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PublicouEmanuel Basto Alterado mais de 9 anos atrás
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Gestão Ambiental e Interesses Corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente Antonio Almeida Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo
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Questão inicial de pesquisa Qual a relação entre a imagem ambiental projetada pela publicidade de grandes empresas e seu efetivo comportamento ambiental?
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Como investigamos o assunto Revisão da literatura Publicidades ambientais publicadas em revistas brasileiras Processos judiciais contra as empresas anunciantes nos sites dos tribunais brasileiros Investigação de notícias sobre o comportamento ambiental das empresas anunciantes Sites das empresas e das ONGs
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Produção Comunicação IndústriaProdutosMercados Desenvolvimento de produto Serviços (marketing services) Pesquisa de marketing Estratégia Agências Publicidades Compra de espaço e tempo MídiaMensagensAudiências Pesquisa da audiência Preferências de programação Design
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Comunicação ambiental e sistema publicitário A investigação das publicidades ambientais indicou uma forte alteração nas mensagens em relação às publicidades tradicionais: ◦ Uso mais extenso de textos ◦ Mensagens fundadas não apenas nas características sociais dos produtos, mas dependente do testemunho de outras organizações ◦ Uso de imagens de crianças, amazônia, objetos científicos ◦ Apelo a aspectos racionais do consumidor ◦ Marketing verde dos próprios meios de comunicação
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TemaNúmero de publicidades Crianças24 Desfrutar a natureza22 Amazônia15 Projetos Sociais e Ambientais13 Futuro12 Sustentabilidade11 Oceano11 Qualidade do produto (natureza embalada) 11 Prêmios9 Responsabilidade Socioambiental 8 Aquecimento Global8 Ciência e Tecnologia8 Minimização do impacto das práticas produtivas 7 Fauna7 Redução do consumo de combustíveis 5 Empregos4 Reciclagem3 Biodiversidade3 Educação Ambiental3 Consumo responsável3 Temas abordados pelas publicidades
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Emergência de um sistema de comunicação ambiental com características diferenciadas Fundado em testemunhos ambientais de outras organizações (ONGs, Certificadoras, Premiadoras, Reguladoras) Alocação de recursos para a constituição destas organizações testemunhas
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Produção Comunicação IndústriaProdutosMercados Desenvolvimento de produto Serviços (marketing services) Pesquisa de marketing Estratégia Agências Publicidades Compra de espaço e tempo MídiaMensagensAudiências Pesquisa da audiência Preferências de programação Design Testemunhos ambientais
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Algumas Conseqüências Potenciais Proposição de soluções de mercado para os problemas ambientais Desmobilização Perda da radicalidade do movimento ambiental (compromissos e competição) Controle do discurso ambiental pelo setor empresarial Atraso na solução dos problemas ambientais Danos à democracia
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