A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Encontro de Boas Práticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Encontro de Boas Práticas"— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Boas Práticas
Formação Continuada dos Professores E.E. Bibl. Maria Luisa Monteiro da Cunha Projeto: Socialização de Estratégias Pessoais Formação e Observação em Sala de Aula

2 OBJETIVOS Aprimorar a prática docente no ensino da Matemática
Oferecer estratégias de apoio para que os pais possam colaborar no processo de ensino-aprendizagem

3 JUSTIFICATIVA Público Alvo :
O ensino de matemática vem passando por reestruturações didáticas. O educador não é mais o único detentor do saber e o aluno passa a assumir papel de protagonista na construção do conhecimento. Para ser significativo, o conhecimento precisa ser construído. Esse processo complexo de questionar, entrar em conflito com novos saberes até conseguir construir o seu saber que será internalizado é chamado de zdp (vygotsky). Público Alvo : Professores, alunos e pais/responsáveis dos alunos

4 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Equipe Gestora comprometida com os princípios do Projeto Político Pedagógico da escola. Envolvimento de toda equipe nas atividades de formação, planejamento e nos conselhos de classe (incluindo os professores de reforço) Materiais : livros, publicações , revistas, fascículos, filmadora, data show, laptop, internet, acervos para biblioteca.

5 PASSO A PASSO – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1º passo: Entendimento de que a visão da matemática fundamentada em exercícios repetitivos e sem relação social não deve ser mais o foco. Hoje os alunos são valorizados pelo processo e não apenas pela resposta final. 2º passo: as situações-problema deste projeto são trabalhadas dentro do campo aditivo e do campo multiplicativo.

6 PASSO A PASSO – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
3º passo: Entendimento sobre o conceito “Estratégias Pessoais” “Estratégias Pessoais” são formas, caminhos que o aluno percorre em seu raciocínio de forma não convencional, ou seja, sem o uso apenas do algoritmo. “Estratégias Pessoais” podem ser acompanhadas por representações como ilustrações, números, cálculos mentais.

7 PASSO A PASSO – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
4º passo: Essas “estratégias pessoais” devem ser compartilhadas para que sejam válidas. É preciso conhecer estratégias desafiadoras para sair da zona de conforto . Nesse momento cabe ao educador fazer intervenções pontuais afim de fazer com que seus alunos avancem em suas estratégias pessoais, tendo condições de estruturar seus saberes, para chegar então ao registro convencional (algoritmo). O VÍDEO A SEGUIR EXEMPLIFICARÁ ESTE PROCESSO

8 Mostrar vídeo

9 PASSO A PASSO – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
5º passo: Envolvimento dos pais no processo de ensino- aprendizagem. Exposição sobre o conceito de “estratégias pessoais”. Reuniões com os pais: exposição dos vídeos apresentação “Dicas para a Família” e discussão

10 PASSO A PASSO – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
TRABALHO COM OS PAIS – Apresentação das filmagens e discussão:

11 Apresentação aos Pais

12 Apresentação aos Pais

13 Apresentação aos Pais

14 Apresentação aos Pais

15 Apresentação aos Pais

16 Apresentação aos Pais

17 Apresentação aos Pais

18 PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA
Entre em contato: Professora: Vanessa Santos Siqueira de Souza Equipe Gestora: Nome: RAQUEL MARTINS/LURDES RIBEIRO Cargo: DIRETORA/COORDENADORA PEDAGÓGICA Telefone: (11)


Carregar ppt "III Encontro de Boas Práticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google