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II – Rodada Temática Setorial

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Apresentação em tema: "II – Rodada Temática Setorial"— Transcrição da apresentação:

1 II – Rodada Temática Setorial
NAVEGAÇÃO INTERIOR NA BACIA DO SUDESTE

2 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
PROGRAMA: Início - 14hs TEMA I – NTGUARITA: Relato a respeito dos critérios para determinação da idade equivalente/ vida útil residual de uma embarcação de navegação interior Debatedores: Engº MsC André Schaan Casagrande (GMAp/UFRGS) (20min) Engº Francisco Miguel Pires (Synthesis) (20min) Debates: perguntas e discussões (30min) TEMA II - RISCOVIAS: Discutir resposta para a pergunta: “De que vale uma embarcação intrinsecamente segura se navega em um cenário crivado de riscos?” Engª MsC Mirela Garaventta (GMAp/UFRGS) (20min) Engº Dr Carlos Daher Padovezi (IPT) (20min) Coffe-Break (30min) TEMA III – QUALIVIAS: Demonstrar a importância para o Sistema Hidroviário Interior da garantia de qualidade e eficácia de todos os componentes do conjunto, sejam eles elementos físicos ou funcionais. Engº.Alexander Bispo – (Germanischer Lloyd/RJ) (20min) Encerramento-18hs 2

3 Introdução Projeto FINEP: pesquisa financiada pelo governo federal para desenvolvimento tecnológico com as seguintes partícipes: GMAp / UFRGS – Executora FAURGS – Proponente Navegação GUARITA S.A. – Interveniente Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Ignacio Iturrioz Equipe atual: Pessoal vinculado à Navegação Guarita S.A. Engenheiros especialistas consultores

4 Objetivo Geral: Criar critérios de análises dos sistemas constituintes das embarcações para avaliação do estado e determinação da vida útil potencial dos mesmos. Aplicar critérios ao N/T Guarita como objeto de estudo

5 Motivação Oportunidade de fomento para pesquisa na área naval regional; Crise do sistema de transporte e Importância da navegação interior no Brasil; Restrição para utilização de navios por mais do que 20 anos (mar aberto em geral); Falta de critérios específicos para inspeção direcionadas a navegação interior;

6 →Características construtivas das embarcações de navegação interior:
Por que é válida a idéia de renovação tecnicamente “ilimitada” da embarcação? →Características construtivas das embarcações de navegação interior: - porte: dimensões da hidrovia; - sistemas renováveis; →Tecnologia permite intervenções confiáveis tornando as embarcações intrinsecamente seguras;

7 Condições para a aplicação do CRITÉRIO:
→Passar por uma intervenção significativa de reforma e modernização; →Ser uma embarcação PARA navegação interior; →Estar Classificada; →Submeter-se às regras e normas atuais com os devidos abrandamentos;

8 % de sobre-espessura de corrosão perdida
Critérios: Critério CAP (IACS) Nota 1: 5 anos Superior Nota 2: 10 anos Bom Nota 3: 15 anos Aceitável Nota 4: 20 anos Ruim Fonte: Anexo VI – Harmonised Condition Assessment Programme – NI 465 DNS R00 E (1999) 0% 25% 50% 75% 100% 5 10 15 1 2 3 4 BV PCAS BV HCAP % de sobre-espessura de corrosão perdida

9 Passos: →1º- Verificar o enquadramento normativo segundo as Leis, Normas e Regras definindo nível de intervenção segundo estes; -A intervenção parte de uma base legal -Definir em que categoria se encontra a embarcação em função do seu histórico, projeto, classificação, etc.; CATEGORIA A – Vida Básica de 20 ANOS CATEGORIA B – Vida Básica de 15 ANOS CATEGORIA C – Vida Básica de 10 ANOS →2º- Revalidar o projeto original;

10 …Passos: Nota 1 Nota 2 Nota 3 Nota 4
→3º- Definir sistemas constituintes e, através de uma APR, determinar sistemas essenciais; →4º- Aplicar programa de avaliação para sistemas essenciais com metodologia semelhante ao CAP; NAVIO Estrutura Máquinas Nota 1 Nota 2 Nota 3 Nota 4

11 …Passos: →5º- Definir termo de referência da intervenção significativa
Obs:- o uso dos recursos regionais deve ser priorizado frente aos importados. - é obrigatória a reciclagem da tripulação. →6º- Acompanhar e validar a intervenção;

12 Vida útil Potencial [anos]
…Passos: →7º- Atribui-se a IDADE EQUIVALENTE a 5 ANOS se todos os critérios dos diferentes sistemas essenciais ficarem com nota 1. Vida útil Potencial [anos] Vida Básica 20 anos 15 Porquê? 10 1 5 Idade Equivalente [anos]

13 Resultados Propostos:
→Para navios classe A, com vida básica de 20 anos, que retornem aos 5 anos equivalentes, extende-se para mais 15 anos sua vida útil potencial de forma ilimitada. →Aos navios que não atingirem índices suficientes não serão atribuídos indicadores de idade equivalente; (Futuramente pode-se propor estudos para retorno à idades intermediárias) Pergunta: Qual é a viabilidade e coerência deste raciocínio?

14 Considerações Finais: Objetivos Alcançados:
→Esqueleto da Metodologia e posterior formalização do critério; →Curso de Extensão para aplicação e disseminação do conhecimento adquirido; →Programa Linguagem LabVIEW; →Aplicação do método ao N/T Guarita; → Capacitação para negociar a implementação e posterior homologação nos órgãos competentes;

15 ... Considerações Finais: Resultados Indiretos Alcançados:
→Massa crítica para assuntos e tecnologias aquaviárias: Terminologias, regras, normas, procedimentos, equipamentos; →Diversas publicações: artigos, trabalhos de conclusão, apostilas; →Agente integrador de outros “saberes”: História da navegação no RS; Outros grupos de estudos aplicados(CECO, IPH, FURG, UFPEL); Diferentes órgãos (SEINFRA-SPH, Assembléia Legislativa, Marinha, AHSul, Empresas de diversas naturezas (Aliança, Sorenav, Heromaio, CTMC, Intecnial, TMSA, Stemac, Braskem, Aracruz, Refap, …; →Atividades de Extensão: cursos de extensão, seminários, Rodadas Temáticas, viagens instrumentadas a bordo, GMAp Offshore, …; →Outros Projetos FINEP, participação no CTBS, ...;

16 Agradecimentos Todos presentes; Equipe do projeto e ao GMAp;
Pessoal da Navegação Guarita SA; Engenheiros e Especialistas Consultores; Órgãos de Fomento;

17 TEMA I – NTGUARITA: Relato a respeito dos critérios para determinação da idade equivalente/ vida útil residual de uma embarcação de navegação interior Debatedores: Engº MsC André Schaan Casagrande (GMAp/UFRGS) (20min) Engº Francisco Miguel Pires (Synthesis) (20min) TEMA II - RISCOVIAS: Discutir resposta para a pergunta: “De que vale uma embarcação intrinsecamente segura se navega em um cenário crivado de riscos?” Engª MsC Mirela Garaventta (GMAp/UFRGS) (20min) Engº Dr Carlos Daher Padovezi (IPT) (20min) Debates: perguntas e discussões (30min) Coffe-Break (30min) TEMA III – QUALIVIAS: Demonstrar a importância para o Sistema Hidroviário Interior da garantia de qualidade e eficácia de todos os componentes do conjunto, sejam eles elementos físicos ou funcionais. Engº.Alexander Bispo – (Germanischer Lloyd/RJ) (20min) Encerramento-18hs 17

18 Elementos Estruturais
→3º- Definir sistemas constituintes e através de uma APR determinar sistemas essenciais; NAVIO Estrutura Máquinas Popa Praça Máquinas Zona de carga Super-estrutura Tanques de lastro Proa Chapeamento Elementos Estruturais . . . . . . Acessórios

19 →3º- Definir sistemas constituintes e através de uma APR determinar sistemas essenciais;
NAVIO Estrutura Máquinas Sist. Vitais / Essenciais Sist. Complementares / acessórios Propulsão Água e Esgoto Governo Combate a Emergências Carga e Descarga Salvatagem Navegação e comunicação Hidráulico Amarração e Fundeio Ventilação e exaustão Ger. e Distr. Energia eletr. Para a avaliação, seguir mesmo critério das notas de 1 a 4 segundo metodologia CAP.


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