambientação Coleta de feedback de estudantes, tutores e coordenadores Avaliação Contextualizada

19 Perfis para execução dos cursos
Ação: “Capacitação para o PN-EAD” Perfis para execução dos cursos 900 colaboradores Gestor de EAD adjunto Gestor de EAD Reponsável pelo Polo Coordenador Técnico de Curso Coordena-dor Pedagó-gico Monitor Tutor

20 Diagnóstico de Maturidade em EAD
Inspirado no eLearning Maturity Model (eMM v. 2) 54 itens agrupados em 5 processos: Criação e manutenção de recursos didáticos Desenvolvimento Supervisão e logística de cursos Suporte Aspectos pedagógicos Ensino-aprendizagem Avaliação e controle da qualidade Avaliação Planejamento e gestão institucional Gestão Hugo, atualizar último item caso ES responda (incluindo data)

21 Ação Transformadora Desafio Estratégico Impulso Incremental

22 Objetivo AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – SAEP AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE AVALIAÇÃO EXTERNA DE LARGA ESCALA Objetivo Avaliar o desempenho dos estudantes com vistas à melhoria dos processos educacionais, tendo como referência o perfil profissional nacional e o itinerário formativo.

23 Avaliações realizadas 2010 a 2012 Cursos Técnicos
12 UFs 52 escolas 1.523 estudantes 401 docentes 14 UFs 54 escolas 1.898 estudantes 485 docentes 24 UFs 126 escolas 5.522 estudantes 1.499 docentes 2012 (10 cursos) 2011 (Eletrotécnica) 2010 (Mecânica)

24 2013 10 CURSOS TÉCNICOS 10 MIL ALUNOS 3 MIL DOCENTES Automação Química
Logística Petróleo e Gás Mecânica Informática Redes de Computadores Alimentos Refrigeração e Climatização Design de Móveis 10 CURSOS TÉCNICOS 10 MIL ALUNOS 3 MIL DOCENTES

25 Integração Educação Presencial Educação a Distância

26 PERFIL PROFISSIONAL PRÁTICA DESENHO CURRICULAR

27 Educação a Distância no foco da estratégia
SENAI Departamento Nacional UNIEP – Unidade de Educação Profissional e Tecnológica 19º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 9 a 12 de setembro de 2013 Salvador /BA Paula Martini Especialista da UNIEP


Carregar ppt "Educação a Distância no foco da estratégia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google