A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação a Distância no foco da estratégia SENAI Departamento Nacional UNIEP – Unidade de Educação Profissional e Tecnológica 19º Congresso Internacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação a Distância no foco da estratégia SENAI Departamento Nacional UNIEP – Unidade de Educação Profissional e Tecnológica 19º Congresso Internacional."— Transcrição da apresentação:

1 Educação a Distância no foco da estratégia SENAI Departamento Nacional UNIEP – Unidade de Educação Profissional e Tecnológica 19º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 9 a 12 de setembro de 2013 Salvador /BA

2 Desafio Estratégico Ação Transformadora Impulso Incremental

3 Mapa Estratégico da Indústria Grandes tendências (mundiais e nacionais) com forte impacto sobre a competitividade da indústria brasileira Conhecimento e inovação como motores da economia Objetivo central é: COMPETITIVIDADE COM SUSTENTABILIDADE Tendências mundiais com forte impacto na indústria Crescimento dos países emergentes Conhecimento e inovação como motores da economia Nova geografia da produção mundial Emergência e difusão de novas tecnologias Mudanças climáticas e economia de baixo carbono Tendências nacionais com forte impacto na indústria Fortalecimento do mercado interno Transições demográficas Reconfiguração espacial da atividade econômica

4 Educação tem destaque no Mapa estratégico da indústria 2013 – 2022: é a base para os demais fatores-chave Brasil: 54ª colocação no PISA 2009 – Programa Internacional de Avaliação de Alunos / OCDE Brasil: 54ª colocação no PISA 2009 – Programa Internacional de Avaliação de Alunos / OCDE No Brasil, a baixa qualidade da educação básica, a reduzida oferta de ensino profissional e as deficiências no ensino superior limitam a capacidade de inovar das empresas e a produtividade, com impactos significativos sobre a competitividade das empresas.

5 Temas e objetivos prioritários do fator-chave EDUCAÇÃO no Mapa estratégico da indústria “Apenas 6,6% dos estudantes brasileiros cursam a educação profissional concomitante com o ensino médio regular” Japão=55%Alemanha=52%França e Coreia do Sul=41% “Apenas 6,6% dos estudantes brasileiros cursam a educação profissional concomitante com o ensino médio regular” Japão=55%Alemanha=52%França e Coreia do Sul=41% Temas PrioritáriosObjetivos Prioritários Educação básicaAumentar a qualidade da educação básica Educação profissionalAmpliar a oferta e melhorar a qualidade do ensino profissional Formação de engenheiros e tecnólogosAmpliar a oferta de engenheiros e graduados em cursos superiores tecnológicos industriais

6 Desafio Estratégico Ação Transformadora Impulso Incremental

7 Desenvolvimento e implantação de 40 cursos a distância (10 cursos técnicos e 30 cursos de qualificação profissional), de abrangência nacional, realizados em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com apoio de livro didático, com atividades presenciais e com acompanhamento educacional sistemático. Programa Nacional de Educação a Distância

8 Unidades Curriculares Carga Horária 30 Qualificações Profissionais Básicas 10 Cursos Técnicos horas/aula horas/aula 40 cursos a distância horas de curso 277 unidades curriculares PN EAD Programa Nacional de Educação a Distância – PN EAD Ampliação de portfólio em 2014

9 Automação Industrial Controle Ambiental Edificações Eletroeletrônica Logística Manutenção e Suporte em Informática Meio Ambiente Petróleo e Gás Redes de Computadores Segurança do Trabalho 10 Cursos Técnicos 30 Cursos de Qualificação 10 cursos na área Automotiva 05 cursos na área de Construção Civil 02 cursos na área Eletroeletrônica 04 cursos na área de Tecnologia da Informação 02 cursos na área de Telecomunicações 01 curso na área de Logística 01 curso na área de Metalmecânica 01 curso na área de Energia 04 cursos na área de Gestão

10 Material on-line inédito com leiaute e navegação padronizados Identidade de cor da área tecnológica Situações de aprendizagem, recursos multimídia, avaliações Material on-line inédito com leiaute e navegação padronizados Identidade de cor da área tecnológica Situações de aprendizagem, recursos multimídia, avaliações

11 Livro didático inédito com projeto gráfico e impressão padronizados Identidade de cor da área tecnológica Conhecimentos de referência, linguagem dialógica, ilustrações Livro didático inédito com projeto gráfico e impressão padronizados Identidade de cor da área tecnológica Conhecimentos de referência, linguagem dialógica, ilustrações Lançamento dos livros didáticos na Olimpíada do Conhecimento novembro de 2012

12 Padrão de plano de curso • aplicação em 40 planos de curso Padrão de plano de ensino • aplicação em 277 planos de ensino Padrão de livro didático • aplicação em + de 277 títulos de livros didáticos (Projeto Recursos Didáticos Nacionais) Padrão de especificação de simuladores e kits • aplicação em 277 conjuntos de especificação de simuladores e kits (Projeto Simuladores e kits) Padrão de plano de situação de aprendizagem • aplicação em 400 situações de aprendizagem Padrão de material on-line • aplicação em 277 conjuntos de material on-line

13 • Cessão de direitos autorais dos materiais inéditos • Autorização para usarmos imagens e vídeos de empresas • Autorização de uso para DRs Repositório central de mídias para educação a distância

14 POLOS DE APOIO PRESENCIAL EM TODAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO Lei

15 Kits Didáticos Softwares e/ou Simuladores

16 Campanha de marketing padronizada Para as empresas Para os alunos

17 Site padronizado para oferta dos cursos a distância Canal EAD Canal EAD

18 Ações do DN para Implantação Assistida •Assessoria técnica aos DRs executores para a gestão do PN-EAD Novos Processos de Gestão para EAD •Preparação da equipe segundo os diferentes perfis do PN-EAD Capacitação para o PN-EAD •Disseminação organizada de informações aos DRs Central de Orientação à Implantação •Tutorial para alunos e padrão de customização de AVA para DRs Ambientação •Coleta de feedback de estudantes, tutores e coordenadores Avaliação Contextualizada

19 Perfis para execução dos cursos Ação: “Capacitação para o PN-EAD” 900 colaboradores

20 Diagnóstico de Maturidade em EAD • Inspirado no eLearning Maturity Model (eMM v. 2) • 54 itens agrupados em 5 processos: •Criação e manutenção de recursos didáticos Desenvolvimento •Supervisão e logística de cursos Suporte •Aspectos pedagógicos Ensino-aprendizagem •Avaliação e controle da qualidade Avaliação •Planejamento e gestão institucional Gestão

21 Desafio Estratégico Ação Transformadora Impulso Incremental

22 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE AVALIAÇÃO EXTERNA DE LARGA ESCALA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – SAEP Avaliar o desempenho dos estudantes com vistas à melhoria dos processos educacionais, tendo como referência o perfil profissional nacional e o itinerário formativo. Objetivo

23 00 12 UFs 52 escolas estudantes 401 docentes 14 UFs 54 escolas estudantes 485 docentes 24 UFs 126 escolas estudantes docentes 2010 (Mecânica) 2012 (10 cursos) Avaliações realizadas 2010 a 2012 Cursos Técnicos 2011 (Eletrotécnica)

24 CURSOS TÉCNICOS 10 MIL ALUNOS 3 MIL DOCENTES Automação Química Logística Petróleo e Gás Mecânica Informática Redes de Computadores Alimentos Refrigeração e Climatização Design de Móveis

25 Educação Presencial Educação a Distância Integração

26 PERFIL PROFISSIONAL PRÁTICA DESENHO CURRICULAR

27 Educação a Distância no foco da estratégia SENAI Departamento Nacional UNIEP – Unidade de Educação Profissional e Tecnológica 19º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 9 a 12 de setembro de 2013 Salvador /BA Paula Martini Especialista da UNIEP Paula Martini Especialista da UNIEP


Carregar ppt "Educação a Distância no foco da estratégia SENAI Departamento Nacional UNIEP – Unidade de Educação Profissional e Tecnológica 19º Congresso Internacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google