A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Streptococcus e Enterococcus. Introdução  Os gêneros Streptococcus e Enterococcus são bactérias Gram- positivas englobam os cocos esféricos ou ovoides.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Streptococcus e Enterococcus. Introdução  Os gêneros Streptococcus e Enterococcus são bactérias Gram- positivas englobam os cocos esféricos ou ovoides."— Transcrição da apresentação:

1 Streptococcus e Enterococcus

2 Introdução  Os gêneros Streptococcus e Enterococcus são bactérias Gram- positivas englobam os cocos esféricos ou ovoides que se agrupam em cadeias de tamanho variável, de acordo com o meio ambiente. A maioria necessita de meios enriquecidos, geralmente pela adição de sangue (Agar-sangue), para o crescimento, formando colônias de 1 a 2mm de diâmetro. Não produzem catalase, sendo, portanto catalase-negativos, uma distinção importante contra os Staphylococcus.

3  Fazem parte da microbióta normal da boca, pele, intestino ou trato respiratório superior. Podem ser transmitidos no contato entre pessoas e/ou no contato com objeto contaminados. São destruídos por detergentes e sabão mas são resistentes à desidratação. Outras formas de transmissão incluem espirros e tosse. (E) Staphylococcus - (D) Streptococcus

4 Classificação  A classificação dos estreptococos e enterococos, em nível de espécie, é até hoje relativamente complexa. Um sistema de diferenciação baseados nas propriedades hemolíticas das amostras permite dividi-los nas seguintes categorias:  S. beta-hemolíticos – também denominados estreptococos piogênicos. Causam lise total das hemácias, formando um halo transparente em torno das colônias no meio Agar-sangue. Grupo A: Streptococcus pyogenes é o mais importante: causa a faringite estreptocócia, sendo a forma mais comum de faringite.Streptococcus pyogenes  S. alfa-hemolíticos – pneumococos, estreptococos do grupo viridans. Causam lise parcial das hemácias, formando um halo esverdeado em torno da colônia bacteriana. Grupo B: Streptococcus agalactiae: pode ser beta ou gama- hemolítico. Causa meningite em neonatos.Streptococcus agalactiae  S. gama-hemolíticos – estreptococos do grupo D – não enterococos. Caracterizam-se pela ausência de hemólise em torno da colônia. Nessa categoria, estão incluídos os estreptococos do grupo D (inicialmente divididos em não- enterococos e enterococos) encontrados, normalmente, no trato gastrintestinal.

5 Infecções em humanos  As infecções estreptocócicas, são causadas por bactérias Gram- positivas denominadas estreptococos. Os estreptococos são agrupadas de acordo com seu comportamento, suas características químicas e seu aspecto. Cada grupo tende a produzir tipos específicos de infecções, sinais clínicos e sintomas.  Estreptococos do grupo A - Podem causar infecção estreptocócica da orofaringe, tonsilite, infecções de feridas e da pele (piodermite), septicemia (infecções do sangue), escarlatina, pneumonia. Podem inclusive causar a morte do indivíduo acometido em cerca de 1 mês.  Estreptococos do grupo B - causam mais frequentemente infecções perigosas nos recém-nascidos (ex: sépsis neonatal) e infecções articulares (artrite séptica) e cardíacas (endocardite).  Estreptococos dos grupos C e G - Crescem na orofaringe, no intestino, na vagina e no tecido cutâneo do ser humano. Esses estreptococos podem causar infecções graves, como a faringite estreptocócica, pneumonia, infecções cutâneas, sépsis pós-parto e neonatal, endocardite e artrite séptica e inflamação dos rins.  Estreptococos do grupo D e os enterococos crescem normalmente no trato digestivo, na vagina e na pele adjacente. Eles também podem causar infecções de feridas e de válvulas cardíacas, da bexiga, do abdômen e do sangue.

6 Diagnóstico laboratorial pelo método Gram Streptococcus pyogenes Streptococcus mutans

7 Diagnóstico laboratorial pelo método Gram Streptococcus Agalactiae

8 Diagnóstico laboratorial pelo método Gram Streptococcus mutans G+ Streptococcus pyogenes G+

9 Streptococcus pyogenes StreptococcusStreptococcus pneumoniae Streptococcus- hemólise


Carregar ppt "Streptococcus e Enterococcus. Introdução  Os gêneros Streptococcus e Enterococcus são bactérias Gram- positivas englobam os cocos esféricos ou ovoides."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google