A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo de uso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo de uso."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo de uso exclusivo e sem fins lucrativos para a rede pública de saúde do SUS. Sua reprodução só será permitida com expressa autorização deste Departamento.

2 Apresentação  O Sistema HiperDia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde - SUS.

3 Objetivos Principais  Permitir o monitoramento dos pacientes cadastrados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus.  Gerar informações para a aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados pelo HiperDia.

4 Responsabilidades  Gestor Federal  coordenação do Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus;  acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus cadastrados por município, através do Sistema HiperDia;  estabelecimento de rotinas que garantam o fornecimento contínuo dos medicamentos padronizados a todos os pacientes cadastrados.

5 Responsabilidades  Gestor Estadual  coordenação estadual do Plano;  acompanhamento e assessoria aos municípios no processo de adesão ao Programa Nacional de Assistência Farmacêutica à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus;  assessoria aos municípios na implantação local do Sistema de Cadastro Nacional de Portadores de Hipertensão e Diabetes Mellitus;  avaliação do cumprimento por parte dos municípios, dos compromissos com atenção à saúde nas áreas estratégicas definidas na NOAS/01.

6 Responsabilidades  Gestor Municipal  adesão ao Programa Nacional de Assistência Farmacêutica à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, através do Termo de Adesão;  cadastramento e acompanhamento dos pacientes cadastrados pelo HiperDia, garantindo o recebimento dos medicamentos padronizados prescritos.

7 Responsabilidades  DATASUS  desenvolvimento e manutenção de produto de software para cadastramento e acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus;  disponibilização do produto de software;  suporte técnico aos gestores de saúde em relação ao produto de software.

8 Módulos do Sistema O Sistema é composto dos subsistemas:  Municipal;  Federal. O Subsistema Municipal é composto dos módulos:  Unidade de Saúde;  Distrito Sanitário;  Centralizador Municipal (Secretaria Municipal de Saúde).

9 Fluxo de Informação Nível MunicipalNível Federal MunicípiosEstados SCNS CadSUS Municipal UBS SMS DS HiperDia HiperDia Federal WEB SPS SE

10 Módulo Unidade de Saúde  Cadastro de Portadores;  Registro dos Atendimentos aos inscritos no Plano;  Relatórios Operacionais e Gerenciais;  Exportação/Importação dos dados para o módulo Distrito Sanitário ou Centralizador Municipal.

11 Módulo Distrito Sanitário  Cadastro de Portadores;  Registro dos Atendimentos aos inscritos no Plano;  Relatórios Operacionais e Gerenciais;  Exportação/Importação dos dados para o módulo Unidade de Saúde e Centralizador Municipal;  Permite Entrada de Dados de Unidades de Saúde não informatizadas.

12 Módulo Centralizador Municipal  Cadastro de Portadores do Município e registro dos atendimentos aos inscritos no Plano;  Relatórios Operacionais e Gerenciais;  Exportação/Importação dos dados do módulo Unidade de Saúde ou Distrito Sanitário;  Exportação/Importação de dados para o módulo Federal;  Geração de arquivo para o Centralizador CadSUS;  Permite Entrada de Dados de Unidades de Saúde não informatizadas.

13 Subsistema Federal  Cadastro nacional dos inscritos no Plano e registro de seus acompanhamentos;  Disponibiliza informações de acesso público com exceção da identificação do portador;  Integração de dados com o CadSUS Federal;  Exportação/Importação dos dados do módulo Centralizador Municipal;  Disponibiliza informações para a aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos para a Secretaria Executiva - SE/MS.

14 Benefícios  Orienta os gestores públicos na adoção de estratégias de intervenção que permita a modificação do quadro atual;  Garantir o recebimento dos medicamentos padronizados a todos os pacientes cadastrados no Sistema.  Permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população.

15 Recursos Necessários  Microcomputador Pentium ou similar;  Impressora jato de tinta;  Sistema Operacional Windows 98 ou superior.

16 Formas de Instalação O Sistema pode ser instalado a partir de:  Arquivos disponibilizados pela Internet, através dos sites:  da Secretaria de Políticas de Saúde:  do Datasus:  Arquivos disponibilizados via BBS área 25.  Em situações especiais:  Disquetes;  CD-ROM.

17 Profissionais envolvidos Para cada local de instalação do HiperDia:  Administrador do sistema - profissional responsável pela manutenção do ambiente do sistema (instalação, configuração) e da base de dados (controle de acesso, salvamento e recuperação da base e rotinas de transferência);  Operador - profissional responsável pela entrada de dados coletados através do formulário Cadastro do Hipertenso e/ou Diabético e de formulário de Acompanhamento.

18 Etapas de Instalação 1 - Centralizador municipal, na Secretaria Municipal de Saúde - SMS; 2 - Módulo Distrito Sanitário, quando houver, no Distrito Sanitário 3 - Módulo Unidade de Saúde, na Unidade Básica de Saúde - UBS.

19 Configuração do Sistema  Modo Local - município que utilizará o sistema em microcomputador que não está ligado em rede;  Modo Remoto - município que utilizará o sistema em microcomputador que está ligado a uma rede.

20 Fluxo de dados HiperDia UBS A HiperDia UBS B Centralizador Municipal HiperDia - SMS Federal SPS Centralizador Municipal CadSUS Federal CadSUS CAIXA Internet SE EstadosMunicípios

21 Estratégia de Disseminação  Disponibilização do produto de software através do site da Secretaria de Políticas de Saúde, do site do DATASUS e do MS-BBS;  Suporte aos municípios em relação ao produto de software através das Regionais do Datasus;  Suporte aos municípios em relação ao Plano através das Secretarias Estaduais de Saúde.

22


Carregar ppt "Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo de uso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google