A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

2 cidadania socioambiental de escolas e comunidades:
O QUE É A CNIJMA? Pretexto pedagógico para o fortalecimento da cidadania socioambiental de escolas e comunidades: Na construção coletiva de conhecimento e no empenho; Nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens; Será construída a partir das etapas: Conferência na Escola, Conferência Regional, Conferência Estadual, Encontro Preparatório e Conferência Nacional.

3 OBJETIVOS: Contribuir para tornar as escolas
participantes da IV Conferência em espaços educadores sustentáveis; Fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental.

4 PÚBLICO Escolas com pelo menos uma turma do 6° ao 9°
ano do Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de INEP, públicas, urbanas e do campo da rede estadual ou municipal; Adesão voluntária ao processo; Toda a comunidade escolar participa!

5 ANTES DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA
a) Conhecer e debater o tema proposto; b) Pensar nos desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável; c) Reconhecer as questões socioambientais no território da escola, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade onde a escola está inserida; d) Buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e pensar como sistematizar esses conhecimentos em um material de educomunicação; e) Planejar e inserir no PPP ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciem mudanças rumo à construção de escolas sustentáveis.

6 1º PASSO DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Realizar as seguintes observações na Escola: Coletivo escolar; Áreas verdes e construídas; Árvores, horta; Jardim, limites do entorno; Resíduos/coleta; Energia; Água; Conforto térmico e acústico Anexo I do material “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis: Educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais”.

7 PROJETO DE AÇÃO Qual vai ser o subtema do Projeto?
- Água na escola sustentável - Terra na escola sustentável - Fogo na escola sustentável - Ar na escola sustentável Qual é o objetivo do projeto? Qual o nome do projeto? Quais serão as atividades? Quanto tempo vai durar? Como avaliar o projeto? Como o grupo vai apresentar os resultados no dia da Conferência na Escola?

8 PROJETO DE AÇÃO 1. O QUE 2. QUEM/COM/QUEM 3. COMO 4. QUANDO 5
PROJETO DE AÇÃO 1. O QUE 2. QUEM/COM/QUEM 3. COMO 4. QUANDO 5. OBSERVAÇÕES 6. MATERIAIS E CUSTOS

9 PRODUTO DE EDUCOMUNICAÇÃO
Educomunicação é uma maneira de unir educação com comunicação que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. O que pode ser feito para transformar os projetos das escolas para a IV Conferência em peças de educomunicação? vídeo, imagem, cartilha, manual, jogo cooperativo, informativo (jornal, revista, folheto, cartaz, redes sociais, blogs), spot de rádio, entre outros.

10 O DIA DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA:
- Apresentação dos projetos de ação; - debates - priorização das idéias; - escolha do projeto de ação; - eleição do delegado e suplente; - registro fotográfico e escrito (folhas); PÓS CONFERÊNCIA NA ESCOLA: - cadastro no site da Conferência até 07/09/2013

11 CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO DELEGADO(A) E SUPLENTE
Estar cursando os anos/séries finais do Ensino Fundamental; Ter entre 11 e 14 anos; Gostar de debates sobre o meio ambiente Comunicar-se bem e ser claro; Ter participado de maneira significativa na construção dos projetos de ações e no processo da Conferência.

12 RESUMO: CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Envolve toda a comunidade escolar de todos os turnos: estudantes (11-14 anos), professores, gestores, membros da comunidade, para: ✔ Gerar conhecimento (diagnóstico da escola); ✔ Promover mobilização e planejamento participativo, com o apoio das COM-VIDA, Agenda 21, Grêmio Estudantil e Coletivo Escolar; ✔Propor ações de transformação do ambiente escolar contemplando os elementos da natureza (Terra, Ar, Fogo e Água) e divulgá-las por meio de produtos de educomunicação; ✔Registrar a conferência no site da IV CNIJMA ✔A melhor proposta será encaminhada para a Conferência Regional ✔Eleição de 1 delegada(o) e 1 suplente para a próxima etapa.

13 Para nossa reflexão! O que podemos fazer para transformar nossa escola cada vez mais em um ambiente saudável, inclusivo, seguro, sustentável e educador? Será que é possível formar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida envolvendo os estudantes, professores, gestores, funcionários, pais e representantes da comunidade para pensar e agir em prol da melhoria na qualidade de vida na escola? O que precisamos saber para enfrentar as mudanças socioambientais e contribuir para a preservação da vida com qualidade para as presentes e futuras gerações? Onde está situada a nossa escola? Quais os possíveis riscos ambientais que ela corre e como torná-la um espaço mais seguro e mais acessível às pessoas com deficiência? Quais os valores e as atitudes necessários para a construção da sustentabilidade socioambiental

14 Os 5 R Os 5R- Para praticar no dia a dia!
Reciclar é a primeira coisa que vem à mente quando se fala em lixo. Mas não podemos perder de vista todos os “R” que podemos praticar no dia a dia e nesta ordem: Repensar nossos hábitos de consumo. Recusar produtos que causem mais danos ao meio ambiente ou à nossa saúde. Reduzir a geração de lixo. Reutilizar sempre que possível. Reciclar, ou seja, transformar em um novo produto

15 MOMENTOS DO PROCESSO Conferências nas Escolas – até 31 de agosto de 2013 Cadastros das escolas no site: até 07/09/2013; Conferências Regionais - até 06/10/2013 Conferência Estadual – até 25/10/2013 Conferência Nacional – de 25 a 29/11/2013, em Brasília.

16 Projeto Escola Sustentável
Campos com (*) são obrigatórios. Nome do Orientador do Projeto* * Nome do Estabelecimento de Ensino* Endereço* Dependência Administrativa* Núcleo Regional de Educação* Município* Localização da Escola* Título do Projeto* Escolha um subtema* Produto de Educomunicação (link de acesso vídeo no youtube) Anexe o seu projeto (máximo 2MB)* Imagens Nome do Delegado* Data de nascimento (dd/mm/aa)* Nome do Suplente* Data de nascimento (dd/mm/aa)

17 Norma Salomão Castilho Técnico-pedagógica de Ciências Coordenadora do Deptº Educação Ambiental e Grêmio Estudantil/NRE de Apucarana Fone: (43) 3420 – 1632 Gremioonline.wordpress.com


Carregar ppt "IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google