A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional Seminário Internacional Pernambuco na Rota do Turismo de Saúde 09/11/2011 Alberto Cherpak.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional Seminário Internacional Pernambuco na Rota do Turismo de Saúde 09/11/2011 Alberto Cherpak."— Transcrição da apresentação:

1 Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional Seminário Internacional Pernambuco na Rota do Turismo de Saúde 09/11/2011 Alberto Cherpak

2 Panorama da Saúde Mundial • Custos Crescentes • Incorporação de Novas Tecnologias, Métodos Diagnósticos e Drogas • Utilização Indevida • Envelhecimento da População • Modelo de Remuneração • Medicina Defensiva • Acreditação • Conectividade e Mobilidade • Crise no Financiamento

3 Gastos com Saúde

4 Fluxo Internacional Anterior

5 Fluxo Atual

6 Motivos da Mudança do Fluxo • Acesso a Tecnologia • Acesso a Informação • Intercâmbio de Profissionais de Saúde • Estabilidade Econômica • Diferenças de Custo • Modelo dos Sistemas de Saúde e Regulamentações • Facilidade para Obter Assistência

7 Definição • Turismo Médico se refere ao ato de viajar para outro país em busca de assistência médica especializada, bem-estar ou recuperação com a qualidade aceitável e com o suporte de um sistema. Deloitte • Pessoas viajando de um país para outro para tratamento médico baseado numa percepção pessoal de valor. Medical Tourism Association

8 Motivações • Estados Unidos: – Alto Custo – População Não Segurada • África: – Quantidade de Instituições de Saúde – Problemas com Qualidade Assistencial • Canadá: – Longo Tempo de Espera – Insuficiência de Recursos • Europa: – Envelhecimento da População – Diminuição das Receitas para Saúde

9 Fatores Impulsionadores do Turismo de Saúde • Fatores Econômicos • Qualidade Comparável ou Melhor • Acessibilidade

10 Destino de Turismo de Saúde • Acesso • Disponibilidade • Valores Competitivos • Percepção da Qualidade

11 Exemplos de Custos no Mundo Medical Tourism Association

12 Fontes de Informações Deloitte Survey of Health Care Consumers Global Report

13 Viajar para Obter Assistência Deloitte Survey of Health Care Consumers Global Report

14 Motivação para Obter Assistência Eletiva Melhor ou Mais Rápida Deloitte Survey of Health Care Consumers Global Report

15 Motivação para Obter Assistência Necessária Melhor ou Mais Rápida Deloitte Survey of Health Care Consumers Global Report

16

17 Projetos Estruturadores = R$ 45 bilhões

18 Momento Atual • Gestão Profissionalizada • Acreditação • Consolidação Hospitais • Consolidação Diagnósticos por Imagem e Análises Clínicas • Consolidação OPS

19 Principais Especialidades • Cirurgia Plástica • Cirurgia Cardiovascular • Cirurgia Bariátrica • Cirurgia Ortopédica • Oftalmologia • Oncologia • Odontologia • Bem-estar

20 • Entidades Parceiras: – Empetur – Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco – Amcham Recife – Recife Convention & Visitors Bureau – Prefeitura do Recife Cluster PE

21 • Credibilidade • Força em Números • Controle da Reputação • Rateio dos Investimentos • Critérios de Participação • Financiamentos

22 Objetivos Específicos • Fortalecer a imagem de Pernambuco como um potencial destino para o turismo médico • Contribuir para a integração do polo médico pernambucano • Contribuir para a divulgação internacional de Pernambuco como destino de turismo de saúde • Contribuir para a competitividade do cluster de saúde em Pernambuco através da qualificação da mão-de-obra e dos serviços oferecidos

23 Interessados Hospitais Laboratórios Centros de Diagnóstico Empresas de Home Care Centros de Estética Planos de Saúde Distribuidores de Material Hospitalar Consultorias na Área de Saúde Associações Médicas Empresas do Trade Turístico (Hotéis, Spas, Receptivos...) Secretarias de Saúde e de Turismo

24 Oportunidades • Aumento do Fluxo de Pacientes • Melhor Valor Médio dos Procedimentos • Reconhecimento Profissional e Institucional • Estratégia de Mercado • Associações e Filiações Internacionais

25 Oportunidades • Aumento da Permanência • Valores Diferenciados • Novos Mercados • Novos Negócios

26 Estratégia • Estratégia de Valores • Divulgação de Resultados • Segurança, Acreditação • Seguro Intercorrências • Aspectos Jurídicos • Acolhimento, Hospitalidade • Visibilidade

27 Estruturação do Cluster Marca •Posicionamento da marca perante mercados emissores, comparativo com mercados receptores Idioma •Treinamento dos colaboradores, sinalização Qualidade •Foco na qualidade assistencial, demonstrar os avanços Marketing •Estratégias para o mercado alvo Abordagem •Unificada, iniciativa privada e Governo Medical Tourism Association

28 Estruturação do Prestador •Foco na Qualidade, Acreditação Qualidade •Estratégia de valor agregado e competitiva Preço •Acompanhamento integral da consulta inicial ao retorno ao local de origem Estrutura de Suporte •Aspectos legais, culturais, religiosos, dietéticos. Relação com as fontes pagadoras Departamento de Relações Internacionais •Trabalhar o destino com participação do Governo Marketing Unificado Medical Tourism Association

29 Muito Obrigado!


Carregar ppt "Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional Seminário Internacional Pernambuco na Rota do Turismo de Saúde 09/11/2011 Alberto Cherpak."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google