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A internacionalização da Pós-Graduação

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Apresentação em tema: "A internacionalização da Pós-Graduação"— Transcrição da apresentação:

1 A internacionalização da Pós-Graduação
A internacionalização da Pós-Graduação XXVII ENPROP José Celso Freire Junior Assessor de Relações Externas da Unesp Presidente do FAUBAI

2 FAUBAI Associação de Assessorias de Instituições de  Ensino Superior Brasileiras para Assuntos  Internacionais Fundada em 1988 Aproximadamente 180 Membros – Diretores de Relações Internacionais Associação sem fins lucrativos Promoção da integração e qualificação de envolvidos com a internacionalização das IES brasileiras através de seminários e workshops em nível regional e nacional Promoção das potencialidades e diversidade das IES brasileiras junto a agências nacionais e internacionais e serviços diplomáticos XXVII ENPROP

3 FAUBAI Organização: Regional: Norte Nordeste Centro-oeste Sudeste Sul
Associação de Assessorias de Instituições de  Ensino Superior Brasileiras para Assuntos  Internacionais Organização: Regional: Norte Nordeste Centro-oeste Sudeste Sul Setorial: Público: Federal Público: Estadual e Municipal Comunitário Privado XXVII ENPROP Próxima reunião anual: 23 a 25 abril de 2012 Rio de Janeiro – Organização UFRJ

4 Desenvolvimento das universidades
Antes Durante Consolidação Obtenção de conhecimento no estrangeiro Educação/Treina-mento em países desenvolvidos Formação de futuros professores Políticas permanentes do estado nacional Organização Pós com professores convidados Recursos para laboratórios e infraestrutura Absorção jovens pesquisadores na universidade Avaliação e acreditação Desenvolvimento da pesquisa em temas diversos Envolvimento de pesquisadores com a inovação Imigração de pesquisadores e especialistas XXVII ENPROP Cooperação internacional assimétrica Cooperação na-cional com indús-trias/empresas Cooperação internacional simétrica Políticas institucionais e marco legal © Sandoval Carneiro, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

5 Desenvolvimento das universidades
Antes Durante Consolidação Obtenção de conhecimento no estrangeiro Educação/Treina-mento em países desenvolvidos Formação de futuros professores Políticas permanentes do estado nacional Organização Pós com professores convidados Recursos para laboratórios e infraestrutura Absorção jovens pesquisadores na universidades Avaliação e acreditação Desenvolvimento da pesquisa em temas diversos COMO? Envolvimento de pesquisadores com a inovação Imigração de pesquisadores e especialistas XXVII ENPROP Cooperação internacional assimétrica Cooperação na-cional com indús-trias/empresas Cooperação internacional simétrica Políticas institucionais e marco legal © Sandoval Carneiro, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

6 Comprehensive Internationalization
“Internacionalização Extensiva” Default.aspx?id=24045 XXVII ENPROP © Prof. J. K. Hudzik Michigan State University, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

7 O que é CI? Compromisso traduzido em ações para introduzir de forma comparativa, perspectivas internacionais nas atividades de ensino, pesquisa e extensão das IES Ação que molde o espírito institucional e os valores da instituição e envolva toda a educação superior É essencial que ela seja adotada pela liderança institucional, professores, estudantes, acadêmicos e todos os serviços e unidades de apoio XXVII ENPROP A CI deve se tornar um imperativo institucional e não uma possibilidade desejada © Prof. J. K. Hudzik Michigan State University, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

8 A cultura da CI Definir missões e valores institucionais em termos globais, nacionais e locais Ampliar o acesso e a participação dos envolvidos na internacionalização, ampliando o conjunto dos que contribuem para sua realização e sucesso Levar toda a instituição a aceitar a necessidade da internacionalização XXVII ENPROP © Prof. J. K. Hudzik Michigan State University, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

9 Como implantar com sucesso
Liderança clara e consistente a partir do topo da cadeia de comando Professores e unidades acadêmicas engajadas internacionalmente Persistência e adaptabilidade Objetivos claros e mensuráveis XXVII ENPROP Prioridade = $$$$$ © Prof. J. K. Hudzik Michigan State University, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

10 Todas as instituições precisam Buscar a CI ou um modelo similar
Todas as instituições precisam Buscar a CI ou um modelo similar? Sim e não… XXVII ENPROP © Prof. J. K. Hudzik Michigan State University, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

11 Caminhos diferentes... As instituições são diferentes e cada uma deve ter seu foco para a CI com modos próprios para persegui-la Diferenças em função da missões e prioridades de cada instituição Pontos de partida diferentes O que é possível de ser realizado no momento Não há um modelo ou caminho "melhor", mas todos os modelos partilham compromissos comuns XXVII ENPROP © Prof. J. K. Hudzik Michigan State University, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

12 Compromissos comuns na CI
Ampliar o envolvimento dos corpos discente e docente da instituição no processo Integrar o conceito de CI no ensino, pesquisa e extensão Expandir papéis e responsabilidades associados a internacionalização para além do escritório de relações internacionais Fazer com que o impacto sobre poucos possa tocar a muitos XXVII ENPROP © Prof. J. K. Hudzik Michigan State University, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

13 Possíveis atividades a serem desenvolvidas
Seminários de conscientização e formação na cultura da CI Atividades de Mobilidade: Intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação Intercâmbio de professores Atração de alunos e professores estrangeiros Cursos em Inglês (ou outro idioma) Trabalhos de conclusão (Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado) em inglês Etc... XXVII ENPROP

14 Atividades na Pós/Pesquisa (Unesp)
Mobilidade de discentes Legislação para a co-tutela de tese Bolsas para alunos de todos os programas de pós-graduação da Unesp Bolsa para recepção de alunos de universidades associadas a AUGM Bolsa para recepção de alunos (docentes) de universidades membros da AUIP (programas 5-7) Bolsa para recepção de alunos de universidades relacionadas a OEA (programas 5-7) XXVII ENPROP

15 Atividades na Pós/Pesquisa (Unesp)
Mobilidade de docentes Pesquisador visitante do exterior Apoio a mobilidade internacional de professores para estágios de curta/média duração (todos 118 prog.) Complementação para a participação em eventos científicos no exterior Programas de cátedras internacionais Participação em projetos institucionais, Erasmus, Probral, Cofecub, etc. XXVII ENPROP

16 Atividades na Pós/Pesquisa (Unesp)
Auxílio a inserção internacional Auxílio a publicação em revistas de impacto Versão de artigos para línguas estrangeiras Apoio às revistas da instituição para sua inserção em bases de dados reconhecidas XXVII ENPROP

17 Atividades na Pós/Pesquisa (Unesp)
Atividades transversais Oferecimento de cursos em inglês Bolsas para alunos estrangeiros Bolsas para professores estrangeiros Apoio financeiro aos docentes envolvidos Integração entre diferentes programas Participação em eventos e feiras internacionais XXVII ENPROP

18 Atividades na Pós/Pesquisa
Participação em projetos internacionais Financiamento nacional: Probral, Cofecub, etc. Financiamento internacional: FP7: Cordis ERC XXVII ENPROP fp7/home_en.html

19 Atividades na Pós/Pesquisa
O programa Erasmus Mundus Melhorar a qualidade do ensino superior através da cooperação internacional Aumentar a atratividade do ensino superior europeu Melhorar as perspectivas professionais de alunos e professores Contribuir para a compreensão intercultural Contribuir para a capacitação de atores diversos nos países parceiros XXVII ENPROP © José Gutiérrez Fernández, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

20 Atividades na Pós/Pesquisa
Erasmus Mundus (EM) – Três ações AÇÃO 1: Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus Doutorados Conjuntos Erasmus Mundus Bolsas para estudantes (graduação até pós-doc) e acadêmicos (professores e funcionários) AÇÃO 2: Parcerias Erasmus Mundus XXVII ENPROP AÇÃO 3: Projetos para promover a cooperação em educação superior entre a Europa e o resto do mundo © José Gutiérrez Fernández, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

21 Atividades na Pós/Pesquisa
EM – Ação 1 – Programas conjuntos Diplomas conjuntos fornecidos por um consórcio de IES Possibilidade de participação de universidades não europeias Mobilidade dos alunos obrigatória em ao menos dois países diferentes Bolsas para alunos de mestrado, doutorado e professores Apoio financeiro (funcionamento + bolsas por 5 anos) +/- 3,5 milhões de euros para um Mestrado Conjunto +/- 5 milhões de euros para um Doutorado Conjunto XXVII ENPROP © José Gutiérrez Fernández, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

22 Atividades na Pós/Pesquisa
EM – Editais Uma chamada para as três ações – Próxima: Dez/2011 Data limite para apresentação de proposta: Seleção finalizada até Jul/2012 Objetivos Ação 1: até 30 mestrados e 10 doutorados Ação 2: 50 projetos (6 com América Latina) Ação 3: 6 projetos Instituições Latino Americanas podem participar como full partners mas a proposta deve ser submetida por uma instituição europeia XXVII ENPROP © José Gutiérrez Fernández, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

23 Atividades na Pós/Pesquisa
EM – Links importantes EACEA website – Erasmus Mundus: Erasmus Mundus partner search facility: Calls for proposals page: XXVII ENPROP © José Gutiérrez Fernández, Lachec 2011 – Cali, Colômbia

24 José Celso Freire Junior
As naçôes todas são mystérios. Cada uma é todo o mundo a sós. XXVII ENPROP Obrigado José Celso Freire Junior

25 Importância da Internacionalização
Globalização é o fluxo de tecnologia, dinheiro, conhecimento, trabalho e ideias entre fornteiras internacionais Internacionalização é a resposta da educação superior à globalização Fundamentos da internacionalização: Acadêmico, Político, Econômico e Sócio Cultural XXVII ENPROP


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