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Bruna dos Reis Braga 1PPN Publicidade e Propaganda Briefing – Bombril.

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Apresentação em tema: "Bruna dos Reis Braga 1PPN Publicidade e Propaganda Briefing – Bombril."— Transcrição da apresentação:

1 Bruna dos Reis Braga 1PPN Publicidade e Propaganda Briefing – Bombril

2 Bombril fundada em 1948 é uma empresa brasileira do setor de higiene e limpeza doméstica, cujo principal produto é uma lã de aço, que é utilizada como produto de limpeza, específico para panelas. Orgulha-se de ter conquistado posição de maior Companhia de soluções de limpeza do Brasil. A Companhia desenvolve produtos em diversas categorias como lã e palha de aço, esponjas sintéticas, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, amaciantes, lava-roupas líquidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores de ambiente. Suas 18 marcas são responsáveis por um portfólio de mais de 190 itens encontrados nas prateleiras dos supermercados. CARACTERÍSTICAS GERAIS:

3 Bombril Ecológico. A lã de aço 1001 Utilidades mais famosa do Brasil é sinônimo da categoria: com 60 anos de mercado, é um produto que já nasceu ecológico graças ao minério de ferro existente em sua composição, que se degrada, vira ferrugem e desaparece na natureza, sem deixar resíduos. É mais higiênico, não acumula bactérias e remove toda a sujeira incrustada, sem riscar. Pode também polir panelas e limpar vidros, louças e azulejos. PROMESSA DISTINTIVA:

4 Sempre acompanhando o crescimento do mercado e atenta às necessidades das mulheres que, numa transformação, passaram de donas de casa a donas do seu próprio nariz. Em 2011 a campanha institucional “mulheres evoluídas” marca a grande virada da bombril com investimento da ordem de R$ 40 milhões, a maior campanha publicitária da empresa trouxe uma série de ineditismos em sua comunicação: mulheres como protagonistas, consumidoras mais jovens como público-alvo e reforço do diversificado portfólio da bombril. PÚBLICO ALVO:

5 R$ 2,00 DISTRIBUIÇÃO: Supermercados PREÇO (FAIXA MERCADO):

6 As marcas da bombril seguem para inúmeros pontos-de-venda em todo o país, o que faz com que a empresa esteja presente em mais de 90% dos lares brasileiros. Somente em 2009 foram vendidas 350 mil toneladas da famosa palha de aço, principal produto da empresa com 75% de participação de mercado. A bombril também está presente no segmento industrial, produzindo e distribuindo derivados do aço para a fabricação de produtos de diversos setores da economia: automobilístico, ferroviário, construção civil e muitos outros. TAMANHO DO MERCADO:

7 A política da bombril é monitorar o mercado exterior, mas sempre adaptar as tendências verificadas ao hábito de limpeza das brasileiras. Nesse ano, a bombril tem um orçamento de R$ 2 milhões para desenvolvimento de produto. Os lançamentos de produtos no brasil costumam ocorrer primeiro nas regiões sudeste e nordeste. TENDÊNCIA:

8 Assolan CONCORRÊNCIA:

9 COMPARANDO AS MARCAS (BOMBRIL X ASSOLAN):  Com o aumento da concorrência e perca de mercado para a Assolan, a Bombril voltou a fazer filmes publicitários com Carlos Moreno (ator que entrou para o Guinness como a campanha que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial), mas aparentemente a campanha não obteve o mesmo sucesso de antigamente.  A Bombril recebeu uma proposta de compra por parte de uma multinacional. Enquanto não se decidia sobre a venda, a campanha ficou suspensa. Vantagem: o personagem “descansa”. Desvantagem: caem as vendas dos produtos da linha Bombril, à exceção da palha de aço. A Bombril decide não ser vendida.  A Bombril cresceu 16,3% em receita líquida saindo de R$ 845,8 milhões em 2011 para R$ 984 milhões no ano passado, reflexo do alto volume vendido ao mercado durante todo o período.

10 A BOMBRIL POSSUI AS SEGUINTES VANTAGENS COMPETITIVAS:  Clareza e transparência em suas relações com os seus investidores, aperfeiçoando cada vez mais seu sistema de gestão, com prestação de contas e esclarecendo sua política de responsabilidade corporativa;  Maior Companhia de soluções de limpeza do Brasil;  Portfólio de 18 marcas e mais de 190 itens encontrados nas prateleiras dos supermercados, que são produzidos em três complexos industriais localizados em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais;  “Melhor fornecedora de não-alimentos” pelo Prêmio SAM`S Club;  Reconhecida como “Top One” na categoria lã de aço;  Três vezes consecutivas considerada “Fornecedora preferida dos supermercadistas”;  Quatro vezes consecutivas reconhecida como “Marca preferida de lã de aço dos consumidores”; e  Produtora da lã de aço preferida e mais comprada, segundo a pesquisa APES (Associação Pernambucana de Supermercados).

11 OBJETIVOS DO MARKETING:  A Bombril lança um projeto com um novo posicionamento da empresa, adotado a partir da campanha publicitária que traz humoristas mulheres como protagonistas  “A campanha é apenas um exemplo de como traduzimos o novo posicionamento da Bombril, que se soma a outras iniciativas do marketing da empresa, como ações de patrocínio e eventos”, afirma Marcos Scaldelai, diretor de Marketing da Bombril.  Além de ressaltar o "protagonismo feminino", a nova estratégia da Bombril conta com a ampliação dos produtos de seu portfólio. A empresa informa que contará com mais de 500 produtos, com o ingresso em segmentos que variam desde lava-roupas líquido, passando por cera para assoalhos, até calçados.

12 DESAFIO: A Bombril enfrentou problemas financeiros por má administração e entrou em declínio, chegando à beira da falência. A concorrência passou a ser seu maior problema, mas ao mesmo tempo seu principal desafio. Havia o prestígio da marca, mas os seus gestores sabiam que isso não era o bastante. Era preciso adicionar uma nova dimensão: incorporar o cliente, estabelecendo vínculos com os consumidores e assegurando a qualidade dos produtos.

13 REFERÊNCIAS:


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